PNL para Professores

Livro do Mês - Março de 2015

PNL para Professores

PNL para Professores - Com participação de 15 autores.

Golfinho nasceu sob a égide da Programação Neurolinguística. E PNL e educação-aprendizagem possuem elos indissolúveis. A PNL acelera a aprendizagem, gera ecologia comportamental nos seres humanos. Torna-os mais organizados e criativos, determinados e flexíveis.

A seção “PNL na Escola” é uma das mais ricas de “Golfinho”, apresentando enunciados e exercícios de primeira grandeza de autoria de Elvira Eliza França, Jairo Mancilha para citar dois autores e professores brasileiros.

Em “Livros” o leitor encontra o maior levantamento em português de obras de PNL para Aprendizagem e Educação, Uso da Linguagem, Crianças, Metáforas. Aliás, em www.metaforas.com.br Golfinho expõe um manancial de instrumentos e histórias voltadas para a educação de pessoas de todas as idades.

“PNL para PROFESSORES", Editora Leader, São Paulo, de autoria de 15 profissionais da PNL, vem se somar ao rico acervo bibliográfico relacionado pelo portal.

Prefaciado por Aline Davis, com Introdução de Deborah Epelman e Andréia Roma, o livro, através dos 15 coautores, em textos individualizados, facilita os sentidos da audiência para obter resultados mais eficazes, retratando diversas ferramentas e pressupostos da PNL (Alexandre Prado). Ana Cristina de Souza busca demonstrar a potencialidade de cada um, fortalecendo crenças, fazendo bom uso dos sistemas representacionais, expondo a Teoria da Limonada Suíça.

A PNL como alavanca de excelência no ensino, ser professor sob a ótica da PNL, os desafios do ensino, são temas tratados por Claudio Shen. Conceição Valadares desenvolve a relação professor e o lugar do aluno – relação professor X aluno, assunto altamente em voga em função do caos educacional vivenciado em nosso país, mais voltado para ideologias idealizadas em gabinetes, do que para a formação com cidadania das novas gerações.

Cristiane Farias registra que a PNL torna a arte de conhecimento ainda mais interessante, E Deborah Epelman apresenta-nos a PNL Sistêmica aplicada à educação.

O poder das metáforas para motivar os alunos e desenvolver a inteligência emocional, a atitude e a ética, são trabalhados por Deroni Sabbi e Lisete Gorbing, Eliana Apolinário Comério casa a Inteligência Emocional com a PNL e transporta-os para a sala de aula. Fábio Kasper em Destino: a chave para a motivação enuncia ferramentas de PNL importantes para a aprendizagem, algumas dessas ferramentas já mencionadas ou apresentadas em outros textos do livro.

Gilson Lira, em Professor de alta performance, agrega a PNL no processo educacional – e novamente encontramos interligações com artigos anteriores, meio repetitivo mas salutar. Uma nova pedagogia através dos modelos da PNL é o que propõe Mario Jorge Chagas.

Patrícia Cukier explicita estilos de aprendizagem e apadrinhamento. Sueli Cassis destaca o papel do professor como despertador da excelência humana, enfatizando os níveis neurológicos da estrutura sistêmica do ser humano. E Vinicius Franco em Acredite se quiser destaca a inspiração como posição perceptiva para geração de bons professores – e de excelentes alunos.

“PNL para Professores” é uma obra interessante e merece estar como “Livro do Mês” de Golfinho, principalmente pelo ineditismo do assunto tratado coletivamente por especialistas e instrutores da Programação Neurolinguística.

Registre-se em alguns textos a ausência de citações bibliográficas que facilitaria ao professor o aprofundamento no assunto. E faltou registrar para a aplicação de eficazes e lúdicas ferramentas de PNL em sala de aula o rico acervo de “PNL na Escola” e da página Metáforas, dois eventos de primeira grandeza, gerados por Golfinho, para a melhoria do ensino-aprendizagem.

Golfinho é uma fonte de instrumentos para a modernização e aprimoramento do ensino-aprendizagem. Como professor de Criatividade na Educação na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina testei muitas de suas técnicas, gerando excelentes acadêmicos, excelentes futuros professores.

Livro para se ler, alguns textos reler, – e testar. A PNL funciona quando vivenciada.

De parabéns os autores e a Editora Leader pelo lançamento. Ficamos aguardando novas obras.

Prof. João Nicolau Carvalho, ex-Reitor da UDESC, Trainer em PNL

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: PNL para Professores