Mude o seu modo de pensar. Mude a sua vida... com a PNL

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 12/12/2007

Pense sobre a seguinte questão:

O que o impede de ter na vida as coisas que você quer... ou quer mais?

Você respondeu dinheiro? ...tempo? ...meu chefe, mãe, pai, sócio? ...destino? ...azar? O que é interessante nessas respostas é que a causa é externa em relação a você e fora do seu controle direto.

A fim de entender como você pode influenciar o seu mundo externo, você precisa entender como o seu pensamento afeta o seu mundo interno. A PNL (Programação Neurolinguística) é a abordagem mais eficiente que nós conhecemos para fazer isso.

A mente consciente

Por que nós devemos nos dar ao trabalho de "pensar positivamente"? Baseadas em muitas informações publicadas, muitas pessoas se beneficiam do pensamento positivo. E aqueles de nós que tentaram conscientemente fazer isso, descobriram que vale a pena. Mas como isso funciona – e quanto do sucesso do pensamento positivo é resultado da mente consciente?

Você já deve saber que a sua consciência tem uma capacidade restrita de reter informação. Pesquisas mostraram que nós podemos reter na consciência 7 mais ou menos 2 segmentos de informação a qualquer tempo. Muitas vezes, para ajudar a memória das pessoas, as técnicas variam o tamanho dos segmentos, ou acham maneiras de ligar pequenos segmentos em outros maiores para permitir uma maior capacidade da memória. É por isso que os números de telefone são separados em seções de três ou quatro dígitos.

A mente inconsciente

E o que mais acontece por trás dos 7 mais ou menos 2 segmentos de informação em nosso pensamento consciente? O que organiza o nosso batimento cardíaco, a nossa reação à temperatura externa? O que nos permite dirigir o carro sem ter que ficar pensando nisso? O que recebe, literalmente, bilhões e bilhões de informações externas e as processa sem nenhum esforço?

Os psicólogos se referem a essa parte da mente como o inconsciente, ou para ser mais exato, o que não é a consciência porque ela está longe do inconsciente. O inconsciente está alerta e ativo mesmo quando estamos dormindo. Os médicos ficaram surpresos ao descobrir que, sob hipnose, os pacientes que foram anestesiados eram capazes de recordar cada palavra dita na sala de operações. Uma parte da sua mente estava, obviamente, totalmente consciente do que estava acontecendo!

O cérebro cuida de milhares de funções do corpo a cada momento, e pode lidar com imensas quantidades de informações. O mais impressionante é que ele pode fazer todas essas coisas ao mesmo tempo sem qualquer necessidade de controle consciente. E felizmente, ele nunca se esquece de como fazer.

O inconsciente responde a cada estímulo externo e a cada pensamento. Cada resposta põe em movimento uma reação química que é enviada para o resto do corpo. Portanto O QUE nós pensamos é de uma importância vital. O inconsciente é como um bom assistente, e basicamente faz o que você manda. Mas exatamente o que você está mandando que ele faça?

Você pode dizer "Eu mereço o melhor," mas se no seu inconsciente a mensagem está sendo contrariada com "Você?... Você nunca vai conseguir alguma coisa na vida," qual vai ser o resultado?

A menos que você pare e pense nisso, você não percebe o pensamento do inconsciente. Tudo que você provavelmente está consciente é de uma insignificante inquietação ou alguma coisa que não está muito bem. Isso pode resultar num conflito interno que irá conduzir a um comportamento incongruente. Isso explica porque fazer uma afirmação, ou uma declaração positiva sobre você mesmo, algumas vezes não funciona.

A PNL tem técnicas e estratégias para ajudá-lo a se tornar totalmente congruente. Congruência é quando você alinha a sua mente e comportamento por trás dos pensamentos positivos e assim teremos um comprometimento total para alcançar o resultado. Isso é importante porque como diz Anthony Robbins: "É nos seus momentos de decisão que o seu destino é moldado". Uma boa maneira de experimentar congruência é utilizar as experiências positivas do passado e incorporá-las no comportamento presente. O resultado é uma maneira nova e poderosa de pensar.

Cada um de nós tem dez bilhões de neurônios (células do cérebro). E existem mais conexões simultâneas e potenciais entre os neurônios do que átomos no universo conhecido. Sim, você pode ler isso de novo! Isso significa que nós temos uma capacidade quase infinita para a criatividade e a solução de problemas. Como Einstein chamou a atenção, a ÚNICA maneira que nos limitamos é por não utilizar integralmente esse surpreendente presente. A PNL foi planejada para nos ajudar a acessar mais caminhos neurológicos e, por meio disso, criar mais escolhas na nossa vida.

Para experimentar a PNL e descobrir os seus próprios estados de congruência, tente fazer o exercício "Círculos de Excelência" que se encontra mais abaixo nesse mesmo artigo.

Positivos e negativos

Nós usamos continuamente as ideias negativas para nos expressar – Não dobre a direita. Pare de fumar. Não pense negativamente. Essas declarações dão a nossa opinião conscientemente, mas como essas inocentes mensagens são recebidas no nível inconsciente?

Tente essa pequena experiência. Não pense em sapos azuis dançantes.

O que aconteceu? Você teve que pensar em sapos azuis dançantes, e DEPOIS usar sua própria estratégia pessoal para, de alguma maneira, negar o pensamento. Em outras palavras, cada vez que você usar o negativo, o seu cérebro estará registrando primeiro o exato oposto do que você quer dizer.

Outro dia nós encontramos uma amiga com o dedo do pé quebrado e perguntamos o que havia acontecido. Ela explicou: "Eu estava fazendo compras e recém tinha pego uma lata de tinta quando o vendedor disse "Cuidado, não deixe cair no seu pé". Momentos depois, a lata escorregou da minha mão. O inconsciente processou a mensagem útil do vendedor como "Deixe cair no seu pé – não deixe", e ela seguiu o comando inicial ao pé da letra!

Pense como muitas vezes as crianças são disciplinadas com negativas. Não caia. Não toque aí. Não... Não... Não…Algumas vezes o que parece ser desobediência, pode ser apenas o inconsciente delas processando a experiência de cair ou tocar. Você já pensou alguma vez em "Eu não quero ser reprovado", "Eu não quero ficar nesse emprego para o resto da vida", "Eu não posso perder aquela venda"? Pense um pouco ... na hora em que o seu cérebro recebeu o "não" ou o "não posso", todo o seu corpo já tinha recebido a mensagem: reprovado, ficar no emprego, perder a venda.

Então se você quer pensar positivamente, a pergunta chave é se perguntar: "Se eu não quero o ‘X’, o que é que eu quero no lugar?"

Seja específico

Responder essa pergunta com precisão dá a direção para o seu cérebro trabalhar. Quanto mais você conseguir especificar o que vai ver, ouvir ou sentir, melhor será o mapa dado ao cérebro para criar novas soluções e guiá-lo para o seu objetivo.

Então, se você se achar pensando em algo como "Eu não quero ficar nervoso na frente do grupo", pergunte-se "Ao invés disso, o que eu devo fazer?" Você pode responder "Eu vou manter as mãos firmes, respirar com facilidade, me sentir relaxado, fazer contato visual, ter uma voz clara, ficar bem humorado, etc. etc." Quanto mais detalhes e mais especifico você for, melhor.

Em direção ou afastando-se

A fim de você ser eficiente, o seu cérebro não somente precisa de uma meta específica, ele também precisa de uma DIREÇÃO para alcançar esta meta. Se ele não tem uma direção, ele perambula à toa, evitando o que você não quer, mas não indo para algum lugar em particular. Você pode concentrar os esforços numa direção específica e manter este curso, ou pode dizer "O que será, será" - e de fato, o que será, será - mas será sem o seu controle.

Uma maneira de você se habituar a se mover na direção desejada é se perguntar continuamente: "O que eu tenho que fazer DEPOIS de realizar a minha meta?" No que diz respeito à mente inconsciente, a meta é como um mapa. A direção é como uma bússola. Você precisa dos dois para navegar com sucesso. As estratégias de motivação usam a capacidade da mente se mover em direção ao que você quer, e se afastar do que você não quer.

Estratégias motivacionais

Afastando-se do fracasso ----->----->----->----->-----> Em direção ao sucesso

Como você se motiva? Você está se afastando do fracasso, e pensando que não quer pobreza, aborrecimento ou dificuldades financeiras? Ou você está motivado e se move em direção ao sucesso e pensando em relacionamentos saudáveis, em realizações e na segurança financeira?

Mantenha em mente que tanto se afastar como se mover em direção são estratégias motivacionais benéficas. Por exemplo, se afastar de uma situação perigosa é algo saudável de se fazer. Entretanto, se essa é a ÚNICA maneira de você se motivar, então provavelmente você está sofrendo de muita ansiedade e estresse.

Agora que você sabe como funciona o inconsciente, irá compreender o valor de ter um forte motivador em direção. Estudos sobre pessoas altamente eficientes mostraram que, de fato, elas utilizam os DOIS - afastando-se e em direção - simultaneamente. Isso não somente dobra o poder da motivação, como também aponta numa direção muito clara.

Há trinta anos atrás, Martin Luther King queria fortemente se afastar da opressão e se mover em direção ao seu sonho de uma sociedade onde todas as pessoas seriam tratadas igualmente. Ao apontar numa direção muito clara, ele motivou milhões para mudar o curso da história americana.

Na nossa experiência, a maioria das pessoas tem um maior costume em se afastar do que elas não querem por terem pouca ou nenhuma direção na suas vidas. Esse artigo dá oportunidade para usar a PNL para mudar o seu pensamento porque assim você pode ter o que quer.. ou querer mais. Se funcionou para o Anthony Robbins ... pode funcionar para você!

Círculos de Excelência

Você pode ter um estado ativo da mente e do corpo a qualquer hora que precisar. Para aquela entrevista de emprego, aquela grande apresentação, para aquele cliente enfurecido ou para aquele encontro importante de hoje à noite!

Escolha o estado, as sensações e o comportamento que você quer ter, ANTES de entrar em qualquer situação, seguindo esse simples procedimento.

Você pode fazer esse exercício sozinho; entretanto, pode ser útil ter um amigo o conduzindo pelas etapas na primeira vez.
 

Fique de pé, com cerca de 2 metros de espaço na sua frente.

1a. Imagine um círculo no chão bem na sua frente. Coloque uma cor no círculo. Torne-o brilhante, emitindo luz ou qualquer coisa que o faça visualmente atrativo.

1b. Escolha uma palavra ou uma frase curta que simbolize um estado poderoso apropriado para você. Pode ser "Vá atrás", "Relaxado", "Sim!" ou "Sucesso!" etc.

2. Agora, relembre uma ocasião em que se sentiu "no topo do mundo", ou "forte e poderoso", ou algum outro estado ativo. Procure uma memória realmente boa - talvez uma daquelas em que você superou suas próprias expectativas!

3. Imagine-se de volta naquele tempo. Veja o que você estava vendo, ouça o que você estava ouvindo, sinta o que estava sentindo. Se tinha algum cheiro ou sabor, também os imagine. Perceba o que estava fazendo e o que estava pensando naquela vez.

4. No momento em que a sua percepção de estar nesse excelente estado começa a tomar forma - faça uma respiração profunda, diga a sua palavra chave e dê um passo para dentro do círculo na sua frente.

5. Fique de pé no círculo e INTENSIFIQUE a memória, revivendo aqueles momentos e desfrutando daquelas sensações que vem naturalmente ao se fazer alguma coisa realmente boa.

6. Agora imagine outro círculo com as mesmas características da etapa 1 e repita as etapas 2 até a 5 com uma memória poderosa diferente. LEVE TODAS AS SENSAÇÕES DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA CONSIGO quando entrar no segundo círculo.

7. Repita com um terceiro círculo e outra memória poderosa.

8. Agora pense numa situação futura onde você quer estar na sua melhor forma e imagine o seu desempenho no estado que está experimentando agora. Não correu tudo bem?

Com modificações do "A Framework For Excellence" (1988) de Charlotte Bretto

A maneira do inconsciente aprender é pela repetição. Então quanto mais você praticar isso com memórias de variadas situações, mais isso ficará fixado na sua neurologia, e portanto se tornará automático – como amarrar o cordão dos sapatos. Muito em breve, apenas fazer uma respiração profunda e pensar no seu círculo, ou dizer a palavra chave, vai trazer de volta este estado abundante de excelência.

E agora, quando você estiver pronto para sair para uma entrevista, ou para um encontro, tome apenas alguns segundos para entrar no seu círculo, recriar aquelas sensações, e aproveite para levar todas junto com você!

Penny Tompkins e James Lawley são consultores empresariais e pessoais, e podem ser contatados através da The Developing Company. www.cleanlanguage.co.uk

O artigo original: "Change your thinking Change your life... with NLP" encontra-se no site: www.cleanlanguage.co.uk

Categoria: