Qualidade Começa em Mim

Capa do Livro Capa do Livro

Qualidade Começa em Mim - Manual Neurolingüístico de Liderança e Comunicação
Editora: Novo Século
ISBN: 9788588916081
Escrito por: Tom Chung

  Creio que conheço a grande maioria dos livros publicados no Brasil na área da PNL e também os mais importantes escritos em língua inglesa, e isto me permitiu concluir que este é o primeiro livro escrito em português que realmente traz informações básicas, ensinamentos úteis de forma didática para os iniciados ou que estão se iniciando nesta ciência.

O autor Tom Chung, que é brasileiro apesar do nome lembrar outras origens, coloca neste livro desde a introdução e nos seus capítulos iniciais os conceitos básicos para que mesmo uma pessoa sem conhecimento prévio possa entender o que a PNL propõe. Este livro torna-se leitura obrigatória para os practitioners, que ainda estão em processo de formação, e também para masters e trainers, que podem assim observar como um mesmo assunto pode ser colocado e ensinado de diferentes formas, mudando apenas a perspectiva e o ponto de vista de quem apresenta o tópico. É uma excelente oportunidade para se conhecer um modelo diferente ou nem tanto dos nossos mestres anteriores, para se acrescentar variedade aos nossos conhecimentos.

Logo de início a apresentação do livro cativa o leitor ao folheá-lo, vê-se citações à esquerda do texto escrito em várias páginas, ilustrações divertidas e cada capítulo inicia com uma frase sobre a vida. Outro aspecto interessante é que o texto escrito ocupa pouco mais da metade da folha, o que deixa mais espaço em branco na página do que a maioria dos livros que vemos por aí, e torna a leitura agradável dando uma sensação que lemos de forma mais rápida.

A forma como o texto está impresso, as ilustrações bem-humoradas e explicativas e as citações inteligentes referentes ao assunto que está exposto, demonstram que Tom Chung sabe como usar a PNL de maneira a torná-la mais clara e atraente aos seus leitores, além de ter profundo conhecimento nesta área.

Chama a atenção a grande quantidade de metáforas e histórias contadas, colocadas desde a introdução até as últimas páginas, e que juntamente com as citações enriquecem os conteúdos apresentados.

Neste livro encontramos desde os conceitos básicos de filtros, partes, pressupostos, crenças, até como formular objetivos bem formados e as condições de boa forma, como obter rapport, bem como uma excelente explanação dos sistemas representacionais, movimentos oculares, predicados e outras pistas de captação sensorial. Há também interessantes capítulos sobre metamodelo, âncoras e círculo de excelência e ressignificação, além de encontrarmos aqui e ali exercícios colocados sob forma de brincadeiras.

Talvez meu único desapontamento com este livro seja a não inclusão de uma bibliografia, apesar da citação de inúmeros autores.

Apropriadamente, o livro termina em um epílogo que conta metáforas e o último capítulo trata da ecologia em PNL. Do autor: "Liderar sem princípios é o mesmo que dizer às pessoas: 'Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço.' Líderes neurolinguistas ensinam pelo seu exemplo de vida e não pelo barulho que fazem."

Revisão feita por Márcia Hexsel Abichequer - médica nefrologista e Master de PNL

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Setembro de 2002

Categoria: