A Estrutura da Magia

A Estrutura da Magia - Capa do Livro

A Estrutura da Magia - Um livro sobre Linguagem e Terapia
Título original: The Structure of Magic - A Book About Language and Therapy
Editora: Guanabara
ISBN: 8521612540, 9788521612544
Escrito por: Richard Bandler, John Grinder

Nas palavras do próprio Richard Bandler, há 3 informações que ele deseja que o leitor tenha ao começar o livro:
1. O que contém o livro;
2. Como usar este livro;
3. O que se pode esperar obter pelo uso do livro.

O que contém o livro

Este livro foi projetado para oferecer-lhe um instrumental explícito que irá ajudá-lo a tornar-se um terapeuta mais eficiente. O capítulo 1 mostra que nós não operamos diretamente no mundo em que vivemos, mas, ao contrário, criamos modelos ou mapas ou do mundo e utilizamos estes mapas para guiar nosso comportamento.
E mais, afirma que a terapia efetiva implica alguma alteração no modo como o paciente representa sua experiência.

O capítulo 2 mostra a estrutura de um modo específico dos seres humanos representarem suas experiências - os sistemas de linguagem humana. O capítulo 3 apresenta um modo de usar a estrutura dos sistemas de linguagem como um instrumental para ser utilizado na terapia. Este instrumental é compatível com todas as formas de psicoterapia que conhecemos. O capítulo 4 apresenta um procedimento passo a passo para o aprendizado e utilização destes instrumentos. O capítulo 5 compõe-se de duas transcrições com comentário, mostrando o uso destes instrumentos em terapia. O capítulo 6 integra estes instrumentos a determinadas técnicas não verbais, bem conhecidas, pertencentes a formas já estabelecidas de psicoterapia.

Como usar este livro

Este livro não é um romance, e recomendamos que não se tente lê-lo como tal. É um manual para instruí-lo sobre um instrumental que ampliará sua eficiência como terapeuta. Como todo manual, deve ser lido e relido.

A fim de começar este processo de aprendizagem por si mesmo, é desejável uma compreensão geral global, dos capítulos 1, 2, e 3. Naturalmente, quanto mais completa for a compreensão destes capítulos, mais efetivamente seremos capazes de aplicar as técnicas específicas apresentadas no capítulo 4.

Ao atingir o capítulo 4, diminua a marcha. Esse capítulo consiste em um conjunto de instruções passo a passo, para fornecer-lhe a prática no uso das técnicas. Já que este livro, o primeiro de uma série, ocupa-se basicamente das técnicas verbais, a maioria delas constituem-se de perguntas baseadas na forma da comunicação do paciente sob terapia. Cada uma das técnicas apresentadas no capítulo 4 deve ser estudada por si mesma a fim de dar-lhe uma habilidade ótima para aumentar sua eficiência como terapeuta. Cada uma destas técnicas tem pelo menos um exercício, estágio por estágio. Para atingir traquejo deve praticá-los, USE OS EXERCÍCIOS. O capítulo 5 não é um exemplo do que consideramos terapia poderosa. O capítulo é projetado para mostrar-lhe como as várias técnicas operam em conjunto umas com as outras. Leia toda a transcrição com o comentário, prestando atenção às escolhas que o terapeuta faz e o fluxo do intercâmbio verbal entre este e o paciente. Pode-se também querer cobrir o comentário e considerar uma de cada vez as frases do paciente, para determinar se consegue identificar todas as escolhas que cada uma destas frases apresenta a você no papel de terapeuta.

Leia todo o capítulo 6 cuidadosamente - o propósito é ensiná-lo a usar as técnicas do capítulo 4 para identificar a conveniência de algumas das técnicas mais conhecidas não verbais. Se algumas das técnicas não verbais apresentadas neste capítulo forem técnicas nas quais já esteja treinado, use-as como um ponto de referência para integrar outras técnicas que achar proveitosas em sua terapia. Se nenhuma das suas técnicas específicas for apresentada, preste especial atenção a que técnica do capítulo 4 você está usando na terapia, quando se tornar consciente de um momento apropriado para empregar uma de suas próprias técnicas específicas. Isto iniciará o processo de integração dos instrumentos apresentados neste manual ao seu próprio estilo de terapia.

O que se pode esperar obter pelo uso do livro

Usar este livro da forma que sugerimos fará com que você seja um terapeuta mais eficiente. Isto sucederá especificamente por meio da:

1. Aprendizagem de um conjunto específico de técnicas de questionamento baseadas na comunicação verbal do paciente;

2. Aprendizagem de como o uso de técnicas não verbais especiais pode ser indicado por indicações verbais.

3. O efeito global deste conhecimento será dar-lhe uma estratégia explícita e clara para o seu trabalho em terapia.

Richard Bandler - trecho do livro em - "Advertência ao leitor"

Para comprar: Livraria Cultura, Amazon
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Agosto de 2011

Categoria: