Manual de Programação Neurolingüística - PNL

Capa do Livro

Manual de Programação Neurolingüística - PNL
Título original: NLPWORKBOOK
Editora: Qualitymark
ISBN: 8573034092
Escrito por: Joseph O'Connor

Joseph O’Connor, coautor de "Introdução à Programação Neurolingüística" (Summus Editorial) e de outras dezenas de obras, todas importantes para o conhecimento e vivenciação da PNL, traduzido para 18 línguas, acaba de ter publicado o, até agora, mais didático e sistematizado livro de PNL em português: "Manual de Programação Neurolingüística", uma cuidada edição da Qualitymark Editora, Rio de Janeiro.

Segundo Jairo Mancilha, diretor do INAp que prefacia a edição brasileira, e supervisionou-a tecnicamente, a obra se caracteriza pela "clareza, didática, inteligência, abrangência, simplicidade com profundidade, praticidade e facilidade de leitura", fundamental para quem ensina ou quer ensinar PNL, ou para se ter o primeiro contato com o assunto, "pois apresenta uma série de exercícios e práticas para serem usados no dia a dia, que podem ser utilizados diretamente na sala de aula ou de treinamento".

Joseph O’Connor, britânico, consultor, treinador e coaching, com atuação internacional, tem hoje muitas ligações com o Brasil, onde ministra cursos e treinamentos, Lambent do Brasil, dirigiu um curso com certificação internacional de Coaching no Rio de Janeiro, onde tive a oportunidade de entrevistá-lo, entrevista que o leitor vai encontrar aqui no Golfinho.

Segundo o autor, quando do lançamento do "Manual de PNL", o livro, exigiu dele toda uma dedicação especial, para que pudesse conter, em suas 330 páginas, um guia completo de PNL voltado especialmente para os "Practitioners", um verdadeiro curso em que todos os fundamentais tópicos e pressupostos de Programação Neurolinguística são abordados com maestria e ecologia, permitindo ao leitor experimentar e aprender diversas técnicas que o levarão a um autodesenvolvimento – "aprender a agir de forma diferente, pensar de forma diferente e nos sentirmos diferentes".

O que é PNL, aprendizagem, pilares e pressuposições, resultados e sua estruturação, níveis neurológicos, posições perceptuais, metaespelhamento, relacionamento, identidade, sentidos, pistas oculares, estado emocional, associação e dissociação, mudança de estado, âncoras, por dentro da mente, submodalidades, swish, processo de cura rápida de fobia/trauma, linhas de tempo, estratégias, TOTS, modelagem, linguagem, distorção, generalização, deleção, metamodelo, padrões de metamodelo, modelo Milton, transe ou linguagem hipnótica, metáfora, redação, compreensão, chunking, negociação e mediação, teoria dos jogos, enquadramento, ressignifcação, crenças e valores, e mais, muito mais assuntos, são tratados sistematicamente por O’Connor nesse belíssimo "Manual de PNL".

No capítulo 16, Juntando a Coisa Toda, Joseph O’Connor, também especialista em Pensamento Sistêmico, coautor de "The art of systems thinking (HarperCollins, Londres), que está a merecer uma tradução em português, -- em Juntando a Coisa Toda, aborda e nos conecta com um sistema, que dará ao leitor ferramentas e condições de responder a indagações tipo "Como essas partes da PNL se conectam? "Como se unem em um todo coerente?", Como saber qual padrão usar, e quando?". Aprendemos a usar o pensamento sistêmico na PNL, a gerar mudanças de primeira e segunda ordens, entramos em contato com a estrutura da PNL, contactamos vivencialmente com padrão de alavancagem: linguagem, fisiologia, pensamento. Aplicamos padrões da PNL, vivemos as pressuposições da PNL, nos dá dicas importantes de como tirar o máximo da Programação Neurolinguística.

Há um apêndice muito importante com os padrões da PNL, outro, bastante escolar, enfocando as influências que deram origem e desenvolvimento da PNL, e a Bibliografia. Há alguns senões de tradução, que escaparam ao crivo do organizador da edição brasileira, e a bibliografia está em inglês – mesmo as obras do autor já publicadas em português. Talvez por falta de um referencial: bastaria ao tradutor ter consultado o Golfinho, que relaciona na secção Livros todas as obras de PNL em português, com os títulos também da edição original.

Um importante lançamento, o manual de PNL mais completo e sistematizado até agora lançado em português, escrito por um autor cujas obras circulam em quase uma vintena de idiomas. Como Joseph O’Connor destaca que é um livro altamente relacionado com os cursos de Practitioner, imaginamos e esperamos que nos brindará, futuramente, com um novo manual, voltado para o Master. e que a Qualitymark, que iniciou sua vitoriosa série de PNL com o "Aprenda a Liderar com a Programação Neurolingüística", de Pierrre Longin, dê continuidade a lançamentos dessa natureza.

Comentário de João Nicolau Carvalho, professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado.

Para comprar: Livraria Cultura, Qualiymark
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Abril de 2003

Categoria: