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Introdução
O Dicionário Webster define valores como "princípios, qualidades ou entidades intrinsecamente valiosos ou desejáveis." Serviço, lucros, resultados, saúde, qualidade, e segurança são exemplos de valores comuns, que podem ser mantidos por um indivíduo ou por um grupo. Devido ao fato de que eles são associados com dignidade, sentido e desejo, os valores são a fonte primeira de motivação na vida das pessoas. Valores compartilhados são considerados o fundamento da ética, da comunidade e da cultura. Quando os valores das pessoas são alcançados ou correspondidos, elas têm uma sensação de satisfação, harmonia, ou rapport. Quando seus valores não são alcançados ou correspondidos, as pessoas geralmente sentem-se insatisfeitas, incongruentes ou violadas.
Pelo modelo dos Níveis Neurológicos, os valores operam juntamente com as crenças, para dar significado e motivação às nossas vidas. Eles se referem ao porque nós pensamos o que pensamos e fazemos o que fazemos. Os valores e as crenças dão suporte à identidade e à missão de um indivíduo ou organização, e oferecem o reforço (motivação e permissão) que promove ou inibe as capacidades e comportamentos em particular. Uma determinada identidade ou papel, por exemplo, são associados a diversos valores e crenças essenciais. Estes, por sua vez, são apoiados por uma série de habilidades e capacidades necessárias para manifestar determinados valores e crenças como ações, num determinado ambiente ou contexto.
Nos grupos, organizações e sistemas sociais, os valores formam um tipo de moldura imaterial que contorna toda a interação das pessoas dentro de um sistema. Os valores, e as crenças a eles relacionadas, determinam a maneira como os eventos e as comunicações são interpretados e recebem significado. Portanto, eles são a chave para a motivação e a cultura. Os valores compartilhados e as crenças são a "cola" que une e mantém efetiva qualquer organização, comunidade ou equipe. Os conflitos de valores são fonte de desarmonia e dissensão.
Identificação de Valores Comuns dentro da Comunidade Global de PNL
Muitas pessoas acham que o campo da PNL é simplesmente um grupo de técnicas e modelos – uma espécie de "caixa de ferramentas" sem um coração. Os princípios, ferramentas e habilidades da PNL, contudo, pressupõem certos valores que formaram a base emocional do compromisso das pessoas com essa área. Os practitioners, trainers e diretores de instituições da PNL compartilham os valores mais importantes que servem como ímpeto fundamental de seu envolvimento na comunidade da PNL e sua paixão por compartilhar com os outros os poderosos benefícios da mesma.
Um dos objetivos do Projeto Millennium de PNL em Santa Cruz, Califórnia, foi o de identificar alguns dos valores essenciais que nos tornam uma comunidade global. A identificação desses valores pode ajudar a solidificar os laços entre as pessoas dentro da comunidade (bem como atrair outros que também compartilham desses valores), e definir diretrizes éticas para a prática da PNL. A comunicação desses valores às pessoas dentro de outros grupos profissionais e comunidades pode ajudar a fortalecer a credibilidade da PNL e aumentar a apreciação das intenções e motivações dos seus practitioners.
O grupo que participa no Projeto Millennium contou com mais de 110 pessoas (principalmente trainers e fundadores de institutos de PNL) de 26 países do mundo (inclusive Rússia, Japão, Iugoslávia, Bulgária, Brasil, Argentina, África do Sul, Hong Kong e muitos outros) representando uma combinação diversificada de nosso planeta. Seguindo um processo que desenvolvi para ajudar as grandes organizações a estabelecerem valores comuns, os participantes foram organizados em grupos de quatro ou cinco pessoas com a finalidade de fazer o seguinte exercício:
- Cada membro do grupo deve compartilhar com o resto do grupo alguns de seus próprios valores essenciais; principalmente aqueles que se referem à sua "missão" ou "chamado" em relação à PNL. Em outras palavras, responder às perguntas: "Por que eu estou pessoalmente envolvido com a PNL?" "Por que a PNL é importante?" "Qual é a contribuição da PNL para o mundo?"
- Fazer uma lista dos principais valores e critérios dos membros do grupo e procurar as semelhanças e igualdades.
- Identificar o valor essencial mais profundo, em nível mais elevado, pressuposto pelos valores individuais expressos pelos membros do grupo. Encontrar uma ou duas palavras ou frases que reflitam e abranjam todos os valores essenciais, de alguma forma expressos pelo grupo.
Cada grupo apresentou suas conclusões para o resto dos participantes do Projeto Millennium. Essas formulações de valores foram colecionadas numa lista simples, que foi distribuída a todos os participantes. Os participantes foram solicitados a escolher 7±2 valores da lista (Não menos que 5 e não mais que 9) e listá-los de acordo com sua importância ( 1 sendo o mais elevado). Os participantes também foram solicitados a escrever um ou dois "indicadores de comportamento" ao lado de cada formulação de valor que escolheram, a fim de ajudar a defini-los mais especificamente.
Os doze valores essenciais da Comunidade Global de PNL
Os doze valores mais importantes (e indicadores de comportamento que os acompanharam) estão relacionados abaixo, de acordo com a hierarquia de importância que lhes foi atribuída pelos participantes como um todo. Determinamos isso por meio de um resumo da avaliação dada a cada valor pelos indivíduos que tomaram parte na pesquisa.
- Praticidade: Ser pragmático e orientado para o objetivo. Procurar fazer uma diferença. Focalizar as aplicações práticas. Usar todos os recursos disponíveis para alcançar o objetivo. Pensar e agir tendo em mente a finalidade. Satisfazer as necessidades de maneira orientada para o objetivo e possível de ser testada. Dividir em passos práticos e passíveis de serem testados.
- Integridade: Fazer o que recomenda. Ter congruência na linguagem e na ação. Ter alinhamento entre as próprias crenças e valores e o comportamento. Agir a partir dos próprios valores essenciais. Integrar todos os aspectos de quem somos. Estar cientes de nossos processos internos e crenças e comportar-nos de forma congruente com eles. Ser verdadeiros em nossas ações.
- Respeito: Reconhecer os limites pessoais. Honrar o potencial existente na outra pessoa. Ouvir e dar espaço às necessidades e expectativas do outro. Dar a todas as pessoas espaço e tempo iguais. Pedir permissão. Manter uma consideração positiva incondicional para com os outros. Honrar as contribuições exclusivas de cada pessoa.
- Ecologia: Trabalhar sempre visando o resultado bem formulado da outra pessoa. Responder aos nossos próprios sinais de congruência. Ser sistematicamente orientado. Considerar as consequências de nossas ações. Respeitar a intenção positiva. Procurar intensamente resultados equilibrados. Procurar manter um equilíbrio saudável entre todos os sistemas. Considerar nosso impacto sobre o sistema superior.
- Criatividade: Ser os construtores livres de nossas próprias vidas. Desenvolver erros bem formulados. Estar abertos para possibilidades. Não aceitar o dado como dado. Encontrar novas perguntas. Fazer novos modelos. Encontrar novas maneiras de alcançar um objetivo. Encorajar os outros a expressarem e compartilharem seus sonhos mais íntimos. Desafiar constantemente a maneira como fazemos as coisas e inovar com possibilidades novas.
- Amor (Universal): Colocar-se no lugar dos outros. Colocando-se no lugar dos outros, conectar-se com a fonte de energia profunda que há dentro deles. Sentir e mostrar compaixão pelos outros. Aceitar os outros como eles são. Oferecer um espaço onde alguma coisa possa mudar. Valorizar a nós mesmos, e valorizar os outros da mesma maneira. "Ver" e reconhecer o melhor nos outros. Optar por investir no bem-estar dos outros.
- Liberdade: Poder escolher. Acrescentar mais opções. Ser capaz de escolher. Permitir que os outros façam suas próprias escolhas. Declarar nossos pensamentos e sentimentos sem medo da retribuição. Honrar o direito das pessoas ao seu desenvolvimento pessoal.
- Diversidade: Não ter medo da diferença. Acolher o desafio da diferença. Ver valor em todos os mapas do mundo. Reconhecer, honrar e valorizar as diferenças dos outros. Aceitar estilos diferentes. Incluir perspectivas diferentes. Respeitar as diferentes culturas.
- Elegância: Procurar o caminho mais curto e mais simples para alcançar um resultado. Procurar a beleza e a simplicidade. Agir com graça. Procurar o caminho e as ferramentas que nos permitem realizar o máximo com o mínimo esforço.
- Profissionalismo: Trabalhar com competência, criatividade e alegria. Observar com precisão. Estabelecer altos padrões. Conhecer nossos limites. Modelar a excelência. Ser congruente, claro e habilidoso sempre, em qualquer contexto em que estejamos representando a PNL como uma área. Saber o que estamos fazendo, e fazer aquilo que sabemos. Ser capazes de demonstrar todas as habilidades da PNL. Manter-se sempre aprendendo.
- Flexibilidade: Ter mais possibilidades de comportamento. Ter mais instrumentos de trabalho. Ser capazes de desapegar-nos de nossa última descoberta. Ter uma série de caminhos para alcançar um objetivo. Ser aberto à mudança e acréscimo provindo de influências externas. Adaptar-nos a pessoas e situações diferentes. Ser capazes de ajustar e adaptar-nos a situações inesperadas. Utilizar e reagir adequadamente ao retorno que recebemos.
- Criar uma Comunidade com Arte: Promover laços e amizade para projetos futuros em conjunto. Ter preocupação com o "nós". Agir a serviço de outros. Valorizar os dons de cada pessoa. Criar afiliação e associação que incorporem a vasta variedade de aspectos da expressão humana. Ligar-se às pessoas como nossos semelhantes.
Outros valores notáveis incluem:
Curiosidade/Aventura: Ter prazer em "desconhecer" e permanecer o tempo suficiente para fazer descobertas em nível mais alto.
Diversão / Bom Humor: Não levar a sério o que é profundamente sério. Gostar uns dos outros e do que fazemos.
Autenticidade: Ser nós mesmos. Compartilhar nossa própria experiência interior honestamente com os outros.
É necessário lembrar que estes não são preceitos éticos ou "operadores modais" rígidos (i.e. "deve" e "precisa"). Ao invés disso, são princípios orientadores que aspiramos por em prática mais consistentemente em nossas interações pessoais e profissionais.
Uma Cultura de Liderança – Criando um Mundo ao qual as pessoas queiram pertencer.
Refletindo sobre este conjunto de valores, fica evidente que alguns deles se referem a nós mesmos. Outros valores relacionam-se com a maneira como interagimos com os outros. Alguns relacionam-se a objetivos ou ao alcance deles. Ainda outros, relacionam-se a um sistema superior, dentro do qual estamos agindo.
Praticidade, liberdade e elegância, por exemplo, relacionam-se primeiramente à escolha e alcance de objetivos.
Integridade, criatividade e flexibilidade, por outro lado, estão basicamente relacionados à maneira como nós conduzimos a nós mesmos, enquanto procuramos atingir nossos objetivos.
Respeito, amor e comunidade estão claramente associados com nossas relações com os outros.
Ecologia, diversidade e profissionalismo estão mais ligados às nossas interações com respeito a um sistema superior, dentro do qual agimos.
É fascinante notar que os quatro elementos ao redor dos quais os valores da comunidade de PNL se reúne são os elementos fundamentais da liderança. Em seu sentido mais amplo, a liderança pode ser definida como a habilidade de envolver outros nos processo de alcançar um objetivo, dentro de um sistema superior ou de um ambiente. Isto é, um líder se expressa (sendo tanto um estímulo como um exemplo) para influenciar indivíduos ou grupos, a fim de alcançar algum resultado, no contexto de um determinado sistema ou contexto. A mais alta expressão disso é conhecida como "Liderança Visionária".
A Liderança Visionária envolve o trabalho com os outros (na maioria das vezes companheiros) para "criar um mundo ao qual as pessoas queiram pertencer."
Uma das implicações do estudo de valores do Projeto Millennium é que as pessoas atraídas pela PNL , e os valores que ela representa, são naturalmente inclinadas à liderança.
Como mencionei anteriormente, os valores compartilhados são o fundamento da ética, da comunidade e da cultura. A cultura da PNL – conforme expressa pelos valores e habilidades que ela promove – é, em última análise, uma cultura de liderança.
Isso é algo que deve ser comunicado não somente àqueles que estão aprendendo a ser practitioners da PNL; deve, também, ser reconhecido e apreciado pelos trainers e pelos institutos que formam a comunidade da PNL como um todo. É algo a ser compartilhado, e algo do qual devemos sentir-nos orgulhosos.
Novamente, é importante mencionar que a finalidade do estudo de valores do Projeto Millennium não foi tentar dizer que os doze valores que emergiram são os valores da comunidade inteira de PNL. A finalidade foi a de levar os membros representantes da comunidade refletirem sobre seus valores essenciais e estabelecerem o início de uma conversa sobre valores. Um dos objetivos dessa conversa é compreender melhor a finalidade e a influência dos valores na comunidade de PNL. Esperamos que muitos trainers, practitioners, desenvolvedores e diretores de institutos de PNL reconheçam e façam eco aos valores que nós expusemos. Também, esperamos que esses valores sirvam como princípios orientadores de nosso trabalho com os outros e de nossas futuras interações entre nós mesmos.
Quanto a mim, estou orgulhoso e contente por contar-me como membro de uma comunidade que tem esses valores, e comprometo-me a traduzi-los em ação, na minha própria vida e no meu trabalho. Espero que vocês sintam o mesmo.
Robert Dilts é desenvolvedor e treinador no campo da PNL desde seu início, em 1975. É coautor, com os fundadores da PNL, Bandler e Grinder, e Judith DeLozier, do NLP Volume I. Robert tem feito muitas contribuições fundamentais à PNL. Juntamente com Judith DeLozier e, mais recentemente, Todd Epstein, ele foi um dos membros fundadores da Universidade de PNL. Ele e Judith De Lozier completaram, recentemente, a obra The Encyclopedia of Systematic NLP.
Publicado no Golfinho Impresso Nº78 de Julho de 2001
Publicado na Anchor Point de Jan/2001
Trd. Hélia Cadore