Programação Neurolinguística em 1 semana

Livro do Mês - Outubro de 2015

Programação Neurolinguística em 1 semana

A primeira pergunta que eu e a diretora de Golfinho fizemos foi pode a PNL ser aprendida em sete dias? E pela memória do comentarista passaram o clássico “Introdução à PNL”, de Joseph O’Connor e John Seymour, edição da Summus Editorial. Ou se ombrear com a obra de Sue Knight, “Introdução à Neurolinguística”, edição da Nobel? Não. Ambos são livros voltados mais à explicitação dos enunciados e pressupostos de Programação Neurolinguística, sua história, seu conteúdo pós-moderno, nascido de encontros e desencontros de pessoas geniais, e como podemos ensinar a aplicar suas benéficas técnicas, contidas no Metamodelo e no Modelo Milton.

Já “PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA EM 1 SEMANA”, de autoria de Mo Shapiro,  conferencista de nomeada, lançado no Brasil, pela Editora Figurati, de São Paulo,  disponível também em e-book -- é mais um excelente caminho para você vivenciar “ferramentas” da PNL sem a necessidade de amealhar  grandes conhecimentos. É como um marinheiro num veleiro, ajudando-o a navegar, a singrar águas conhecidas e desconhecidas, mesmo não sendo iniciado nas leituras das cartas náuticas, funções do piloto, do comandante do barco. A PNL tem seus pilotos e co-pilotos: o Practitioner, o Master, o Trainer, e excelentes marinheiros. Pessoas que navegam com criatividade pela vida, usufruindo com eficácia da poesia de viver belos relacionamentos pessoais e profissionais. Alegria.

O livro “PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA EM 1 SEMANA” é isso: um enunciado didático de ferramentas e estratégias que geram mudanças saudáveis em diversos aspectos da vida, ajuda o leitor a se comunicar consigo próprio e com os outros.

A PNL é tida como a arte e a ciência da excelência pessoal em qualquer terreno. Na obra de Mo Shapiro no Domingo, primeiro dia da semana, você terá lampejos importantes de como se entender com a PNL e na Segunda-feira a trabalhar e ressignificar crenças limitantes que dificultam a sua vida.

Na Terça-feira o leitor vai reconhecendo e experenciando como as pessoas traduzem as informações em/para si mesmas. O mar está mais calmo, sua água muda de cores em função do ângulo de sua visão. Você está se organizando

Na Quarta-Feira o aprendiz de nauta aprende a precisar as perguntas, e a entender as respostas. Determinação e flexibilidade. De grão em grão a galinha enche o papo. Estamos mais felizes, menos isolados, praticando as rotas da solidariedade. Os problemas vão se transformando em desafios.

Na Quinta-Feira nosso passeio fica cada vez mais azul, filtros são identificados, manuseados: o cordame da embarcação pode se transformar em linha de pescar.

Na Sexta-Feira o aprendiz na arte de bem-viver já sabe utilizar os seis níveis de mudança. Aprende a se reenquadrar, a gerar mudanças ecológicas, a ajustar sua vida, tornando-a cada vez mais prazerosa.

E, finalmente, no Sábado, a carta náutica da vida, novos comportamentos, atitudes. Crenças impregnadas de sucesso. Agora você está pronto para viajar, consigo próprio e com os outros. Você é um vencedor.

Um livro de uma simplicidade incomum. Já se disse alhures que Golfinho é uma enciclopédia da PNL, “PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA EM 1 SEMANA” pode ser os passos iniciais para o caminhante mergulhar, com sucesso, nas florestas e mares disponibilizados nas páginas desse Portal.

João Nicolau Carvalho, Professor Universitário. Trainer em PNL