A Estrutura da Magia

Livro do Mês - Agosto de 2011

Capa do Livro

A Estrutura da Magia - Um livro sobre Linguagem e Terapia

Em junho de 2002 Golfinho lançou uma nova página, "Livro do Mês", -- e desde então, mensalmente, os leitores vem encontrando uma nova indicação bibliográfica fruto de múltiplas leituras e reflexões do pessoal da área editorial, altamente sintonizado com seus leitores espalhados por dezenas de países, que fazem deste Portal o mais importante veículo de comunicação eletrônico de língua portuguesa e um dos mais consultados em todo mundo nas áreas de PNL, Hipnose Ericksoniana e Coaching.

Novos leitores vão surgindo, e Golfinho, em se tratando de um órgão formativo e informativo de um segmento altamente dinâmico, vem agora disponibilizar a análise de obras que estavam a merecer uma releitura, uma reapresentação, em função de sua importância no campo de atuação do portal.

A "ESTRUTURA DA MAGIA: um livro sobre linguagem e terapia", obra primordial para entender e refletir sobre o momento histórico dos anos setenta, e os pressupostos revolucionários que Bandler e Grinder criaram, modelaram, ressignificaram, para darem à luz ao que mais tarde denominaram Programação Neurolinguística, -- é a primeira indicação que está sendo revisitada. E, caro leitor, talvez seja interessante que leia também a instigante entrevista de Joseph O'Connor para Golfinho sobre uma das teorias ou fabulações em torno do nascimento da PNL, além de tomar conhecimento de uma excelente marca de vinho.

A "ESTRUTURA DA MAGIA", cuja continuidade ainda não encontramos em português, mas pode ser lida em espanhol e também em inglês, em edição chilena da "Quatro Vientos", e aqui novamente, para os falantes de espanhol, sugerimos dar uma clicada em "Quatro Vientos" e conhecer a opinião do editor chileno das obras sobre a Programação Neurolinguística, seus cocriadores, e os dois tomos da Estrutura da Magia. (Talvez Golfinho possa, mais adiante, publicar o artigo em nosso idioma).

De qualquer forma os editores brasileiros estão devendo a continuidade da obra, tão importante quanto à primeira, pois na segunda parte Bandler e Grinder descrevem os sistemas verbais de representação cognitiva e a congruência em terapia, uma sistematização lógica da comunicação.

Clique, agora, caro leitor, você que está buscando mergulhar com segurança no rio caudaloso da PNL nos artigos Breve História da PNL e em PNL Não é Terapia. Ponto! e, certamente, refletirá que a Programação Neurolinguística é, na verdade, uma obra aberta, em constante mutação, embora fiel às origens.

Na "Estrutura da Magia" Bandler e Grinder lembraram ao mundo, que quando usamos a linguagem, estamos gerando um modelo ou representação de nossa experiência. Contatamos com as regras da comunicação verbal, regras equivalentes à gramática na linguística ou as formulas em matemática. Batizadas como Metamodelo, as regras apresentam um sistema para compreender, modificar e influir nas interações com outras pessoas. As experiências ensinam-nos Bandler e Grinder, estão baseadas em nossas percepções do mundo, e tais percepções, moldadas e limitadas pelo modelo.

O Metamodelo é fruto da observação, da modelagem feitas pelos autores, dos gênios terapêuticos Fritz Pearls, criador da terapia Gestalt, de Virgina Satir, uma das maiores autoridades em terapia familiar. Bandler e Grinder identificaram os padrões verbais utilizados sistemática e inconscientemente por Perls e Satir em seus procedimentos terapêuticos – e que a estrutura de tais regras poderia ser identificada e modelada. Nascia a magia da PNL. Nascia a PNL, posteriormente enriquecida pelas Submodalidades, Modelo Milton, etc.

Na "Estrutura da Magia", vide também o comentário de Golfinho com relação ao livro, -- o leitor atento descobre que os padrões verbais e não verbais empregados por Virginia e Fritz, demonstram que não operamos diretamente no mundo em que vivemos, mas que criamos representações mentais, ou mapas, utilizados para direcionar nossa conduta. E que uma das formas que os seres humanos representam a experiência é a linguagem. Daí o subtítulo da obra – "Um livro sobre Linguagem e Terapia".

Em "Estrutura da Magia" você vai tomar contato com a Linguística Transformacional, de Chomsky , com as ideias revolucionárias do antropólogo Gregory Bateson, que escreve a Introdução, com a Semântica Geral de Alfred Korzybski, aquele que afirmou que "o mapa não é o território", e contatando com tudo isso, como as pessoas se comunicam e como se modificam, você poderá se transformar num aprendiz de feiticeiro, melhorando a ecologia do mundo. Uma obra ímpar, que exige aguçamento da percepção, leitura nas linhas e nas entrelinhas, mas primordial para quem queira, realmente, compreender, praticar, vivenciar os pressupostos da PNL, especialmente o metamodelo.

João Nicolau Carvalho, trainer em PNL

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: A Estrutura da Magia