PNL Para A Vida Diária

Livro do Mês - Maio de 2017

capa do livro - PNL Para A Vida Diária

PNL Para A Vida Diária - Programação Neurolinguística - O Poder Dos Arquétipos

Minhas leituras sempre foram libertas de ideologias. Leio Freud, mas Jung é mais condizente com a minha maneira de ver, ouvir, sentir, e conceituar o mundo. Jung, embora dualista, plantou algumas sementes do Oriente. João Anatalino Rodrigues, em “PNL PARA A VIDA DIÁRIA”, edição da Madras Editora, São Paulo, agrega os Arquétipos à Programação Neurolinguística, com toques que envolvem o “Caminho Quádruplo”, obra relacionada por Golfinho em sua riquíssima bibliografia e que é considerada uma síntese do trabalho das tradições xamânicas que nos remetem às raízes míticas da humanidade, ou seja, a nossa ecologia interior.

“PNL para a Vida Diária” foi publicada em 2014 e devidamente registrada em Golfinho. Mas somente agora, ao recebê-lo de presente de um amigo, colega de academia universitária, é que mergulhei em sua leitura.

E me encantei. É uma obra que, tendo como cerne, a Programação Neurolinguística, como um modelo moderno para esquematizar ecologicamente o nosso dia-a-dia, coloca como pressuposto de ação diversos enunciados oriundos dos pensares xamânicos, arquétipos, para alicerçar a nossa sabedoria. Aliás, o subtítulo do livro é “O Poder dos Arquétipos”.

É uma obra para você vivenciar o seu dia a dia com sabedoria, retidão, amor, solidariedade, uma espécie de código para a vida. Um livro que ensina como ser organizado, criativo, determinado, flexível.

São 144 páginas e o leitor, no Capítulo I, vivencia pressupostos fundamentais para a o início da caminhada, e no Capítulo II, mochila nas costas, envereda pela natureza: conhece a anatomia dos Arquétipos, o Caminho Quádruplo, e os espíritos da Luta, Cura, Visões e Saber, um simbolismo poético, a metáfora como bússola para encontrar o conhecido no desconhecido.

No terceiro capítulo você é orientado para assumir o papel do Guerreiro com seus pressupostos e poderes, com suas ferramentas, relações, vícios, Sombra e Persona, com singulares exercícios para se transmudar em Arquétipo Guerreiro: acesso ao Guerreiro Interior.

O Curador é o título do quarto capítulo: e você busca o caminho do Curador Equilibrado, conhecendo o que é doença, moléstia e saúde. Experimenta princípios de cura, suas ferramentas, as virtudes, e pratica singulares exercícios para acessar o Curador Interno.

Você se curou; pode curar o Outro. Você agora se embrenha na floresta do Visionário: garimpa poderes, faz uso do poder da metáfora, ressignifica os vícios do Visionário, se transforma num Líder: ritualiza-se e acessa o Arquétipo Visionário.

Mas você ainda não é Trainer: o sexto capítulo é que dá a você as ferramentas para se transformar em Mestre: os poderes, a ritualização, a capacidade metafórica, a meditação, o equilíbrio, o Mestre como Líder Natural acessando seu Mestre Interior. Com novos e instigantes exercícios.

Uma obra de fácil leitura que junta modernidade com nossas raízes pessoais e espirituais. Uma leitura espiritual da PNL como fazem, aliás, autores como Richard Bolstad, James Lawley, Penny Tompkins, Margot Hamblett, Robert Brian Dilts, Dona Weber, Steve Andreas, e tantos e tantos outros que fazem parte do riquíssimo acervo de Golfinho.

“PNL PARA A VIDA DIÁRIA” um caminho diferente para se trilhar caminhos da modernidade, que é a PNL, embebida de raízes culturais.

João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL.*

O livro está esgotado nas livrarias, você encontra na Estante Virtual

Para comprar: Livraria Cultura, Lojas Americanas
Página do livro: PNL Para A Vida Diária