Respiração Tranquila

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qua, 15/02/2012

Manter o padrão da Respiração Tranquila, onde o seu peito e o diafragma estão relaxados e, inalando e expirando, movem-se em harmonia natural, ajuda a redesenvolver e manter um estado físico confortável com a mente clara e alerta.

(No início é provável que as tensões acumuladas e os maus hábitos respiratórios possam ter produzido um padrão de respiração irregular. Se for esse o caso, você pode achar útil utilizar primeiro, algumas vezes, a Respiração Suspiro para começar a acalmar e regularizar a sua respiração. )

Como usar a Respiração Tranquila

1. Preste atenção no movimento natural e sem esforço do seu ciclo da respiração. Sinta os movimentos e as sensações. (Se necessário, use primeiro duas ou três respirações profundas e audíveis, como um suspiro.)
2. Preste atenção ao inalar, depois uma pequena pausa, seguida pela expiração natural e depois outra pequena pausa.
3. Planeje para que a sua respiração se torne mais relaxada e mais lenta. Não force, do contrário terá o efeito oposto. A desaceleração deve ocorrer de forma gradual e suavemente.
4. Faça isso por cerca de três a dez minutos - prestando atenção em mais nada.

Através da prática você pode descobrir maneiras de utilizar a Respiração Tranquila como um Relaxamento Rápido - uma maneira de relaxar rapidamente por alguns momentos. Enquanto você experimenta os diferentes métodos de respiração com o intuito de descobrir que método funciona melhor para você em diferentes situações da sua vida.

Quando usar a Respiração Tranquila

1. Sempre que você quiser se controlar e manter um estado interno mais calmo e mais centrado - no trabalho, no esporte, socialmente, etc.
2. Quando você pretende limpar o seu pensamento, a fim de dar toda atenção a um assunto importante.
3. Como um Relaxamento Rápido - especialmente quando estiver sem condições para relaxar com os olhos fechados, ou para interromper completamente o que você estiver fazendo.
4. Para desenvolver o hábito de manter a mente limpa e o corpo calmo. Use a Respiração Tranquila em momentos singulares: no elevador, na fila, na sala de espera, nos semáforos, durante os intervalos comerciais enquanto estiver assistindo a TV, enquanto ouve alguém, no telefone esperando ou quando você estiver retido por algum motivo. Dessa forma, você pode transformar o que poderia ter sido um evento frustrante ou irritante em uma experiência benéfica e centralizadora.
5. Para desenvolver uma consciência natural contínua do seu estado físico – de forma que qualquer aperto no peito ou de respiração irregular o alerte para tomar medidas a fim de limpar o seu pensamento e acalmar o seu corpo.
6. Para você se treinar para se sentir confortável mental e fisicamente, mesmo quando sob pressão.

Benefícios da Respiração Tranquila

  • Ajuda a neutralizar os efeitos físicos da reação ao estresse.
  • Fornece uma interrupção imediata e reduz a atividade mental frenética ao concentrar a sua atenção em um único assunto, em vez de dispersá-la.
  • Armazena gradualmente o seu estoque exaurido de dióxido de carbono - o seu 'tranquilizante natural'.
  • Permite que você faça uma pausa mental e física sem interromper o que estiver fazendo.
  • Permite que você mantenha o conforto físico embora permaneça mentalmente ativo.

Reg Connolly é Trainer Certificado e Master Practitioner de PNL, treinador de administração e de vendas.
Esse artigo Breathing Easy encontra-se no site Pegasus NLP - Mind-Body Self Help.

Tradução JVF, direitos da tradução reservados.

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