Treinando com a PNL

Livro do Mês - Janeiro de 2016

Capa do Livro

Treinando com a PNL - Recursos da programação neurolingüística para administradores, instrutores e comunicadores

Golfinho relaciona em “Livros” centenas e centenas de obras de PNL, Coaching, Hipnose, Metáforas, publicadas em nosso idioma, aqui ou em Portugal. Relaciona também livros de Programação Neurolinguística em espanhol e inglês

“Livros” é uma fonte inesgotável, pois é regularmente atualizado através de “Livros Novos”.

Obras desse brilhante acervo alimentam o “Livro do Mês”. “Treinando com a PNL” foi lançado em 1996 pela Summus Editorial, de São Paulo, e devidamente incluído em “Livros”.

Mas, por acaso, ainda não havia sido indicado como “Livro do Mês”, embora “Livros” de Golfinho registra-o como uma obra inovadora.

E realmente o é. “Treinando com a PNL” é de autoria de consagrados autores de Programação Neurolinguística, Joseph O’Connor e John Seymour, cujos livros enriquecem o acervo mundial da PNL. O clássico “Introdução à Programação Neurolinguística”, editado em dezenas de idiomas é de autoria de O’Connor e Seymour. “Golfinho”, aliás, ostenta em suas páginas uma instigante entrevista com Joseph O’Connor sobre a possível história do nascimento e batismo da PNL.

“Treinando com a PNL” em suas mais de 250 páginas apresenta, com muita sabedoria, os meandros indispensáveis para o leitor acessar os recursos indispensáveis para aplicar com desenvoltura técnicas de PNL nas áreas de treinamento pessoal e organizacional.

Judith DeLozier, que prefacia o livro, expressa com sua autoridade de pioneira da PNL: “Acho que esse livro se aproxima bastante dos processos mentais e dos níveis de interação que utilizo no treinamento. Talvez o mais importante seja o fato dele não estar repleto de jargões de PNL. Como resultado, mais pessoas tem acesso ao conjunto de padrões denominado PNL, sem precisar aprender sua linguagem. Aqueles que, como eu, estão envolvidos com a PNL e acreditam que o mundo deve ser abordado através de diversas áreas, reconhecem a importância da liderança na administração de empresas e na educação. Acredito que esse livro seja uma escolha natural para pessoas que atuam nas áreas de treinamento ou do ensino. Obrigada, Joseph O'Connor e John Seymour, por sua modelagem e apresentação clara”.

Sim esse belíssimo “Livro do Mês” que  enuncia temporada de indicações para 2016 capacita o leitor no entendimento e vivência da mutabilidade do treinamento, focando os passos principais para uma excelente aprendizagem, alertando que os vitoriosos, ser humano e empresas, estão sempre envolvidos num processo de absorção de novas técnicas e tecnologias. O mundo é mutável, e a aquisição de novos conhecimentos envolvem determinação e flexibilidade, organização e criatividade.

O mapa não é o território pressuposto que acompanha a PNL desde a sua fase embrionária explica a necessidade de se aprender a lidar com as mudanças, com eficiência através de bom uso do treinamento.

Em outras palavras, o ser humano ecologicamente saudável é aquele que está sempre aprendendo.

Em Treinamento e Aprendizagem os autores apresentam os diversos modelos e tipos de treinamento – e como aprender. O conteúdo transcende o próprio título, como muito comum nas obras de Programação Neurolinguística. Aqui ficamos mais íntimos da aprendizagem organizacional e da aprendizagem individual. E agregamos estágios da aprendizagem, quer dizer, novas habilidades pessoais e ambientais. Forma e conteúdo adequados facilitam a aprendizagem.

No Capítulo 3, ainda primeira parte da obra, os autores fazem um resumo da Programação Neurolinguística como instrumento de mudança: modelos de linguagem, níveis neurológicos, experiências internas, sensações internas, estratégias mentais, aprendizagem consciente e inconsciente, habilidades de concentração, perspectivas diferentes, são esmiuçados para o leitor adentrar, com mais desenvoltura, na floresta simples e complexa da PNL: seus pontos-chaves são facilitados, aliás, pelos belos mapas mentais que permeiam a obra.

São 28 capítulos, arregimentados didaticamente entre as três partes do livro; são dezenas de exercícios, mapas mentais, e mais, muito mais, além de um glossário para reforçar a capacidade de treinar e ser treinado. Uma bibliografia completa a viagem do leitor.

“Treinando com a PNL” é, como afirma o editor brasileiro, um livro que trata de como treinar, qualquer que seja o treinamento. Um convite para os que buscam a excelência e almejam ser instrutores excepcionais.

Um livro para ser fonte de inspiração para pais, professores, líderes empresariais e políticos, estudantes, um livro para você.

João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL.

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: Treinando com a PNL