Inteligência Aplicada

Livro do Mês - Dezembro de 2002

Capa do Livro

Golfinho comprometeu-se a, mensalmente, indicar um livro que, segundo sua editoria, mereceria estar em suas páginas como um texto de qualidade incomum, importante para o desenvolvimento do ser humano. O leitor, atento, notará que, em novembro último não houve indicação. Bem, ficamos aguardando alguns lançamentos prometidos por editoras brasileiras, e que não ocorreram. Mas finalmente, aparece uma obra que merece ser destacada, pelo seu conteúdo, pelo seu visual, e pela possibilidade de gerar belas mudanças no leitor. Inteligência Aplicada, recém-lançada pela Editora Arx, do grupo editorial e livreiro Siciliano, de autoria de Lair Ribeiro, é desses livros que, embora considerado de autoajuda, transcende em muito tal conceito, pois não apenas muda comportamentos, mas ensina a criar paradigmas, conhecer anatomia e fisiologia, aprender como se processa o pensamento, as várias formas de inteligência numa apresentação didática das proposições de Howard Gardner.

A partir da terceira parte, o autor brasileiro, best seller internacional como conferencista e autor, médico famoso, aqui e nos EUA, vai ensinando o que é aprendizado segundo Piaget, propõe exercícios que desafiam e estimulam a memória, a percepção e a intuição do leitor.

Na quarta parte de Inteligência Aplicada, embora destacando a importância do setor profissional, o autor introduz novas noções e práticas importantes para a vida diária. Autoconhecimento, relações interpessoais, e todo um ferramental inovador são colocados à disposição do leitor, para que problemas se transformem em desafios, e desafios em oportunidades. O leitor toma conhecimento da importância do pensamento sistêmico, das formas de pensar multidimensional, o todo e as partes, os atratores caóticos, a excelência emocional, sempre estimulado a vivenciar exercícios, para sentir na pele a melhoria de sua própria vida.

Na parte V, a última do livro, Lair Ribeiro, que até então apresentara e utilizara técnicas de PNL, Pensamento Lateral, Aprendizagem Acelerada, os "quatro quadrantes cerebrais", a Carpa, o Tubarão e o Golfinho de Dudley Linch, as teorias do venezuelano Luiz Alberto Machado sobre a não hereditariedade da inteligência, e a do brasileiro Luiz Machado que afirma enfaticamente, "que hereditária é a faculdade de ser inteligente, não a inteligência em si", -- Lair Ribeiro nos inicia numa nova ciência: a Memética.

Memética, uma ciência "resultante de uma abordagem multidisciplinar",que envolve biologia evolucionista, ciência cognitiva e psicologia evolucionista, e segundo o Dr.Lair Ribeiro, aparentemente pioneiro dessa matéria no Brasil, tem como objetivo "o estudo de ideias e crenças como unidades vivas, dotadas de capacidade de se difundir de um cérebro a outro como se fossem vírus". Difícil de entender? Não, o autor decifra o assunto, e nós acabamos praticando-a, transformando-a em instrumento de aprendizado.

Obra fartamente ilustrada com belíssimas imagens, todas contextuais, citações como partes integrantes do texto, atividades e exercícios altamente criativos, bibliografia, fazem do livro, dos tantos que o Dr. Lair Ribeiro lançou, um dos mais importantes de sua fértil biografia de divulgador e mestre de obras dos novos paradigmas.

Comentário de João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: Inteligência Aplicada