Transformando Pessoas

Livro do Mês - Setembro de 2013

Capa do Livro

Transformando Pessoas - Coaching, PNL e Simplicidade no Processo de Mudança

A Programação Neurolinguística, em termos editorais, chegou ao Brasil, através das obras de Bandler e Grinder, publicadas pela Summus Editorial sob a regência de Gilberto Cury, presidente da SBPNL. Anos depois, outras editoras foram ampliando o leque de autores e obras sobre a PNL, entre elas a Qualitymark, numa coleção dirigida por Jairo Mancilha, diretor do INAp.

Até então, basicamente, as obras eram de tradução da primeira e segunda geração de formadores e criadores de técnicas de Programação Neurolinguística, entre eles Robert Dilts, Steve e Connirae Andreas, Joseph O’Connor, para citar os autores que ministraram cursos e seminários em nosso país.

O autor brasileiro que, pioneirissimamente, difundiu a PNL no Brasil foi Lair Ribeiro, com uma série de obras e seminários, em todo o país.

A partir de Lair Ribeiro novos autores patrícios foram naturalizando a PNL, gerando uma razoável bibliografia que Golfinho vem sistematicamente registrando em Livros, a única e esmerada fonte bibliográfica disponível em português, com classificação por Autor, Título no Brasil, Título Original quando tradução, -- na verdade uma catalogação de primeira grandeza inexistente em outros idiomas.

Em Livro do Mês, seção que nasceu nos idos de 2002, Golfinho vem comentando, regularmente, obras que, segundo a editoria, são de muita importância para a leitura e vivenciação dos pressupostos e técnicas da PNL, Hipnose, Coach, -- e para nossa alegria nos últimos tempos dezenas e dezenas de autores brasileiros vem se destacando.

A obra que ora Golfinho insere e comenta em Livro do Mês é de autor brasileiro, Marcelo Felippe, Master e Trainer em PNL, com um belo currículo: engenheiro da área de comunicações envolvido, pela pós-graduação, em neurociência pedagógica, e MBA em gestão de negócios, além da formação e participação na área da temática de Transformando Pessoas.

Transformando Pessoas tem como subtítulo Coaching, PNL e Simplicidade no processo de mudanças, e é edição esmerada da carioca Semente Editorial.

Transformando Pessoas, em suas mais de 290 páginas, apresenta uma rica possibilidade de gerar ecológicas mudanças no leitor: começa perguntando se você gostaria de ser feliz, para apresentar a felicidade conceitualmente, e como fazer para ter.

Você aprende também como caminhar para onde você quer ir, ensinando a transformar estados sonhados em realizados.

Exercícios enriquecem o viver da leitura em todos os capítulos ou enunciados de proposituras criativamente sequenciais: Propósito de Vida – Para Onde Queremos ir?, A Parte de Cada Um, Verdades e Mentiras, Até Onde Vai Nossa Compreensão?, Preparação em Vez de Preocupação, Grandes Conquistas, O Caminho da Intuição e da Mudança, Equilíbrio Interior, Como Elevar Nosso Nível de Equilíbrio, Valores e Crenças, A Comunicação Integral, Solucionando Conflitos. Mudando Nossos Comportamentos, A Importância dos Significados, Os Pilares do Eu, Desafios, Motivação, Acredite em Você nos Outros, No Momento mais Difícil sempre Há uma Saída, Superação, A Fonte do Sucesso, A Vida em 360, A Diferença entre Querer e Fazer, Somos Seres Incríveis, Volte a Ser Criança, Retribuindo à Vida, -- e Palavras do Autor e Bibliografia.

Um manual de mudanças sadias: de proposições vivenciais que nos indicam direção e motivação para trilhar um caminho de conquistas, de benéficas experiências.

"Ninguém é ilha isolada." A frase do poeta John Donne ocupa a mente do autor – e, com solidariedade, vai colocando ao seu leitor, diamantinas caminhadas para chegar, com segurança, aos objetivos saudáveis e felizes do ato de viver.

Mais do que uma obra de autoajuda, o livro de Marcelo Felippe é um texto para ser experienciado, sabiamente degustado, e depois colocá-lo na cabeceira, e reler, reler, vitaminando nossa vida com o texto, os aforismas, as frases e pensamentos, os exercícios.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, Trainer em PNL.

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: Transformando Pessoas