Ansiedade, Fobias e Síndrome do Pânico

Livro do Mês - Outubro de 2007

Capa do Livro

Ansiedade, Fobias e Síndrome do Pânico - Esclarecendo suas Dúvidas

"Ansiedade, Fobias e Síndrome do Pânico", de autoria da psicóloga britânica, Elaine Sheehan, faz parte da coleção Guia Ágora, uma coleção dedicada a esclarecer e orientar sobre problemas psicológicos e emocionais.

A autora do presente "Livro do Mês", formada também em PNL e em Hipnose, aborda em linguagem bastante acessível, característica, aliás, das obras da coleção criada pela Editora Ágora, -- diferentes tipos de ansiedades, fobias, suas causas e sintomas.

Conferencista e orientadora do "Britsh Hypnosis Research Center", Elaine Sheehan, -- que tem também publicado na Coleção Ágora o livro "Baixa Auto-Estima", -- ensina com profissionalismo meios práticos para ajudar a controlar o nível de ansiedade além de orientar o leitor a buscar ajuda profissional em sendo necessária.

Em 113 páginas, num livrinho de formato quase de bolso, a autora explica a natureza da ansiedade, suas causas principais e como administrá-la. Ela informa que a ansiedade pode variar de leve apreensão a completos ataque de pânicos e fobias.

Esclarece que o objetivo ao escrever a obra não foi o de abolir completamente a ansiedade, pois, alerta, certa quantidade de ansiedade é útil na vida, e nos incita a tratar dos problemas subjacentes a nossas tensões.

Assim, a principal função do livro é proporcionar ao leitor mecanismos práticos para enfrentar a vida, manter a ansiedade em nível administrável, saudável.

Nos dois capítulos iniciais, a autora explica e detalha os transtornos de Ansiedade Generalizada, Síndrome do Pânico, Pânico com agorafobia, Fobia Social, Fobia Simples. Como causa estuda predisposição genética, criação e conflitos internos, fatores físicos, determinantes sociais, entre outros.

A partir do terceiro capítulo a autora vai apresentando e propondo ao leitor pressupostos e ferramentas que permitam transformar a ansiedade em algo razoável.

Antes de mudar, é preciso querer essa mudança. Propõe que examinemos nosso Estado Atual: Você está tendo algum benefício com a situação atual que está vivendo? (O que o impediu de mudar até agora?). Como seria possível conseguir esse benefício de outra maneira? Existe algum problema subjacente que você deva enfrentar e resolver?

Nos capítulos posteriores Elaine Sheehan vai apresentando de maneira muito prática exercícios bastantes eficazes para o leitor alcançar o Estado Desejado. Propõe objetivos claros e expectativas realistas, compromisso de ajudar a si próprio, responsabilidade por si e pelos pensamentos, autoestima, ressignificação de pensamentos negativos em positivos, reenquadramento, muitos exercícios de PNL para pensamentos negativos extra-obstinados habituais.

Relaxamento, auto-hipnose também merecem capítulo especial como mais uma ferramenta disponível para auxiliar o controle da ansiedade.

Todo o livro, de leitura muito atraente como já anotamos, coloca como principais ferramentas de mudança as técnicas e exercícios de Programação Neurolinguística, que são apresentadas de forma atraente, de fácil compreensão e vivência.

Livro dessa natureza, claro, é muito útil. Principalmente quando o problema não é demasiado grave ou há dificuldade de se conseguir uma terapia profissional.

O texto apresenta conselhos e exercícios praticáveis. E todos alicerçados numa biografia belíssima da autora e em obras de primeiríssima linha como "Usando sua mente", de Richard Bandler; "Sapos em Príncipes", de Bandler e Grinder, entre muitas.

Um "Livro do Mês", escoimado do "pnlês", que pode enriquecer muito o nosso cotidiano.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado