Hipnose Ericksoniana

Livro do Mês - Abril de 2010

Capa do Livro

Hipnose Ericksoniana - Estratégias para a comunicação efetiva

"HIPNOSE ERICKSONIANA – Estratégias para a Comunicação Efetiva", de autoria de Stephen Paul Adler, Ph.D, edição da Qualitymark Editora, Rio de Janeiro, é o "Livro do Mês" de Golfinho. Paul Adler, diretor do ACT Institute é, sem dúvida alguma, uma das grandes autoridades mundiais em Hipnose Ericksoniana. Foi docente e diretor de Programas Internacionais da Sociedade de Psicoterapia e Hipnose Ericksoniana de Nova York, dois anos depois de sua formação na entidade. Participante de workshops de abordagem ericksoniana com Stephen Gilligam, Daniel Brown, Cory Hammand, Betty Alice Erickson, entre outros. Instrutor internacional de Hipnose Ericksoniana e EMDR, tem também formação psicanalítica. Com pós-doutoramento em TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático) ministrou e ministra aulas e cursos em importantes centros universitários do Ocidente.

Segundo o autor, "HIPNOSE ERICKSONIANA – Estratégias para a Comunicação Efetiva" é um livro em progresso. "Espero que ele represente da melhor forma possível, uma percepção clara, produtiva, útil e simples da filosofia, contexto e estratégias de Milton H. Erickson". E, embora, Paul Adler consiga, com muita propriedade, a partir de sua bela experiência, mais de 40 anos de experiência em sessões terapêuticas, disponibilizar os pontos relevantes ericksonianos, a obra vai muito além.

Registrando que embora Erickson seja considerado o pai da hipnose moderna, Paul Adler, alerta, com aguçada percepção, que o pináculo de seu trabalho foi "a sua contribuição para a comunicação efetiva, entre nós e conosco mesmos".

"Espiritualmente ele compreendeu o sentido mais profundo da afirmação de que a vida acontece por nós em vez de a nós, e embutiu essa percepção em toda a sua abordagem".

Aqui está um dos pontos fundamentais dessa obra. Em suas 187 páginas o leitor inicialmente conhece ou reconhece os fundamentos históricos do transe, a definição e os princípios ericksonianos, as premissas dessa psicoterapia – e seus mitos e conceitos errôneos.

A partir da Parte IV mergulhamos, preparados, para as intervenções clínicas nas estratégias ericksonianas: limites, sugestões, estabelecimento e desenvolvimento de recursos, âncora, indução, sugestão pós-hipnótica, e mais, muito mais. Aprendemos o que é Sugestão Indireta e, com Os Sapos e o Creme, descobrimos que uma história pode ser aplicada em muitas situações diferentes. Em Zebras na Planície do Serengeti "você já não precisa mais ter medo do medo em si, mas você pode encontrar outras maneiras de compreender e responder a ele". Adler ou a voz de Erickson?

Sugestão direta, dissociação saudável, metáforas, história/metáfora, construção de histórias e metáforas terapêuticas, Metáforas e Histórias, por Betty Alice Erickson, -- e o aprendizado para você ler, ouvir e contar: O Ratinho que queria ver o Mar e A Macieira – e lindos, lindíssimos enunciados, de comunicação efetiva.

Semear, distorção do tempo, regressão de idade, progressão de idade, truísmos, ratificando, sequência de sins, sequência de nãos, interrupção de padrão , técnicas de confusão, reenquadramento, ressignificação, humor, justaposição de opostos, jogos de palavras... Auto-hipnose: toda hipnose é auto-hipnose. Acessando nossos recursos interiores. Sugestões pós-hipnótica.

Na quinta parte há que se ler e intuir uma excelente entrevista com Betty Alice Erickson, e na sexta parte, apresentação de caso, as principais induções, e mais uma antológica história: Não Temos Nada a Temer Senão o Próprio Medo.

Referências bibliográficas e sugestões de leituras complementam a obra.

Paul Adler, que se aproximou da terapia ericksoniana num momento de profunda dor e desafios pessoais, permite ao leitor que a voz de Erickson nos acompanhe à medida que vamos lendo e vivenciando "Hipnose Ericksoniana – Estratégias para a Comunicação Efetiva".

João Nicolau Carvalho, professor universitário, trainer em PNL

Para comprar: Livraria Cultura, Loja Act Institute
Página do livro: Hipnose Ericksoniana