Baixa auto-estima

Livro do Mês - Abril de 2011

Capa do Livro

Baixa auto-estima - Esclarecendo suas dúvidas

O "Livro do Mês" de Golfinho trata de um assunto que envolve uma parcela considerável da humanidade – a baixa autoestima. Autoestima tem relação com o amor próprio, com a ecologia de se relacionar consigo próprio/a e com o/a outro/a. Envolve autoconfiança.

"BAIXA AUTO-ESTIMA: Esclarecendo suas dúvidas", de autoria da psicóloga e hipnoterapeuta Elaine Sheehan, publicado pela Editora Ágora, São Paulo, cuida desse assunto. A obra faz parte da coleção "Guias Ágora", uma série de livros "que oferecem conselhos práticos e claros sobre estados psicológicos e emocionais". A escolha dos títulos é esmerada, e da autora há na coleção outra obra bastante interessante: "Ansiedade, fobias e síndrome de pânico".

A autora, mundialmente famosa, trabalhou no Centro Nacional de Educação em Saúde de Nova York, organizando programas pré-escolares e formando professores na área.

O livro é, essencialmente prático, com belos exercícios para fortalecimento de nossa autoconfiança, dando ao leitor singulares ferramentas retiradas da PNL, para que descubra seu próprio potencial, formas de administrar a raiva, a autocrítica exagerada, ressignificar mágoas, visualizar um futuro saudável -- em outras palavras aprender a gerenciar sua própria vida com tranquilidade, criatividade, melhorando a autoestima.

O trabalho de Elaine Sheehan goza de prestígio especial dos criadores e autores da PNL, tendo recebido autorização de Richard Bandler e John Grinder para adaptar exercícios de "Sapos em príncipes" (Summus Editorial, São Paulo); de Connirae Andreas e Steve Andreas ("A Essência da Mente: usando seu poder interior para mudar", também da Summus), além de outros autores e obras de nomeada.

O livro, em formato de bolso, tem pouco mais de 130 páginas e explora com muita criatividade o conceito de autoestima, enuncia os problemas associados à baixa autoestima (educação, maus-tratos físicos, violência sexual, traumas, aparência física, sexo, experiências de vida), e propõe mudanças envolvendo autoaceitação e aceitação pelos outros, perfeccionismo, mecanismos de defesa, negação, projeção, vícios, necessidades e desejos, tomada de decisão, comunicação, entre outros temas.

No capítulo 3 o leitor é desafiado com muita objetividade: "Você está pronto para mudar?", e a partir desse capítulo e nos demais são apresentadas, com esmero, as ferramentas, para gerar mudanças, disponibilizadas pela Programação Neurolinguística e muito bem formatadas pela autora: exercícios e mais exercícios permitirão ao leitor diligente vivenciar experiências, imagens, sons, sensações, conceitos, até então interditados pela baixa autoestima.

Um livro prático, receitas simples e honestamente testadas, que mexem em limitações e despertam e estimulam o leitor para a melhoria da autoestima, potencializando a organização e criatividade pessoais, desenvolvendo a segurança, uma vida feliz, um futuro de assertividade.

Por tudo isso, e por muito mais, Golfinho indica a obra como "Livro do Mês".

João Nicolau Carvalho, professor da UDESC

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: Baixa auto-estima