A Paz Também se Aprende

Capa do Livro

A Paz Também se Aprende
Título original: Learning The Skills of Peacemaking
Editora: Gente
ISBN: 8585351039
Escrito por: Naomi Drew

No âmago deste livro está uma ideia simples, mas de amplo alcance. A paz pode ser alcançada através do esforço individual e do compromisso com a não violência. As técnicas de obtenção da paz e resolução de conflitos não são conceitos novos, mas emergem de uma necessidade de solucionar disputas mundiais, institucionais e interpessoais.

Nós sempre fomos levados a imaginar esses recursos como fundamentais para os adultos. A Paz Também se Aprende demonstra a importância de direcionar nossos esforços para uma outra população: as crianças. É na infância que se desperta a percepção do indivíduo que somos, que a nossa visão do mundo toma forma e que aprendemos a nossa maneira de lidar com a frustração e o conflito. É também nesse período que nos imbuímos de ideais. Se, quando crianças, aprendemos a ser pacíficos, confiando na realização de nossos sonhos, quando adultos saberemos empregar nosso tempo contribuindo de forma integral com a sociedade, e não apenas corrigindo hábitos improdutivos.

A pesquisa nos mostra que é grande a influência da família no desenvolvimento psicológico e social da criança. A educação também desempenha um papel preponderante na formação das atitudes da criança. A sala de aula é uma autêntica arena para o engajamento da criança no processo da pacificação. Ao compilar este guia, Naomi Drew utiliza sua experiência como educadora, pesquisadora e mãe. Ela fornece planos de aula concretos e instruções específicas nas técnicas de pacificação, que promovem a autoestima, o respeito pelos outros e a efetiva comunicação. Ressalta a necessidade de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante, que permita às crianças expressar seus interesses e chegar a soluções espontâneas e criativas. Através da compreensão, flexibilidade e negociação, a criança aprende a resolver os problemas de forma positiva e sem violência.

Porém, o real desafio que se apresenta aos educadores, e a nós todos, é fazer ou ser aquilo que se ensina. O exemplo que nós produzimos, diante da criança, fala mais alto do que as palavras sobre o que nós realmente sentimos e pensamos.

Quando a criança começar a compreender e a assimilar as técnicas de pacificação, terá chegado o momento apropriado para ampliar essas aulas no sentido de abordar temas de âmbito mundial. A criança terá a oportunidade de explorar as similaridades e diferenças quanto a costumes, atitudes e políticas de outras nações e a visualizar um mundo em paz. Através da clareza em relação ao nosso objetivo e da perseverança em nosso compromisso pela obtenção da paz, é possível afastarmos o desencanto que está ligado à crença de que a violência e a guerra são inevitáveis. No momento em que começarmos a difundir informações sobre propostas inovadoras e pacíficas para a resolução de conflitos e a compartilhar os nossos conhecimentos, esse grande anseio pela paz mundial será realidade.

A Paz Também se Aprende é uma parte integrante desse processo.

YOGESH K. GANDHI, - Fundador Fundação Internacional do Memorial de Gandhi


Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: