Eu, Nasrudin

Capa do Livro

Eu, Nasrudin
Editora: Premius 2005
ISBN: 8575642863
Escrito por: Assis Almeida, Alexandre Bortoletto

Ler Eu, Nasrudin é virar a ampulheta, objeto típico dos orientais e fazer uma viagem inesquecível pelo tempo em que a sabedoria era divulgada pela oralidade em praças, jardins, mesquitas, qualquer lugar...

Podemos comparar esta obra literária a um baú, uma arca que atravessou diversas realidades, civilizações até chegar ao nosso presente. Um baú repleto de tesouros - as histórias de Nasrudin desta vez resgatadas em primeira pessoa - o próprio Nasrudin se dá a conhecer sem meias palavras, com a sutileza que não se experimenta em qualquer outra personagem.

Abrindo e vasculhando o baú, nos deparamos com imperadores hostis, reis que buscam além do dourado das moedas, dervixes à procura da fagulha da realização humana, jovens discípulos querendo superar a sua essência... E por diversas vezes, é possível contemplar o próprio rosto nessas personagens.

São histórias simples, mas não simplórias; são profundas, mas nem por isso, difíceis ou prolixas- são metáforas. Fogem ao comum e a cada vez que forem lidas ganharão viés distinto porque são retalhos da vida e esta não se define com apenas um ponto de vista.

E quando a areia da ampulheta do início da viagem cessar de cair, ou quando o baú se fechar e olharmos ao nosso redor, veremos que todas as personagens estão aqui, desfilando por todos os lados porque em qualquer centelha de tempo, a busca é a mesma: descobrir como ser feliz todos os dias!

Assis Almeida e Alexandre Bortoletto foram por demais generosos nos presenteando com essa arca, com esse passaporte para a sabedoria milenar: Eu, Nasrudin.

Rejane Nascimento
Professora - Língua Portuguesa

Para comprar: http://www.premiuseditora.com.br/
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: