Manual da Felicidade

Livro do Mês - Dezembro de 2003

Capa do Livro

Estamos chegando próximo do Natal e das festas de fim e início de ano. E é com o espírito natalino, com a ideia de que as BOAS FESTAS podem gerar, nas pessoas, permanentemente, uma vida mais criativa, que Golfinho apresenta o novo livro de um escritor que vive o que escreve, e escreve o que vive, sugerindo seu "Manual da Felicidade" como um excelente presente para nós e para as pessoas que desejamos presentear com algo enriquecedor.

O autor é Leoclides Marcon, um brasileiro que há mais de vinte anos vem se dedicando a ensinar as pessoas a mudarem para melhor, quer como conferencista motivacional, quer como escritor e autor de vídeos e CDs.

Seu "MANUAL DA FELICIDADE", Estratégias para uma vida extraordinária, edição CDP, Porto Alegre, é dessas obras que se transformam em livro de cabeceira e, portanto, ideal para ser presenteada em datas marcantes, como aniversário, e festas natalinas.

Pois a obra de Marcon exala encantamento, confirma possibilidade de se mudar sempre, e cada vez, para melhor, de tornar a vida um belo desafio, de viver felicidade, e distribuí-la aos outros.

Sonho, devaneio? Bem, então, há que se citar, e o autor o faz, o Dalai Lama, cujos sorrisos de felicidade e amor encantam o mundo: "Para mim, o próprio objetivo da vida é perseguir a felicidade". É o que nos ensina Leoclides Marcon no "Manual da Felicidade", com técnicas e modelos perfeitamente vivenciáveis pela nossa mente ocidental e dualista, cujo caminhar na vida é diferente do trilhar do espiritualista e monista Dalai Lama, mas cujo objetivo final é o mesmo: ser feliz.

E o que é felicidade? Para o autor, felicidade é "sentir-se num estado emocional positivo". E é sobre como alcançar o estado emocional positivo, criativo, que a obra vai delineando ao leitor um roteiro, a partir do enfoque de que a PNL "ajuda a entender a forma de acionar nosso poder interior". Propõe uma leitura atenta, participativa, solidários, autor e leitor, para "de forma eficaz, mudar percepções, estados emocionais, comportamentos e estabelecer metas, ativando sua força interior e usando plenamente suas potencialidades".

Registra, com muita propriedade, que as crenças são registros inconscientes, e o nosso comportamento, a nossa maneira de ver, ouvir, sentir, "é o visível efeito do invisível".

Leoclides Marcon vai nos habilitando, capítulo por capítulo, como ressignificar nossas crenças, como reprogramar nossos hábitos, como programar hábitos criativos, solidários.

E, com Geraldo Vandré, nos alerta, proativamente, "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Diz muito bem: "Seu modelo de mundo é delimitado por suas crenças que podem ser mudadas sempre que assim quiser". Basta querer, e o querer Marcon nos ensina como acessar dentro de nós: "eleve seus padrões reavaliando suas crenças... crie o estado adequado para o que irá realizar."

Leitura agradável, propiciada pelos enunciados imaginativos, pelo estilo pedagógico, pelo encadeamento dos assuntos, que envolvem entusiasmo, flexibilidade, energia, disciplina, contribuição, amor, alegria. Pelas envolventes metáforas, pelas ilustrações contextuais, pela maneira participativa com que vai ensinando técnicas de PNL para que você possa conectar-se com estados de felicidade: técnica de associado/dissociado, para eliminar estados limitantes e acessar experiências criativas; técnica para você conectar-se com seus recursos, alcançando segurança, lucidez, autoconfiança, flexibilidade, entusiasmo; técnica com referencial no passado, de aplicação múltipla; técnica para ressignificar suas experiências tidas como limitantes, mostrando novos ângulos, novas faces, de experiências vivenciadas, sacar delas novos aprendizados. Técnica para conseguir lucidez e liberdade para agir.

Por tudo isso, e muito mais, "Manual da Felicidade", de Leoclides Marcon, é o Livro do Mês de Dezembro, um livro para você ler, reler, tresler, transformá-lo em manual de vivência; e dar exemplares de presentes a amigos e eventuais adversários. Os amigos ficarão eternamente agradecidos, a cada vez mais amigos, e os adversários transformar-se-ão em amigos. Pois ninguém ficará imune a uma leitura conectada do "Manual da Felicidade".

Um Feliz Natal, caro leitor, caríssima leitora, e um 2004 repletos de experiências cada vez mais ricas e ecológicas. Faça-se feliz e reparta sua felicidade com o Outro.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado