Livros de Boas Festas 2007

Livro do Mês - Dezembro de 2007

O Natal e o Ano Novo estão chegando. É hora de presentear os amigos com bons livros. E/ou se presentear. Golfinho, como tradicionalmente o faz em dezembro, apresenta abaixo uma série de títulos de Programação Neurolinguística que entende como uma excelente lembrança para marcar as passagens natalinas e de início de ano.

As obras de PNL que marcaram o ano em edição e/ou reedição, entre outros títulos, podemos citar: ABORDAGEM MENTECORPO de autoria do brasileiro Nelson Marins que aborda assuntos da mente e do corpo com um estilo muito vivaz, bem blanderiano.

Outro livro que veio enriquecer o acervo bibliográfico da área de interesse desse Portal de PNL da Língua Portuguesa foi GRUPO DE CRESCIMENTO de Tereza Robles, mexicana, muito conhecida dos brasileiros em função de seus seminários ericksonianos e pelas diversas obras traduzidas em nosso país.

APRENDIZAGEM DINÂMICA, volumes I e II, de autoria de Robert Dilts, um dos grandes formuladores da PNL, e Todd A. Epstein, é obra fundamental para os que se interessam e/ou aplicam a PNL na área de ensino e aprendizagem. Também no contexto de apresentações e aprendizagem há que se destacar o livro de Robert Dilts, ENFRENTANDO A AUDIÊNCIA.

Outra obra de grande valor de Dilts com a coautoria de Tim Hallborn e Suzi Smith é CRENÇAS-Caminhos para a saúde e o bem-estar. O próprio título indica o assunto: o vínculo das crenças com a nossa saúde.

Joseph O’Connor, autor britânico de rica bibliografia e que regularmente atua em nosso país, apresenta, junto com Ian McDermott, uma obra muito singular, ALÉM DA LÓGICA, que enriquece o pensamento sistêmico com as pressuposições da PNL.

VOCÊ NASCEU PARA VENCER da brasileira Mirtes Carneiro é outro livro que disponibiliza ao leitor técnicas simples e eficazes para nos ajudar a tornar o nosso cotidiano mais rico, mais criativo, mais feliz.

ANSIEDADE, FOBIAS E SÍNDROME DO PÂNICO é outro livro de real importância para quem quer entender essas doenças modernas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo – e como curá-las. A autora, Elaine Sheehan é britânica com rica atuação na área da saúde.

Encerramos, em parte, as indicações com o gostoso NEUROLINGÜÍSTICA: Práticas para o dia-a-dia dos pioneiros franceses Nelly Bidot e Bernard Morat. O título diz tudo: uma obra para você praticar diariamente a PNL – e gerar bons resultados.

Golfinho encerra em parte, pois sugere também clicar em Livro do Mês: dezembro 2004, Livro do Mês: dezembro 2005, Livro do Mês: dezembro 2006, onde outras obras, outros títulos, belíssimos conteúdos, encherão seus olhos de contentamento, de ricas possibilidades de ampliar o autoconhecimento.

Feliz Natal, Boas Festas.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado