Qualidade Começa em Mim

Livro do Mês - Setembro de 2002

Capa do Livro Capa do Livro

Qualidade Começa em Mim - Manual Neurolingüístico de Liderança e Comunicação

O Livro do Mês é de autoria de um brasileiro: Tom Chung, e acaba de ser lançado, em edição revisada, pela Novo Século Editora, Osasco, São Paulo. A edição original é de 1994. "QUALIDADE COMEÇA EM MIM: Manual Neurolingüístico de Liderança e Comunicação", na nova roupagem, está um pouco mais cético que na edição original, fruto possivelmente do amadurecimento e reflexões do autor. Programação Neurolinguística não é nenhuma panaceia, mas é um grande instrumento para superar bloqueios, dominar a dinâmica mental, e colocar à tona habilidades fundamentais para uma vida pessoal e profissional mais rica, mais fluente, apesar do mundo conturbado em que estamos vivendo.

Tom Chung é médico neurocirurgião e formado em administração, além de hipnólogo ericksoniano. É professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, onde ministra programas de liderança e comunicação. Como o autor deste comentário, está transplantando, também, para o mundo acadêmico, as pressuposições e técnicas da PNL. Chung está conseguindo excelentes resultados na FGV, assim como este comentarista tem conseguido algo parecido com alunos da Faculdade Decisão, de Florianópolis, que, também pioneiristicamente, vem disponibilizando a seus alunos, técnicas e modelos de pensar, ver e sentir, ou seja, aprender a ler e viver o universo pessoal e profissional, com mais desenvoltura e motivação.

O livro de Tom Chung é, como o próprio nome indica, um verdadeiro manual para ampliar a qualidade do leitor, e melhorar sua liderança e processo comunicativo. De leitura agradável, vai nos ensinando o que é Programação Neurolinguística, mostra e demonstra suas aplicações. Ficamos sabendo como funciona nossa mente, e aprendemos como trabalhar com as generalizações, eliminações, e distorções, filtros pessoais impostos pela cultura, crenças e valores.

"Inteligência e resultados", e "Os cinco níveis cognitivos de comunicação e liderança", são capítulos importantes que preparam o leitor para adquirir atitudes de excelência humana, técnicas para alcançar seus objetivos, e a vivenciação de harmonia e confiança, assuntos de capítulos seguintes.

A acuidade sensorial, a precisão no processo comunicacional, âncoras, estratégia de flexibilidade, e ressignificações, assuntos também fundamentais para se entender e aplicar a Programação Neurolinguística, são detalhados nos capítulos posteriores. O último capítulo, o décimo terceiro, o autor, começando com uma bela história, pura metáfora, do bicho-da-seda, explica ao leitor como se desenvolver com ecologia. Além disso, há um rico glossário que facilita nosso acesso ao dialeto da PNL, e um belo epílogo em que uma lenda hindu serve de pano de fundo para novos aprendizados.

Fartamente ilustrado, com ótimos exercícios, e pensamentos e reflexões de dezenas de pensadores,cientistas e filósofos habilmente colocados à margem do texto, mas sempre contextualmente, o livro de Tom Chung é uma obra que expõe e propõe mapas ricos e aprendizagens -- e gera mudanças, profundas mudanças para melhor, nas pessoas que vivenciam a leitura. Um relançamento muito importante.

Comentário de João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: Qualidade Começa em Mim