Rumo à Solução

Capa do Livro Capa do Livro

Rumo à Solução - Como transformar o conflito em colaboração
Título original: Getting to Resolution
Editora: Cultrix
ISBN: 8531606713, 8535236430
Escrito por: Stewart Levine

O noticiário nacional e internacional está recheado de conflitos. Oriente Médio, Afeganistão, Irlanda do Norte, País Basco, Chechênia, África, Colômbia, Filipinas, Caxemira - e os sequestros e assassinatos no Brasil, principalmente no eixo Rio-São Paulo. O homem continua, infelizmente, vinculado às armas para resolver seus conflitos.

Rumo à Solução é um dessas obras que amplia a nossa esperança de que os homens e mulheres, aprendendo a vivenciar a solucionar seus conflitos pessoais, poderão, com o aprendizado, resolver as conflagrações entre países, os choques entre religiões, raças e etnias.

Stewart Levine, autor de Rumo à Solução, Editora Cultrix, é advogado, administrador, consultor, mediador e instrutor. Há 25 anos procura acostumar a nossa cultura, altamente bélica, a transformar conflitos em acordos. Entre seus clientes estão American Express, Cartepillar, Chevron, General Motors, Oracle e tantas outras. Durante um certo tempo trabalhou como procurador-geral assistente do Estado de Nova Jersey.

Levine repele o modelo litigioso da solução judicial de conflitos - e, em contrapartida, oferece um método inteiramente novo de solucionar conflitos. Ninguém perde.

Segundo Stephen R, Covey, autor de diversos "bestesselers", (está no tempo de se aportuguesar esta palavra), o livro é maravilhoso, apontando "os contrastes entre o velho paradigma do "vencer ou perder" e o novo paradigma do "vencer ou vencer", ele trata de um problema capital: como solucionar conflitos. A mentalidade, o conjunto de habilidades e o contexto se entrelaçam com elegância nessa análise cheia de exemplos elucidativos".

Conflito é ausência de comunicação, e Levine, com muita categoria, indica caminhos e condutas que nos levam a elaborar acordos solidários de soluções. Que beneficiam a todos.

Rumo à Solução apresenta ao leitor as sete etapas do modelo de solução de conflitos criado por Levine:

  1. Disposição para resolver o problema
  2. Contar a própria história
  3. Ter uma visão preliminar da solução
  4. Tornar-se atualizado e completo.
  5. Conseguir um acordo em princípio
  6. Elaborar o novo acordo
  7. Solução: quando o acordo se torna realidade.

Obra testada em contextos empresariais, pessoais e governamentais, é, sem dúvida alguma, um excelente lançamento, em 2001, da Editora Cultrix. Uma farta bibliografia selecionada coloca o leitor diante de obras de Richard Bandler, John Naisbitt, John Grinder, Deepak Chopra, Steven Covey, Ram Das, Edward DeBono, Wayne Dyer, Daniel Goleman, Thich Nhat Hanh, Henry James, Maxwell Maltz, Humberto Maturana, Carl Rogers, Peter Senge, Alvin Tofler, Anthony Robbins, entre dezenas de outros.

Obra recomendada para advogados, juízes, professores, administradores, sacerdotes, e todos que queiram aprender a solucionar conflitos de maneira que as partes envolvidas se sintam vencedoras.

Comentário de João Nicolau Carvalho
Publicado no Golfinho impresso Nº84 Jan/Fev/2002

Para comprar: Livraria Cultura, Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: