Livros de Boas Festas 2006

Livro do Mês - Dezembro de 2006

O ato de escrever um livro, mesmo a quatro ou mais mãos, é um ato solitário. A leitura da obra também o é. Mas é difícil encontrar um objeto mais solidário que o livro. O livro democratizou o conhecimento. O livro tornou o saber em geral, a filosofia, a ciência, a PNL, conhecidos em qualquer parte do mundo.

O Natal, o Ano Novo, estão em nossas portas, em nossa pele, nas ruas e praças. Golfinho, portal de Programação Neurolinguística dos países de língua portuguesa, propõe ao leitor que aproveite o momento mágico, festivo, que se aproxima para sugerir que presenteie seus amigos, parentes, conhecidos, com livros, livros de PNL. A PNL é magia, pura magia que ensina as pessoas a viverem em harmonia consigo próprio e com os outros. Ninguém é uma ilha isolada.

Cremos que para começar vale a pena examinar a listagem que Golfinho publicou em "Livro do Mês: Dezembro 2004". E "Livro do Mês: Dezembro 2005". Mas há novos títulos, excelentes títulos, que colocamos à disposição do leitor.

Há, por exemplo, "Mudando para Melhor", de autoria do brasileiro Kau Mascarenhas, que irá presidir o "V Congresso Latino-Americano de PNL". O autor criativamente junta a Programação Neurolinguística com o transcendental, com a espiritualidade que impregna a sabedoria humana, em todos os continentes, em todas as épocas, independentemente de credos e rituais.

Há a preciosidade de "Transformando-se" de autoria de Steve Andreas e Connirae Andreas, um livro para você aprender a gerenciar mudanças importantes. A dupla forma o casal que mais tem escrito sobre a Programação Neurolinguística. Steve e Connirae estão sempre enriquecendo Golfinho, em artigos e livros.

Richard Bandler está presente com "Engenharia da Persuasão", uma outra ótica de o leitor conhecer a PNL, tomar conhecimento das novas técnicas que o genial Bandler vem agregando nos últimos anos para enriquecer mais ainda o que ele e Grinder criaram. E presenteia você também com "Usando Sua Mente – as coisas que você não sabe que não sabe", leitura imperdível.

"Vivenciando Erickson" de Jeffrey K. Zeig, e "O Homem de Fevereiro" de autoria de Milton Erickson e Ernest L. Rossi são duas obras indispensáveis para se iniciar um mergulho no imaginário ericksoniano, alimentar-se um pouco da genialidade de Erickson, o criador da moderna hipnose, do transformador da metáfora em instrumento terapêutico, do inspirador do Modelo Milton da PNL.

"Conversas Difíceis", de autoria de três professores de Harvard, Douglas Stone, Bruce Patton e Sheila Heen seria um excelente presente para quem anda com dificuldade de conversar, trocar ideias, de se relacionar com as pessoas. Você aprenderá muito sobre Posição Perceptiva. Grinder está bastante presente na obra.

De Leslie Cameron-Bandler podemos mencionar "O Refém Emocional", um excelente texto que nos ensina a resgatar nossa vida afetiva, uma das obras mais intimistas da Programação Neurolinguística , repleto de histórias e emoções. De perdas ressignificadas em ganhos, em experiências. Leslie é uma das pioneiras em Metaprogramas, outro instrumento eficaz para mudanças disponibilizado pela PNL.

"Contos de Fadas para aprender a viver" é de autoria de Rosetta Forner, uma obra que propõe ao leitor reconectar-se com a sabedoria primordial utilizando técnicas de PNL. A mitologia, as histórias de fadas, que povoam o imaginário humano, servem como metáfora para alavancar mudanças interessantes, criativas. O Modelo Milton tem papel importante na estrutura dessa obra.

O brasileiro Karim Khoury, presente também com outros títulos em Golfinho, lançou no início do ano uma obra em que prioriza a resolução de conflitos, "Vire a página: Estratégias para Resolver Conflitos". Conflito um assunto lamentavelmente presente no cotidiano do ser humano. Em linguagem congruente, alicerçado em bases importantes da PNL, o autor nos ensina a trabalhar ecologicamente os conflitos pessoais, institucionais e profissionais que povoam o ser humano.

"Campeões de Vendas – Como Construir Relacionamentos e Adquirir Clientes" de autoria do brasileiro Glauber Robson e do norte-americano Donald J. Moine tem como enfoque primordial a construção, em alto nível, de relacionamentos entre quem vende e quem compra. Mas como toda obra de PNL o livro vai muito além, e na verdade é um manual de PNL que ultrapassa de muito o que o título sugere.

Tudo bem, e livros para a garotada? O leitor poderá novamente verificar as sugestões registradas em "Livro do Mês: Dezembro de 2004" e "Livro do Mês: Dezembro 2005". E, também, claro, examinar atentamente os títulos da "Coleção Toque Mágico". Talvez o pai, a mãe, o tio, os amigos, encontrem um excelente auxílio para alguma criança que esteja com problemas de enurese, medos, problemas advindos da separação dos pais. São três gostosos livrinhos: "O Macaquinho e o Cavalo", "José, os Carneiros e os Lobos", e "Os Coelhinhos e o Cão de Três Pernas". Os autores, Luís Otávio, Del Rodrigues, e Regina Rodrigues, entendem do riscado, e são brasileiros.

A lista poderia continuar, é claro. Em Golfinho você encontra listagens de excelentes livros de Metáforas, por exemplo. Mas pressinto que o listado está de bom tamanho. Um excelente Natal caríssima leitora, caríssimo leitor. E Boas Festas. Que 2007 nos presenteie com um mundo em que haja mais espírito de Paz, de Harmonia, de Criatividade. Que as crianças aprendam em nossas escolas a sonharem e adultos a trabalharem por um mundo melhor, mais justo, mais humano. Precisamos cuidar com mais carinho da nossa belíssima moradia, a Terra.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado