É Hora do Show

Livro do Mês - Outubro de 2016

capa do livro É Hora do Show

É Hora do Show - Técnicas para elevar seus treinamentos a outro patamar

“É Hora do Show” é o novo Livro do Mês. Seu autor, Karim Khoury, é bastante conhecido pelos leitores de Golfinho. Esta é sua sexta obra. Khoury é um autor brasileiro que vem dando um toque de brasilidade em seus textos de Programação Neurolinguística. Administrador, consultor, membro da Associação Americana para o Desenvolvimento de Talentos, palestrante, ator, Coach, -- é Trainer em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística.

Em “É Hora do Show” Karim Khoury utiliza com desenvoltura seus conhecimentos de ator, e aborda e traça, com esmero, os caminhos para uma pessoa ser um instrutor, ou professor, competente. Ensina a criar ambientes adequados e ricas estratégias para lidar com comportamentos desafiadores.

O autor nos ensina como ressignificar aparentes problemas em oportunidades. Ensina técnicas de liderança, tanto para cursos e programas presenciais, quanto para virtuais.

Como mudar comportamentos através de treinamentos, quais competências necessárias para ser um instrutor bem-sucedido, como criar um ambiente favorável para a aprendizagem, como lidar com comportamentos difíceis – são questões examinadas  e ensinadas de como devemos, os docentes, facilitar, ao educando, ao treinando, ferramentas e processos que agreguem técnicas e comportamentos civilizatórios.

Karin Khoury lembra que quanto mais atividades os participantes fazem, mais eles aprendem. Que ligar uma atividade a um desempenho é muito importante para agregação de conhecimento.

Rapport, sintonia, com o ponto de vista do participante é fundamental, alerta o autor: “Tenha em mente que, se você não estiver obtendo o resultado que deseja, é preciso mudar sua estratégia. O ”feedback”, uma valiosa ferramenta de aprendizagem, pode melhorar o desempenho para o autoconhecimento, fortalecer a autoestima, resolver problemas e evitar retrabalho”. Eis eficazes pressupostos da PNL livre de jargões sendo eficientemente alocados ao candidato a instrutor.

Organização, criatividade, determinação e flexibilidade são elementos que transformam o futuro instrutor numa liderança que não ministra conselhos, mas transmite informações para a reflexão e vivência do ouvinte.

Em outras palavras, uma apresentação eficaz está vinculada ao uso correto de todos os canais de comunicação.

O livro expõe tudo isso. E muito mais. Registra que o treinador/professor há que ser um facilitador, e não um fator de complicação. E nos dá eficientes ferramentas para gerar sucesso na nossa função de treinar, ou seja, aperfeiçoar habilidades para gerar ecológicas mudanças.

E quem é a estrela do show?

A estrela do show registra o autor é o aprendiz, jamais o instrutor ou professor. “Por isso, faça um levantamento das necessidades do grupo a ser treinado, verifique suas características, qual tema é interessante, qual o seu nível de conhecimento sobre o assunto, qual resultado a ser alcançado e quais atividades se adequam melhor”.

Karim Khoury, em seu novo livro, alerta e nos ensina que diversas dinâmicas devem fazer parte do repertório do instrutor/professor eficaz: utilizar metáforas, contar histórias, apresentar estudo de casos, partes de filmes, jogos, etc., facilitam o processo de aprendizagem – se o instrutor for lúdico. “Prefiro divertir as pessoas na esperança de que elas aprendam, do que ensinar as pessoas na esperança de que elas se divirtam.” – Walt Disney.

Um livro lúdico.

Uma obra de primeira grandeza para ser utilizado por instrutores e professores.

Um livro fundamental para que também os instrutores e professores do novo ensino médio que se avizinha, refletirem e aplicarem, com criatividade, os enunciados  propostos pela reforma de ensino.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, Trainer em PNL.

Para comprar: 8582891121 | Livraria Cultura
Página do livro: É Hora do Show