Artigos sobre Aprendizagem, Ensino e Educação

- por James Lawley
O artigo a seguir foi apresentado na Conferência do Desenvolvimento Especial de Professores da Associação Internacional de Professores de Inglês como Língua Estrangeira em novembro de 1995. Apesar do artigo focar o ensino, deve ser razoavelmente fácil adaptar a informação para outros contextos, como negócios, terapia, etc. Imagine uma professora dando aula para uma turma nova e dizendo: "O...
INTRODUÇÃO Desde que o relatório federal "Uma Nação em Risco" foi divulgado, detalhando as imperfeições do nosso sistema educacional nos EUA, existiram mais relatórios e estudos exigindo que os problemas fossem resolvidos. Eu fico me perguntando se esse mesmo tipo de fenômeno está ocorrendo em outros países. Também me perguntava se o mesmo tipo de defeito estrutural do nosso sistema escolar,...
Soletrar é uma importante e fundamental habilidade da linguagem que não surge "naturalmente" em todos. De fato, pessoas inteligentes que se distinguem nas salas de aula, mesmo com dons intelectuais em linguagem, podem experimentar dificuldades grandes e até mesmo enfraquecedoras na soletração. De acordo com a PNL, a habilidade em soletração não é função de algum tipo de "genes de soletração" mas...
Sem visualização no olho mental As crianças que têm aphantasia (acham impossível visualizar uma cena no olho mental delas) ou que são maus visualizadores, estarão em desvantagem se não conseguirem ler ou soletrar. Se elas estão desprovidas da habilidade para criar imagens mentais de palavras e continuamente ficam imobilizadas nesse ponto, isso pode deixá-las estressadas, frustradas ou...
Inteligência Emocional Durante muito tempo nossa cultura, fortemente centrada no conceito de racionalidade, reservou um lugar secundário para a Emoção. Era como se esta fosse uma espécie de prima pobre da Inteligência. Usando uma metáfora poderíamos dizer que, enquanto a Inteligência podia frequentar a sala de visitas, a Emoção tinha de comer na cozinha. Em muitos ambientes, especialmente...
A Programação Neurolinguística, além de suas próprias formulações, agregou e recompilou conhecimentos de diversas áreas da ciência. A Semântica Geral, movimento fundado por Alfred Korzybski, que tem no processo de abstração e o seu efeito sobre o comportamento humano, a essência de seu enfoque científico, cedeu o postulado mais importante da PNL: "o mapa não é o território que ele representa...
Um modelo de avaliação para melhorar o aprendizado. Em artigo recentemente publicado na Anchor Point, intitulado "Desenvolvendo o Processo de Treinamento em PNL", eu finalizei uma seção dizendo que uma das principais responsabilidades do guia orientador ou assistente é oferecer avaliações de qualidade aos participantes, capazes de melhorar sua experiência de aprendizado e ajudá-los a alcançar...
Imagine o seguinte diálogo: Mãe: "Como você vai punir o Barry por ter desobedecido ao horário de voltar?" Pai: "Eu não sei. O que você quer fazer?" Mãe: "Eu não sei. Você é que decide." Pai: "Eu não posso decidir. Eu vou fazer o que você quiser." Mãe: "Eu decidi da ultima vez. Desta vez você decide." Etc………… Etc………… Etc………… Soa familiar? Ou, eles também podem estar tentando decidir em...
Remova o estresse dos exames Você é do tipo de pessoa que saboreia o desafio que traz um exame, ou só a palavra ‘teste’ o deixa num frenesi de preocupação? Muitas pessoas inteligentes simplesmente congelam numa situação de exame e a informação que estava disponível sem dificuldades na mente, antes do exame, fica repentinamente trancada. Nesse artigo, vou descrever como usar com facilidade as...
Diante da crescente quantidade de informação produzida no mundo, torna-se cada vez mais difícil para uma pessoa manter-se atualizada, especialmente se forem utilizados os métodos convencionais de ensino e aprendizagem. Com o advento da rede mundial de computadores - a INTERNET - o problema começa a deixar de ser a obtenção da informação, passando a ser: como transformar tanta informação em...

Páginas