Livros de Boas Festas/2016

Livro do Mês - Novembro de 2016

O Natal está aí, enfeitando as ruas e avenidas, as casas comerciais. Algumas propagandas são de Boas Festas nos alertando que, após as festas natalinas, virão os festejos de ano novo. Papais Noéis estão trajando suas roupas habituais, e os pais colocam seus filhos nos colos do bom velhinho, e tiram fotografias. Algumas crianças se assustam.

Golfinho, como faz anualmente, lembra aos ilustres leitores que o livro é o objeto ideal para se presentear a uma pessoa, filho, parente, amigo/amiga, principalmente em datas importantes.

A nossa lista de títulos, que relacionamos abaixo, são obras que foram indicadas, no ano em curso e em 2015, como “Livro do Mês”, não necessariamente registrado agora na mesma ordem de recomendação:

Começamos com “Liderança – é uma questão de atitude”, Editora Senac São Paulo, de autoria de Karim Khoury, brasileiro, autor de diversas obras importantes de Programação Neurolinguística. O livro, como o próprio nome indica, trata de liderança, e como sabemos milhares de novos vereadores e prefeitos municipais serão empossados em todo o país. Nada melhor que presenteá-los, e às lideranças em geral, com uma obra que gere, nos nossos comportamentos, uma liderança eficaz e honesta.

Mude a sua vida com a auto-hipnose”, é de autoria de de Miguel Cocco, psicólogo português de fama internacional, que esteve recentemente em Salvador, Bahia, ministrando curso de Hipnose Conversacional. Golfinho publicará entrevista com Cocco no início de 2017. A obra nos ensina a planejar estrategicamente uma benéfica nova consciência – e a vivenciá-la, em benefício de si próprio e dos outros.

Motivação para leigos”, de autoria de Gilliam Burn, edição da Alta Books, Rio de Janeiro, faz parte de uma coleção multidisciplinar de livros, publicados nos principais idiomas do mundo. E é uma obra que apresenta belas e eficazes técnicas para impulsionar e potencializar nossa motivação, com relação ao trabalho, saúde e bem-estar, família, amigos, relacionamentos, estudos, sociedade.

Exercícios de Programação Neurolinguística para Leigos”, edição também da Alta Books, de autoria de Romilla Ready e Kate Burton, é uma excelente obra para se vivenciar dezenas e dezenas de belos exercícios da PNL. Aliás, indicamos, também, outra obra das mesmas autoras, e da mesma editorial: “Programação Neurolinguística para Leigos”, livro que tem como objetivo atingir positivamente qualquer um que seja fascinado por pessoas. Por esse enfoque experimental, a PNL encoraja as pessoas a tomarem as rédeas das próprias vidas. Atrai um desejo de ‘seguir adiante’ e abre as mentes para novas possibilidades. O livro é de leitura agradável, prática, acessível e útil para todos os que o leiam e o vivenciem. Algumas das ideias e exercícios podem ser um pouco diferentes do habitual. Mas o enfoque da PNL é experimentar primeiro, colocando de lado sua desconfiança e, então, perceber o seu aprendizado. Outro ótimo presente.

Roteiros de Hipnoterapia - Ideias para uma boa hipnose!”, de autoria médica, escritora e conferencista brasileira Sofia Bauer, é outro excelente livro-presente. Edição da Wak Editora, Rio de Janeiro, é, antes de tudo, um modelo, aberto, altamente ericksoniano, para o terapeuta recriar novas induções, transfigurar sob medida uma realidade a partir da história de seu cliente. São 221 páginas de histórias, enredos metafóricos, poeticamente imprecisos, -- Modelo Milton, como nos ensina a PNL, inverso do Metamodelo.

Treinando com a PNL - Recursos da programação neurolingüística para administradores, instrutores e comunicadores”, de Joseph O’Connor e John Seymour, edição da Summus Editorial, São Paulo, é outro belíssimo presente, especialmente para professores, instrutores, treinadores. Os autores apresentam brilhantemente os meandros necessários para o leitor acessar os recursos indispensáveis para aplicar com desenvoltura técnicas de PNL nas áreas de treinamento pessoal e organizacional.

Coaching Passo a Passo”, -- outra obra de primeira grandeza que nos ensina didaticamente a evocar no cliente “respostas e ações”, em vez de aconselhamentos, -- tem como coautores Luiz Augusto Paiva, advogado com larga experiência, no Brasil e nos EUA, nas técnicas de Coaching e de PNL; Jairo Mancilha, médico com doutorado, presidente do INAp-Instituto de Neurolinguística Aplicada, Trainer em Programação Neurolinguística e em Coaching, e John Richards, americano, consultor executivo de negócios, Master e Trainer em PNL, com certificação em Hipnoterapia Clínica.

Quem disse que seu aluno tem problema de aprendizagem?, lançado pela WAK Editora, Rio de Janeiro, é de autoria de Renato César Bini, conferencista, “coach” educacional, violonista clássico. Um livro que dá a vocês, leitores, alunos, pais, professores, lideranças políticas e educacionais, o caminho, passo a passo, o conhecimento, as técnicas de se utilizar criativamente o cérebro. Suas 157 páginas ensinam diversas técnicas e ferramentas que aprimoram nossa estratégia de aprendizagem. Aprendemos a decodificar o código, o processo de como os jovens estruturam suas informações. “Conseguir entrar no mundo do seu aluno” é o grande segredo, registra com muita propriedade Renato Bini.

Deixe de Fumar Hoje - Sem ganhar peso”, é de autoria do britânico Paul McKenna, bastante conhecido dos leitores de Golfinho. A maioria de suas obras foram e estão sendo publicadas, com muito esmero, em Portugal pela Editora Lua de Papel. Paul McKenna, trainer em PNL, com formação também em Hipnose Clínica e doutoramento em Filosofia, é – segundo o Sunday Times – o autor britânico de não ficção mais vendido no mundo. “Deixe de Fumar Hoje” é uma obra de fácil leitura, e altamente vivencial, tanto para os que querem abandonar o cigarro, embora imaginando não conseguir, quanto para aqueles que temem conseguir vencer o vício.

Há muitas outras indicações, na verdade dezenas de excelentes obras, relacionadas por Golfinho em “Livros do Mês”. Optou-se, na atual relação, colocar obras de fácil acesso em livrarias e que não constassem de relações anteriores.

Excelentes leituras. Excelentes presentes. Boas Festas. Estaremos de volta, com novas sugestões, no início do próximo ano.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Coach.