Mude a Sua Vida Com a Auto-Hipnose

Livro do Mês - Agosto de 2016

Mude a Sua Vida Com a Auto-Hipnose

Miguel Cocco, Psicólogo português, conferencista conhecido internacionalmente, com diversas pós-graduações na área de Hipnose realizadas em Portugal, Estados Unidos e Grã-Bretanha, Hipnoterapeuta, membro da IMAGINAL – Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Experimental, e de outras entidades internacionais, autor de “Emagreça com o Poder da Mente”, Livro do Mês/Maio 2016 de Golfinho, vem de  apresentar a nós brasileiros, mais uma obra de capital importância para quem deseja gerar mudanças ecológicas em sua vida com as técnicas de auto-hipnose.

O autor deste comentário pratica auto-hipnose há anos e ensina a seus clientes no consultório, gerando, segundo quase centenas de depoimentos, melhoras expressivas, tornando o praticante mais organizado e criativo, mais determinado e flexível, em outras palavras, tornando sua vida mais saudável, mais feliz.

É o que nos ensina o Dr. Miguel Coco em “Mude a sua vida com a auto-hipnose”. Demonstra como é fácil e simples praticá-la. A focar, a planejar estrategicamente uma benéfica nova consciência – e a vivenciá-la, em benefício de si próprio e dos outros.

Miguel Cocco propõe, e demonstra, nas 207 páginas de uma bela edição da Lua de Papel Editora, do grupo lusitano Leya,-- obra enriquecida com ilustrações e exercícios, -- que a auto-hipnose  “é imprescindível para aquelas pessoas que querem tomar conta da sua própria vida.” Vai aprender e vivenciar, nas palavras do Autor, “estado modificado de consciência em que focamos a nossa atenção a ponto de conseguirmos trabalhar em nós aquilo que precisamos de melhorar”.

Miguel Cocco possui uma biografia singular, digna de ser modelada, com ricas experiências laborais na Suíça, Estados Unidos, e Inglaterra. E, ao retornar a Portugal, após ricas experiências na área empresarial, descobre mais uma vocação, a de propiciar mudanças comportamentais em pessoas e organizações através da Psicologia, com foco na Hipnose e na Programação Neurolinguística.

Eu disse no comentário anterior, publicado em maio do ano corrente, em Golfinho, que os ensinamentos de Cocco transcendem o título da obra – ele enriquece a vida de seus leitores, de seus mapas, permitindo usufruir de uma nova vida, ampliando a sua maneira de ver, ouvir, sentir, metaforicamente trazendo alegrias ao nosso coração.

Em capítulos concisos e precisos, em linguagem escorreita, de fácil assimilação, o Autor vai ensinando a expandir sua mente, a recepcionar com alegria um pouco de neurociência, a conhecer melhor o nosso cérebro, a vivenciar o riso, a pintar de olhos fechados, a aprender ginásticas mentais para exercitar os neurônios.

Você é capaz de tudo! Sabia?” Com essa afirmação e desafio, o Dr. Miguel Cocco, vai ampliando a curiosidade em torno de seu cérebro, leitor, “através da fantástica aptidão que tem para se moldar às suas necessidades”. E a apresentar com esmero como se cria e gerencia “novas representações subjetivas, novas ressignificações e novas conexões, promovendo mudanças ou estimulando a pessoa a encontrar recursos internos que auxiliem no seu processo de mudança de comportamento”.

O livro “Mude a sua vida com auto-hipnose” é um tesouro, rico de mapas para você ampliar seu território: você aprende hipnose para adormecer, a conhecer as ondas cerebrais, e fazer testes interessantes.

A partir de um determinado momento o leitor tem a sensação --, esteja sentado numa cadeira, ou sofá, ou no seu quarto –, que está preparado para iniciar os primeiros passos na prática da auto-hipnose. Tem consciência de que suas ferramentas pessoais estão prontas para entrar em ação, a experenciar o fluir pelos meandros do êxtase, da clareza e alegria interior, a transformar problemas (reação) em desafios (proação). Aprende a técnica de ser mais feliz, a meditar a história de sua vida, a se testar para descobrir o grau de pessimismo e otimismo.

Há um capítulo especial sobre mindfulness, arte que tem raízes no budismo, “e está cientificamente comprovado que traz muitos benefícios para a saúde.” Mindfulness, lembra Cocco, “é a arte de prestar atenção, de nos focarmos no momento presente. É não ficarmos presos ao que vivemos no passado, nem termos ansiedade em relação ao futuro que se aproxima. É viver apenas este momento – o agora --, de forma presente e atenta, sem julgamento, para percebermos o que se passa em nós, no nosso corpo”.

Sabedoria Oriental apresentada com sabedoria para nós ocidentais poder vivenciar, a diminuir o estresse, “a melhorar a capacidade de tomar decisões e gerir emoções, e contribui para um corpo e mente mais saudáveis,” com efeitos positivos na sua vida pessoal e profissional.

E o passeio ao seu futuro ecológico continua: âncoras em hipnose, exercício de mindfulness, como tomar decisões importantes, entre outros aprendizados.

Registra o Autor num lembrete que o “mindfulness é bom para auto-hipnose porque o coloca num estado de rapport  (confiança e empatia) consigo mesmo”.

Um aprendizado completo: capítulo sobre Hipnose historia com precisão essa arte imemorial do ser humano. E que a magia da Hipnose, afiança Cocco, “está toda dentro da nossa cabeça”.

Alguns lembretes de Cocco: “A hipnose é um estado modificado de consciência natural no homem e acompanha-o há milhares de anos. Já se praticava no Antigo Egito.” – “O nome mais influente da hipnose no século XX é Milton H. Erickson, um médico psiquiatra norte-americano que defendeu a importância da relação terapeuta-paciente e foi pioneiro em padrões de linguagem subtis”. Ou sutis, como prefere o português falado no Brasil. É importante conviver com Camões, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Guimarães Rosa – e vivenciar auto-hipnose com musicalidade fadista.

A partir da página 105, o leitor, antes beliscando  caminhos auto-hipnóticos, mergulha no mundo da auto-hipnose. Belos exercícios são configurados com palavras poderosas para serem praticados. Relação (e Respiração), Indução, Aprofundamento, Sugestões pós-hipnóticas, Acordar (RIASA) é uma espécie de bússola, a instigante metáfora é de Miguel Cocco, “que nos orienta naquilo que temos de fazer durante uma sessão de hipnose ou auto-hipnose”. O astrolábio, antepassado da bússola, estudado na Antiguidade por Euclides, Ptolomeu, Hiparco de Niceia e Hipátia de Alexandria, foi aprimorado pela Escola de Sagres, transformando nossos antepassados portugueses em grandes navegadores. Agora a bússola RIASA, idealizada por Miguel Cocco, nos transforma em nauta de nosso próprio corpo, de nossa vida. Quer um exemplo? Um fumante, que deixou de fumar graças à RIASA. E a fábula do elefante. E a decodificação da voz interior. E ao SOMMAR (Situação, Objetivo, Manutenção, Mudança, Abordagem, Recursos), outro invento do Autor, que nos transforma em potencial auto-hipnotista. É só começar a praticar, fazer como nossos antepassados, singrar nossos mares internos. Está tudo elucidado em capítulo especial para você se exercitar, a mexer no peso, trabalhar sua criança interior num belo encontro.

Betty Erickson, que tem um exercício de auto-hipnose publicado em Golfinho, faz parte do acervo de Cocco. E dois casos de Banda Gástrica com Hipnose são estudados.

Lembrete importante da PNL, registrado pelo Autor: “A nossa mente funciona como um computador. Todas as sensações que experimentámos ficaram gravadas na nossa mente como positivas ou negativas.” – Outros lembretes: “Com o nosso crescimento, surgiu em nós a mente crítica, que separa o consciente e o inconsciente.” – “O que fazemos em hipnose é distrair a mente crítica para conseguir aceder ao subconsciente e introduzir nele sugestões que nos são benéficas.” – “Através da auto-hipnose conseguimos transformar experiências e comportamentos negativos em positivos”.

Outras informações sobre a mente? Releia a “Teoria da Mente”. O verbo e as ilustrações ampliarão e segmentarão seu conhecimento.

A partir do Capítulo 10, GUIÕES DE AUTO-HIPNOSE, o Autor nos disponibiliza diversos exemplos de práticas e exercícios, para serem adaptados de acordo com as necessidades e circunstâncias. Como emagrecer. Como deixar de fumar. Como aumentar a autoconfiança. Auto-hipnose para dormir melhor, que o comentarista de Golfinho tem aplicado em seus clientes com excelentes resultados. Um novo começo. Como aprender melhor, outro exercício de primeira grandeza, que transforma a aprendizagem, em qualquer situação, como algo lúdico.

Quadros de Recursos Internos e Externos são didaticamente colocados em categorias para serem heuristicamente aplicados. Aplicados até à la carte.

Outras elucidações? O leitor encontrará a resposta, concisa e precisa, na Parte III da obra: (QUASE) TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER SOBRE A HIPNOSE E NINGUÉM LHE DISSE.

Uma bibliografia, com obras de autores estrangeiros, portugueses e brasileiros, facilitarão eventuais pesquisadores. E um CD com três induções auto-hipnóticas, gravado pelo Autor, faz parte de “Mude a sua vida com auto-hipnose”, um texto com rico contexto.

Uma obra de primeira categoria. Que Golfinho registra como “Livro do Mês” em função do rico conteúdo, e a primorosa facilidade com que o Autor trabalha o tema, demonstrando profundo conhecimento de Hipnose. E grande capacidade comunicacional nas pelejas com o verbo.

Jornais de Salvador noticiam, aliás, que Miguel Cocco estará, em meados de novembro, na capital baiana, ministrando Curso de Hipnose Conversacional.

João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, especialista em PNL, doutor em Hipnose.*

Para comprar: Livro Impresso, e-Book