O Homem de Fevereiro

Capa do Livro Capa do Livro

O Homem de Fevereiro
Título original: The February Man
Editora: Psy
ISBN: 8587622455
Escrito por: Milton H. Erickson, Ernest Lawrence Rossi

Este é um registro raro do gênio pioneiro de Milton H. Erickson, em facilitar a evolução de novos padrões de consciência e identidade numa mulher jovem. É o único relato completamente documentado de um caso inteiro de hipnoterapia, durante a fase média da carreira de Erickson, quando sua abordagem inovadora estava sendo desenvolvida. Ilustra, de forma brilhante, as palavras e os métodos reais utilizados por Erickson que, atualmente, estão transformando o significado e a essência de todo o campo da psicoterapia.

Freud escolheu O homem e os ratos para descrever o tratamento de um caso de psicose obsessiva, o Caso Dora para ilustrar uma forma de se curar uma fobia, o Caso Ana "Ó" para demonstrar os padrões de uma histeria e há quem diga, com uma certa razão, que Freud ganhou a psicanálise de presente dos seus clientes.

Com Erickson ocorreu algo semelhante.

Ele teve uma vivência clínica extraordinária e também teve seus casos clínicos favoritos que, uma vez ou outra, ele pinçava e citava com carinho durante seus seminários didáticos. O Homem de Fevereiro é um deles. Ele mostra Erickson no melhor de sua forma, fazendo hipnoterapia nos idos de 1945; e foi enriquecido e tornado mais belo com a reconstituição feita pelo fabuloso Ernest L. Rossi em colaboração com o próprio Erickson em 1979, um pouco antes da sua morte, em 27 de março de 1980.

O Homem de Fevereiro é simplesmente fascinante e consegue ser completamente científico sem ser cansativo. Ao contrário, ele é profundo mas é leve, é intenso mas é entusiasmado, é sério mas é alegre, é otimista e crivado de intervenções bem humoradas que emocionam e frequentemente provocam os risos do leitor.

Para comprar: Livraria Cultura, Editora Livro Pleno
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: