LIDERANÇA é uma questão de atitude

Livro do Mês - Maio de 2010

Capa do Livro

"LIDERANÇA é uma questão de atitude" é o novo livro de Karim Khoury, lançamento da Senac São Paulo, uma editora que vem se destacando no meio editorial brasileiro pelos importantes títulos e cuidadosa edição. É a quarta obra do autor: Em "Soltando as Amarras", demonstrou a importância da PNL no emagrecimento e mudança comportamental. A autoestima foi o tema principal de "Com a Corda Toda". Em "Vire a Página: Estratégias para resolver conflitos" demonstrou que a melhor forma de lidar com os conflitos é desenvolvendo habilidades para uma comunicação eficaz.

Karim Khoury, que é empresário, administrador, consultor de empresas, palestrante, trainer em Programação Neurolinguística, brinda-nos agora com um texto de primeira grandeza na área da liderança sob a ótica da PNL.

Na Introdução, com muita precisão, lembra que liderar "significa exercer influência sobre o que se passa ao seu redor, seja construindo a vida que você deseja para si mesmo, seja inspirando diferentes pessoas a caminhar na mesma direção".

E para que o leitor possa desenvolver a habilidade de liderar, o autor vai enunciando e trabalhando uma relação de temas fundamentais sobre liderança: comunicação (ação de tornar comum alguma coisa a outrem, ampliando os relacionamentos, gerando carisma), iniciativa, ou seja, ser proativo; postura de respeito, que leva ao feedback, que leva a construção de relacionamentos criativos.

Ensina a resolver conflitos, função importante na liderança. Determinação e flexibilidade, pois o líder há que exercer influência ecológica sobre si mesmo e sobre os outros. Diferentes gerações, diferentes estratégias, lembra assertivamente Karen Khoury, identificando modelos de liderança adequados a diferentes situações – e delineando modelos eficientes para "obter o compromisso da equipe".

Aprendemos a estabelecer e gerenciar acordos eficientes, estabelecer prioridades, resolução de conflitos, estratégias motivacionais, administrar pendências, pensamento sistêmico, cultura de aprendizagem – e mais, muito mais.

São doze capítulos, distribuídos em 159 páginas em que o autor agregou uma excelente bibliografia. São unidades repletas de sugestões, exercícios, ponderações, em que a prática e o teórico se aliam em benefício do leitor.

O autor demonstra que a proatividade da liderança é fundamental. Nos capítulos "Liderança Quântica" e "Diferentes Gerações, Diferentes Estratégias", ficam patentes a dinamicidade da liderança.

No capítulo final, "Reflexões sobre a liderança e as tendências do Mercado" o autor analisa o papel da liderança e propõe uma cultura para o desenvolvimento de novos líderes.

Karim Khoury, com mais uma obra indispensável, propõe um novo olhar sobre o aprendizado nas relações individuais e interpessoais.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, trainer em PNL