El Abogado Eficaz - Cómo convencer, persuadir e influir en los juicios

Livro do Mês - Agosto de 2009

capaGolfinho, portal de PNL de língua portuguesa, regra geral apresenta aos seus leitores livros editados no idioma pátrio, de autores brasileiros e/ou traduzidos.

Mas de quando em quando apresenta alguma obra publicada em espanhol, que entende como de suma importância para o seu expressivo catálogo que coloca à disposição de seus milhares de leitores. Alguns dos livros indicados em espanhol foram traduzidos para o nosso idioma, demonstrando a importância da opinião do Portal para nossos editores.

"EL ABOGADO EFICAZ", publicado por uma casa editorial de obras jurídicas: La Ley, de Espanha (www.laley.es) é dessas obras que Golfinho sente como obrigação divulgar em nosso país, principalmente para seus leitores advogados, juízes, promotores públicos, defensores públicos, assessores e consultores jurídicos, delegados de polícia, procuradores, acadêmicos, e todos aqueles que de alguma maneira se envolvem com os meandros da vida jurídica, inclusive parlamentares.

"EL ABOGADO EFICAZ", de autoria do advogado, mestre em comunicação, trainer em PNL, professor universitário de graduação e pós-graduação de universidades espanholas, Jordi Estalella del Pino, é a maior demonstração da pluralidade de utilização eficaz das técnicas e pressupostos da Programação Neurolinguística.

Em suas 314 páginas e dez capítulos o autor consegue, com raro brilhantismo, apresentar e exercitar o leitor nas competências do advogado eficaz, detalhando técnicas que permitam ao causídico alcançar os resultados desejados em suas demandas.

Isso não se estuda em Faculdade de Direito. Aliás, a PNL ainda não foi descoberta pelo mundo acadêmico, embora seus pressupostos e ferramentas tenham adentrado importantes centros como a NASA, algumas universidades britânicas, alemãs e espanholas.

Na primeira parte desse importante manual o leitor vai aprendendo a ressignificar crenças limitantes, alertando que não há casos perdidos, nem fracassos, -- e que ganhar um caso não é necessariamente conseguir uma sentença favorável.

Adapta, assim, com muita sabedoria, os pressupostos da Programação Neurolinguística, adequando-os ao mundo jurídico.

No terceiro capitulo, o leitor principia a aprender a criar resultados, mexendo em crenças, acionando forças motivadoras, tanto no cliente quanto em si mesmo. Aprende também a manejar diferenças, buscar semelhanças, descobrir referências internas e externas importantes para acionar os gatilhos que geram metas e conquistas.

No capítulo 5, apresenta as crenças que temos sobre a memória, os processos de observação e de associação, a importância da repetição.

A Comunicação verbal e a Argumentação são os temas dos dois próximos capítulos: aprende-se a clarear e ordenar as ideias, a importância da precisão da palavra. Como se constrói argumentos sólidos, como rebater argumentos contrários.

Para a comunicação verbal, sempre sob a ótica da PNL, Jordi Estalella del Pino, sempre brilhante, enfoca a importância da sintonia interna, dos gestos, do rapport externo, das conexões com o outro.

Na parte sobre técnicas processuais, o leitor aprende a escolher o testemunho idôneo, a preparação do interrogatório, a arte de interrogar partes contrárias e Peritos, e muito, muito mais.

No capítulo final, aprendemos a elaborar petições, informes, instrumentos de persuasão, recursos, fazendo bom uso, casando com criatividade, os meandros jurídicos com as técnicas e pressupostos da Programação Neurolinguística.

Um livro de grandeza ímpar, que deve merecer de nossos editores uma tradução para o português. Um livro para ser alçado à condição de manual de nossos cursos de direito para que os futuros bacharéis consigam alçar a condição de advogado, realizando provas criativas nos exames da OAB.

João Nicolau Carvalho, advogado, professor universitário*

Para comprar: