A Lei da Conexão

Livro do Mês - Outubro de 2010

Capa do Livro

Este é o título do novo Livro do Mês de Golfinho: "A Lei da Conexão". Seu autor, Michael J. Losier, que vive no Canadá, é instrutor e trainer em Programação Neurolinguística. Desde a década de 90 vem ensinando casais, instrutores, professores, técnicos, consultores, entre outros, a encontrar e vivenciar a chave para uma comunicação bem-sucedida.

"A Lei da Conexão", edição da Ediouro, Rio de Janeiro, é uma obra de 185 páginas. E nela o autor, com um estilo altamente conciso vai expondo e exemplificando como melhorar nosso processo comunicacional, nossos relacionamentos, sejamos pais, filhos, professores, alunos, trabalhadores, comerciantes, líderes políticos e/ou industriais, vendedores.

O autor denomina o processo de lei da conexão, pois os relacionamentos pessoais e/ou funcionais sem conexão levam à decepção, frustração e conflito.

É um livro muito prático, sem necessidade de bases de PNL, pois embora calcado na Programação Neurolinguística, que Losier considera uma descoberta científica, de modelos descomplicados, que apresenta todos os enunciados vivenciais para solucionar qualquer problema de comunicação, -- o texto está escoimado de jargões, as frases estilisticamente cristalinas, belos exemplos e metáforas facilitando o aprendizado.

Em sua parte primeira inicia o leitor nos meandros para uma perfeita conexão comunicacional: como se conectar com o Outro, como gerar vínculo, como calibrar. O leitor vai aprendendo a decifrar pistas não verbais do Outro, e os estilos comunicacionais.

Antes de iniciar a leitura da segunda parte, "A autoavaliação do estilo de comunicação da PNL", sugere-se que o leitor clique em teste VAC e faça o teste proposto por Golfinho. Depois faça o proposto no livro. As duas vivenciações enriquecerão bastante você, fornecerão elementos para entender a importância de um dos pressupostos da PNL: os nossos sistemas representacionais, canais de leitura do universo, engrandecendo ou limitando nosso mapa da realidade.

Há que se registrar que uma das grandezas da obra é, exatamente, o detalhamento didático, e os exercícios apresentados, facilitando a compreensão do que é visual, auditivo, cinestésico e digital. Ficamos entendo que temos estilos, ou comportamentos, e vocábulos, que denotam ao Outro a nossa maneira de ver, ouvir, sentir e conceituar o mundo.

Aprendemos que as palavras usadas em nossos relacionamentos podem facilitar ou diminuir o grau de entendimento, dependendo de como o interlocutor recebe a informação. Aprendemos como vencer o desafio de se comunicar com uma pessoa com características visuais. Vivenciamos a comunicação auditiva. Mergulhamos nas características comuns do estilo cinestésico. Descobrimos como se relacionar com um comunicador digital. É o livro mais completo em português, a nível prático, dessa importante contribuição que a PNL colocou à disposição do ser humano.

Os outros capítulos de "A Lei da Conexão" reforçam o nosso aprendizado comunicacional: calibrar as conversas, como vender, como se conectar e aprimorar os relacionamentos, como motivar os filhos, como aprimorar suas conexões, o que é reenquadramento e como aplicá-lo, passeios ao futuro, pressuposições afirmativas, aplicar a lei da conexão em todos aspectos de sua vida, e mais e mais.

Não é uma obra para você aprender a teorizar sobre PNL. É um verdadeiro manual de instrução programada para você vivenciar e transpirar comportamentos saudáveis com base em pressupostos da Programação Neurolinguística.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, trainer em PNL

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: A Lei da Conexão