Manual de Hipnoterapia Ericksoniana

Livro do Mês - Março de 2010

Capa do Livro

Golfinho, portal eletrônico de PNL, está completando 14 anos de relevantes serviços prestados à comunidade de língua portuguesa. Em suas páginas se disponibilizam um dos maiores e mais importantes acervos de artigos, ensaios e exercícios de Programação Neurolinguística – páginas enriquecidas mensalmente.

O Livro do Mês, parte dos festejos de natalício, é de autoria de uma brasileira que vem revolucionando o que, nós da PNL, denominamos Modelo Milton: Sofia Bauer, que vem de lançar mais uma obra de fundamental importância para o entendimento e a prática do legado de Milton Erickson: Manual de Hipnoterapia Ericksoniana, Wak Editora, Rio de Janeiro.

Sofia Bauer é catarinense de nascimento, e mineira por trajetórias da vida. Médica (UFMG) com especialização em psiquiatria. Com formação em Hipnoterapia Ericksoniana, pela Milton H. Erickson Foundation, Sofia Bauer no Brasil, e Teresa Robles no México, são as duas latino-americanas que mais exercitam, praticam, divulgam e ensinam a arte de comunicação ericksoniana. Teresa Robles possui livros publicados no Brasil, e Sofia no México. O leitor poderá conferir clicando em Livros de Hipnose, onde estão relacionados, com breves comentários, as obras de Sofia.

Manual de Hipnoterapia Ericksoniana é, sem dúvida alguma, uma obra temática mais completa jamais escrita em nosso idioma. Suas 252 páginas focalizam com invulgar riqueza a história da hipnose, fazendo o leitor passear pelo Egito faraônico, pela China mítica e pela Grécia mitológica até aportar no Século XXI. No belo passeio, além da história e da conceituação, Sofia Bauer, com concisão e precisão, vai nos esclarecendo sobre a fisiologia, os mitos, as sugestibilidades, os fenômenos hipnóticos.

A autora, com os dois capítulos iniciais, prepara o leitor para trilhar os meandros do modelo da hipnoterapia ericksoniana."A Psicoterapia ericksoniana é uma abordagem feita sob medida para cada tipo de paciente, focada na solução do problema e baseada na utilização de tudo aquilo que o paciente traz, inclusive a resistência à sua própria melhora. A hipnose ou a linguagem hipnótica é inserida como uma ferramenta útil para acessar a mente mais profunda do sujeito e conseguir aflorar os conflitos e os ajustes mais facilmente". Eis o cerne da obra, o texto acima prenhe de induções, de roteiros que serão aclarados, semeados com maestria ao longo dos capítulos. Hipnose Clássica e Ericksoniana, indução naturalista, utilização do Metamodelo, Sequência de pequenos passos, o que o terapeuta poderia utilizar, o duplo vínculo, e muito mais, tudo vai sendo esclarecido, metabolizado pelo leitor pelas artes indutivas da autora.

No capítulo 4, "O Uso de Metáforas em Hipnoterapia", Sofia principia nos contando uma história: "Lembro-me de uma história há muito tempo contada..." Você está fisgado, estamos fisgados, prontos para a leitura da Parte Teórica, onde conhecemos a arte de contar, de metaforizar. "Metaforizar é essencial. É o meio de ser indireto, de conversar a língua do inconsciente. A pessoa guarda com mais facilidade casos, histórias, interpretações metafóricas do que conversas e interpretações lógicas. As metáforas ficam como uma ponte de tratamento. O cliente vai embora, mas leva algo de que, se a metáfora foi feita de acordo e sob medida para aquele sujeito, não se esquecerá".

E como fazer sob medida? Está na parte prática do mesmo capítulo: "Como Montar Histórias de Acordo com Cada Pessoa". É uma das partes mais importantes do livro de Sofia, pois ela detalha magistralmente os segredos da metáfora, da história, como instrumentos de mudança. Puro Erickson, agora aclarado pela didática de quem sabe ensinar, desvendar, o legado ericksoniano. Ilustrações, textos, contextos, histórias muitas histórias, metáforas muitas metáforas, e mais histórias: Pollyanna, o jogo do contente, livro disponibilizado por Golfinho.

Uma vez perguntaram a Buda como ele fez para andar 2.OOO km. Ele respondeu que bastou dar o primeiro passo, os outros vieram a seguir, um depois do outro...

Demos os passos necessários para chegar ao Capítulo 5, "Técnicas de Hipnoterapia", em que Sofia Bauer, lembra mais uma vez que "o importante e fazer uma única terapia para um único cliente com seu problema único". Belo desafio, sim belíssimo desafio, pois o livro expõe, detalha, registra, todas as técnicas: indução de relaxamento progressivo, respiração azul, levitação das mãos, indução de lugar seguro agradável, técnica passo a passo em cima do sintoma, técnicas de entremear palavras, de aprofundamento de transe, sonhos induzidos, distorção do tempo, confusão mental, técnicas com crianças, e mais, muito mais, técnicas testadas, grande parte delas criadas e/ou recriadas pela própria autora.

O próximo capítulo, "Regressão e suas Técnicas", ilustrado, explana regressões, Linha de Tempo, técnicas de progressão, além de uma instigante Técnica do Segredo, calcada na Lei da Atração.

Casos Clínicos são tratados no sétimo capítulo. E em negrito a autora nos alerta: Todo sintoma é uma tentativa de solução. Diversos casos, hipertensão, úlcera, impotência, vaginismo e frigidez, depressão, são historiados, transformados em sessão. Continuamos aprendendo.

Finalmente, no último capítulo, o oitavo, os conselhos finais de quem é mestra no assunto. Referências bibliográficas encerram o excelente Manual de Hipnoterapia Ericksoniana, que por certo terá muitas edições e traduções. Obra imperdível para médicos, dentistas, profissionais da saúde, terapeutas, e para todos aqueles que sempre ansiaram em conhecer a poética ericksoniana que permite acessar o idioma de nosso inconsciente.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, trainer em PNL

Para comprar: Livraria Cultura