Mentes Brilhantes

Livro do Mês - Janeiro de 2017

Mentes Brilhantes - Como Desenvolver Todo o Potencial do seu Cérebro

MENTES BRILHANTES, que tem como subtítulo “Como Desenvolver Todo o Potencial do Seu Cérebro”, é de autoria do brasileiro Alberto Dell’Isola, e publicado pela Universo dos Livros Editora, da cidade de São Paulo. Alberto é graduado em Psicologia e Mestre em Filosofia do Direito. Foi o primeiro brasileiro a participar do Campeonato Mundial de Memória, em 2007, no Bahrain. Campeão brasileiro, quebrou dois recordes latino-americanos: memorizou 289 cartas de baralho em uma hora, e 280 dígitos, também em uma hora. É autor também de outras obras importantes, entre eles, os best-seller MENTES FANTÁSTICAS e MENTES GENIAIS, também editados pela Universo dos Livros. O Autor de MENTES BRILHANTES, Livro do Mês de Golfinho é, também, um dos maiores Hipnólogos do país, ministrando cursos e palestras nas principais cidades brasileiras, e no exterior.

MENTES BRILHANTES é uma obra, de 207 páginas, belamente ilustradas, em que o autor nos quinze capítulos vai apresentando técnicas e exemplos de como gerar nos leitores uma memória de primeira grandeza. Alberto Dell’Isola confessa que não possuía uma memória brilhante, e que a partir de 2004, “passou a criar diversas técnicas que lhe possibilitariam, em apenas 2 anos, tornar-se um dos maiores mentatletas do mundo”, conforme atestam as revistas Veja, VIP, NOVA, Seleções Reader’s Digest, e entrevistas em programas de TV: Caldeirão do Huck, Fantástico, Domingão do Faustão, entre outros.

Memória, tipos de memória, estratégias externas e internas, auxílios mnemônicos, reminiscência, memória fotográfica, imagens mentais, monitoramento da memória, foco, localização, sinestesia, movimento, simbolismo, sensualidade, humor, desproporção/exagero, e cores são explicitados , definidos, para o leitor iniciar o aprendizado da arte da memória.

As estratégias internas recebem tratamento especial e você fica íntimo dos diferentes tipos de domínios de memória, gatilhos de memórias, memorização e decoreba, como se lembrar de intenções, memória dos conhecimentos, métodos das jornadas, do vínculo ou da história, flash cards, e acrônimos são esmiuçados, e alguns testados em exercícios; o método de John Place é apresentado.

Memorizando Números é o foco principal do terceiro capítulo: a importância dos números em nossa vida, o sistema pela forma, o sistema pela rima, são apresentados e praticados em exercícios. Você aprende a lembrar quantidades, tabela periódica, a transformar, praticando, números em palavras – e como aplicar o sistema fonético para memorizar números.

O Capítulo Quarto apresenta “O Método Dell’Isola para Aprender Idiomas”, metodologia famosa, com instituição própria em Belo Horizonte, e aplicada também em São Paulo, que permite a você, estudante, a aprender e/ou revisar o idioma estrangeiro que estuda.

Mentes criativas e o que é Criatividade tem belos espaços: além de explicar o que significa ser criativo, ficamos conhecendo personalidades criativas. Albert Einstein, Ludwig van Beethoven, Leonardo da Vinci, Antoine Lavoisier, são apresentados, e suas mentes estudadas. A criatividade é conceituada, explicada, historiada, e traços das pessoas criativas explanados. O leitor aprende e vivencia as etapas do processo criativo. Agora você mergulha em texto que irá aumentar sua criatividade, e que não há fracasso, e sim experiência.

Os bloqueios à criatividade, o reparo de crenças limitantes recebem cuidado especial de Alberto Dell’Isola. E Steve Jobs entra em cena: seu belíssimo discurso para os formandos da Universidade de Stanford, EUA, é transcrito integralmente, pois é um exemplo de como acessar a mente criativa. E, também, uma lição de vida.

O Brainstorming, técnica de geração de ideias, é ensinado, teorizado, aplicado. Sob a égide de Fernando Pessoa: “Viver não é necessário. Necessário é criar” – o leitor adentra heuristicamente caminhos das “Dinâmicas Individuais”, a mitologia sobre criatividade, e técnicas para se atuar e desenvolver a criatividade, individual ou em grupos, que possui um capítulo especial, criativa e didaticamente esmiuçado, que é o perfil do livro. E mais instigantes exercícios. A obra exala prática em suas páginas.

Os mapas mentais, de Sir Tony Buzan, Cavaleiro Britânico em função dessa sua obra, que a UNESCO adota, mas que os burocratas do MEC, ainda não disseminaram pelas escolas e colégios do país, -- são apresentados e demonstrados, com ilustrações e textos, de como se criar para memorizar nossas leituras, estudos, ideias criativas.

A leitura dinâmica também faz parte do texto para dar a você mais um instrumento para ampliar a sua intimidade com uma obra literária, e desenvolver instrumentos para melhorar o seu gosto pelas leituras. A leitura é fundamental para a nossa cidadania.

Um livro prático, metodologicamente escorreito, calcado num estilo inteligente, conciso e preciso, que deveria ser adotado em nossas escolas para ensinar nossos alunos, cidadãos brasileiros do porvir, a ficarem mais organizados e criativos, determinados e flexíveis.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, Trainer em PNL, e Hipnoterapeuta* 

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: Mentes Brilhantes