A Estratégia do Golfinho

Capa do Livro

A Estratégia do Golfinho - A Conquista de Vitórias num Mundo Caótico
Título original: Strategy of Dolphin
Editora: Cultrix
ISBN: 8531600308
Escrito por: Dudley Lynch, Paul L. Kordis

As ideias contidas neste novo e revolucionário livro marcam o alvorecer de uma nova era na arte e na ciência de obter lucros - uma era caracterizada por mudanças constantes e aceleradas.

No clima atual dos negócios, prevalecem três mitos ultrapassados: o mito do tubarão, da carpa e da CPE (carpa pseudo-esclarecida), e impera a crença de que no ambiente das corporações e empresas só existem as seguintes opções:
1ª) buscar a vitória, sejam quais forem as consequências (tubarão);
2ª) evitar uma perda (carpa), ou
3ª) rumar precocemente para uma atitude que visa unicamente o lucro, mas não atende as necessidades de todos (carpa pseudo-esclarecida ou CPE).

Vencer na Era da Informação requer domínio de um tipo muito diferente de opção - a estratégia do golfinho. Esta estratégia se destina a suplantar comportamentos empresariais obsoletos à medida que ingressamos na última década deste século e deste milênio. Administradores engenhosos e homens de visão já estão adotando o comportamento do golfinho e obtendo resultados excepcionais.

Usando a adequada metáfora do golfinho para exemplificar o pensamento do período pós-New Age e os potenciais desafios dos anos 90, os autores Lynch e Kordis, da Brain Technologies Corporation, analisam as necessidades empresariais usando muitos pontos de vantagem de pesquisa do novo paradigma, desde as descobertas de Ilya Prigogine, laureado com o Prêmio Nobel, com suas estruturas dissipativas, passando pelas barreiras "bio-psico-sociais" de mudança, de Clare W. Graves, os estudos sobre os "horizontes temporais" de Elliott Jaques, a geometria fractal de Benoit Mandelbroit, até o trabalho de outros estudiosos do caos.

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: