HIPNOSE, O Caminho Secreto do Eu

Livro do Mês - Setembro de 2015

Capa do Livro

“HIPNOSE: O Caminho Secreto do Eu”, embora muito utilizado na Espanha e na América Ibérica, circulava apenas perifericamente no Brasil e em Portugal, principalmente entre os mestrandos e doutorados em Hipnose.

Temos, agora, edição em português, enriquecendo a bibliografia sobre um assunto que, a partir da PNL, e seu Modelo Milton, vem enriquecendo o conhecimento e uso dessa ferramenta de mudança comportamental em nosso país.

O autor de “HIPNOSE; O Caminho Secreto do Eu” é o argentino de origem espanhola, Juan Carlos Naranjo Alcega. Psicólogo, Doutor em Psicologia e em Hipnose, Trainer em PNL, Psicoterapeuta e Hipnoterapeuta na Espanha, autor e coach é, também, presidente e professor da AIHCE-Asociación Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental, entidade que mantém em Barcelona, cursos de pós-graduação, presenciais e semipresenciais,  de Hipnose  Clássica e Ericksoniana.

“HIPNOSE: O Caminho Secreto do Eu”, embora um livro técnico, é de leitura muito agradável, povoado apenas com os termos técnicos indispensáveis, que vai, em suas trezentas páginas, didaticamente iniciando o leitor pela história e caminhos evolutivos da Hipnose, desde a fase oral da humanidade até o período atual.

No prefácio o autor registra que a obra tem como fundamento, “gerar mudanças, e potencializar a concentração, a memória, a criatividade, superando bloqueios psicológicos, depressão, medos, fobias, timidez, maus hábitos, obesidade, tabagismo, etc.”

Como o subtítulo indica a obra é um curso teórico e prático sobre Hipnose. Teórico, pois apresenta o rico e xamânico trilhar do processo hipnótico nas primeiras fases da humanidade – muito das crenças e práticas de transe perdurando até hoje em manifestações religiosas.

Naranjo, estudioso atento da neurociência, consultor e treinador de leitura dos movimentos oculares, enriquece o leitor com capítulos importantes sobre o cérebro e seus hemisférios digital e analógico, esquerdo e direito.

Configura o cérebro triúnico em suas fases reptilianas, límbicas, e o neocortex, e explica os tipos de memória. A mente e sua dualidade nos é apresentada.

Os Capítulos 5, 6 e 7 desvendam os processos da atenção e da percepção, o processamento do sistema sensorial. Chave de acesso visual. A Palavra. O sexto sentido. O órgão vomeronasal estudado por cientistas desde a década de cinquenta. Cheiros e feromonas. Distorções da realidade, a Sugestão e mais, são tópicos que facilitam o leitor a adentrar depois no mundo prático da hipnose.

Com o Capítulo 8, Hipnose, alçamos a possibilidade de conhecê-la e praticá-la. Diferentes conceitos e teorias são apresentados. E o Rapport entra em cena. Os estados hipnóticos são enunciados.

O leitor está, agora, com as informações indispensáveis para iniciar sua jornada pelos meandros da Hipnose: Estados Alterados de Consciência, Sono Fisiológico e Hipnose, Onde e Como se produz a Hipnose. Inibição sobre os Estímulos Externos são as vivências iniciais do caminhante.

O Capítulo 9 historia o Transe e seus diversos níveis, e como alcançá-los.

Técnicas de respiração e concentração são ensinadas no próximo capítulo. Diversas técnicas de Concentração como a Técnica dos 5 pontos, Teoria da Concentração Seletiva são disponibilizadas. E técnicas de relaxamento de Jacobson e de Schultz são ensinadas.

A Indução Hipnótica está no Capítulo 12, acompanhada de instigantes exercícios: testes de prova de sugestibilidade, de braço rígido, dos dedos imãs, dos balões e da melancia, de queda para trás e/ou para frente, teste das mãos coladas, são induções que o leitor poderá começar a praticar em função da praticidade didática dos ensinamentos.

Zona de Fratura, Modelos de Indução são historiados e explanados com a mesma desenvoltura pedagógica dos textos anteriores: Linguagem e Voz Indutiva, Cronologia da Indução, dos modelos clássicos ao ericksoniano; indução para crianças. A voz. As Pausas. Regressão de Idade. Modificar Crenças. Método do Filme. Tratamento de uma Fobia. Autohipnose. Hipnose Aplicada. Metáforas, Técnica do Tic-Tac, Casos Práticos de Tratamento, enriquecem, mais ainda o texto.

Estamos diante de manual de Hipnose, que alia, muito a contento, os aspectos teóricos com a prática. Uma obra que ensina o leitor a vivenciar a hipnose, seja  leitor comum, seja Hipnoterapeuta.

João Nicolau Carvalho, Terapeuta, doutor em  Hipnose.

Para comprar: Amazon Brasil, Amazon