Introdução à Neurolingüística

Capa do Livro

Introdução à Neurolingüística
Título original: Introducing NLP
Editora: Nobel
ISBN: 8521311567
Escrito por: Sue Knight

Resenha:
Para você que deseja saber o que é neurolinguística e como ela pode auxiliar na sua vida profissional e particular, esse é o livro certo. São dicas de como explorar ao máximo seu potencial, sabendo se autoconduzir fazendo o mesmo com as pessoas ao seu redor. Uma obra informativa que, devido a sua linguagem clara e objetiva, faz com que o leitor absorva o conteúdo rapidamente.
Sue Knight é também autora de, A Programação Neurolinguística e o Sucesso nos Negócios

Comentário:

Sue Knight é famosa na Grã-Bretanha. É considerada pioneira no uso da Programação Neurolinguística para aperfeiçoar a qualidade no mundo dos negócios. Seu livro NLP at Work, publicado no Brasil sob o título A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA E O SUCESSO NOS NEGÓCIOS pela Ediouro é um dos clássicos na arte de incentivar e mostrar como as pessoas podem desenvolver habilidades de liderança, e foi comentado aqui no Golfinho (Jul/98 Nº42)..

INTRODUÇÃO À NEUROLINGÜÍSTICA, - no original britânico Introducing NLP, - publicado em nosso país pela Editora Nobel na coleção VOCÊ s.a. é o seu segundo livro traduzido em língua portuguesa. É uma obra de apenas 56 páginas. Mas consegue transferir ao iniciante uma boa ideia do que a PNL pode fazer pelas pessoas, pessoal e profissionalmente. No capítulo 1, O que é PNL?, em vez de seguir os modelos tradicionais de conceituar, instiga o leitor com uma série de perguntas para demonstrar que seu comportamento é fruto de uma estratégia - e que a PNL pode aprimorar suas estratégias, mexendo nos padrões de pensamento e de comportamento orientados por novas crenças e novos valores. Afirma que, acima de tudo, PNL é modelagem. E que se você não pode mudar o mundo, pode mudar a maneira (o mapa) como representa o mundo.

Em linguagem coloquial, sempre conversando com o leitor, a autora, nos capítulo 2 e 3, aprofunda nosso conhecimento, demonstrando como chegar, com criatividade, aos objetivos e como comunicá-los. "Não são as circunstâncias que determinam nosso sucesso e nossa felicidade, mas sim nossa maneira de pensar a vida", afirma Sue Knight.

Em todos os capítulos, em destaque, deparamos com histórias e estudos de casos, ferramentas metafóricas para trabalhar o inconsciente. É o que acontece também no capítulo 4, onde a autora demonstra que a vida é uma série de negociações e que você pode avaliar as situações vividas a partir de diferentes posições: do seu próprio lugar, do lugar do outro, do lugar de alguém de fora.

"Dê importância àquilo que dê certo para você" é o assunto e título do capítulo 5. Aqui o leitor conhece como administrar o estado de espírito e como adquirir habilidade em estruturar e reestruturar as situações "de maneira que elas funcionem para nós". A autora traça caminhos para que se sacuda a poeira de nossas convicções limitantes.

Nos dois últimos capítulos, Sue Knight, ensina-nos o uso de âncoras. Acentua que todo o tempo estamos criando associações e os nossos sentidos desencadeando respostas. Conta uma passagem da vida de Gandhi para que o leitor aprenda "a habilidade e a disposição de as pessoas agirem como um exemplo de como elas gostariam de ser tratadas". Demonstra, finalmente, ilustrando com um modelo de Gregory Bateson, desenvolvido por Robert Dilts, que um dos objetivos da PNL é tornar consciente o inconsciente ou seja, garantir que haja plena circulação de mensagens que estejam em sintonia com ambos os aspectos de nossa mente (consciente e inconsciente).

Cometário de João Nicolau Carvalho, publicado no Golfinho nº78 de JUL/2001

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: