Crenças que Promovem a Saúde

Livro do Mês - Fevereiro de 2008

Capa do Livro

O "Livro do Mês" de Golfinho vem do Amazonas. Chama-se "Crenças que promovem a Saúde" e foi escrito por Elvira Eliza França, paulista de Osasco, formada em Comunicação Social e com mestrado em Educação. Certificou-se como Master Practitioner em PNL no NLP Comprehensive, EUA, instituição de prestígio internacional criada por Connirae e Steve Andreas, tendo atuado como assistente de treinamentos. Elvira é também hipnoterapeuta pelo Anchor Point Institute. Reside em Manaus, onde exerce diversas funções no campo da educação e da terapia holísticas.

O livro de Elvira envolve intuição e linguagens de curas. Em outras palavras, crenças. Há excelentes livros de PNL que tratam sobre crenças. Há traduzida para o português uma obra mundialmente conhecida: "Crenças – caminho para a saúde e bem-estar"; há outras. Richard Bandler, um dos criadores da PNL, diz em seu livro "Hora de Mudar" que crença é um instrumento poderoso de cura e transformação. E lembra que o placebo funciona porque é uma crença.

Em "Crenças que promovem a saúde", edição da Editora Valer e do Governo do Estado do Amazonas, Elvira França apresenta procedimentos de curas não convencionais para ilustrar a riqueza do discurso linguístico de curadores, xamãs, no Amazonas que aplicam alternativas terapêuticas para gerar o bem-estar pessoal e social.

Utilizando a Programação Neurolinguística como metodologia para investigação dos fenômenos de cura, produziu uma fundamentação teórica de excelente nível, funções cerebrais e sistemas de representação mental, ação e reação no sistema de crenças e na saúde, intuição e linguagem, cura simbólica. Ao dissecar séries de pressuposições a autora vai preparado o leitor para a magia dos depoimentos que ela colheu entre os curadores.

Ela compara os resultados, faz mapeamento e transferência de expressões e movimentos, visualização, expressões corporais, dança ritual do cérebro, movimentos das mãos.

A bibliografia é riquíssima, e os anexos, permitirão aos estudiosos uma eventual aplicação em outras regiões do país. Elvira é detalhista. Crê no que enuncia, mas faz questão de demonstrar que sua pesquisa tem um caráter científico. Obra de mais 400 páginas, profundamente didático, de leitura que exige atenção por tratar da subjetividade que a ciência ainda não alcançou traduzir e explicar -- demonstra que o ser humano cria e constrói realidades que se transformam em esperanças que podem e devem ser compartilhadas quando temos crenças criativas alicerçadas na cultura, no meio ambiente. Na Fé.

Bandler, em "Hora de Mudar", lembra que a ciência não sabe tudo, a ciência não suspeita de tudo. "Se os cientistas não podem ver, não sabem, não podem explicar, mas declaram: "Quando você me mostrar como funciona, então acreditarei".

Há que se acreditar na seriedade, na aplicabilidade, no trabalho de Elvira Eliza França. Ela demonstra ao crédulo que o ser humano é uma obra aberta, que permite várias leituras. Aliás, o professor da USP, Doutor em Patologia Humana, lembra muito bem na orelha da obra de Elvira que, segundo a Organização Mundial da Saúde, "saúde não é só ausência de doença, mas o completo estado de bem-estar físico, mental e social". O texto completo do professor Ferreira está em Golfinho e há que ser lido para entender melhor a importância da obra que estamos comentando. Que "Crenças que Promovem a Saúde" transcende o interesse daqueles que se interessam pela aplicabilidade da PNL, como ciência, arte, técnica, que nome ou catalogação que se lhe dê: a obra é um ato de puro amor ao ser humano, embebido da riqueza cultural de uma região, de seus valores, crenças, costumes, espiritualidades. O imaginário do ser humano mais uma vez registra a importância do próprio imaginário, das crenças, nos processos de cura.

A autora, com instrumentos repassados pela PNL, examina com cuidado científico e disponibiliza com acurada sensibilidade o exame de curas populares, manifestações que fogem aos padrões estabelecidos pela medicina oficial, materialista, altamente ligada às indústrias farmacêuticas. Richard Bandler, Robert Dilts, Bernd Isert, Peter Wrycza, o casal Andreas, Cameron-Bandler, Joseph O’Connor, Richard Bolstad (leia seu artigo publicado em Golfinho, "A verdade por detrás da Magia"), Donna Weber e seu artigo "O Processo de Cura de metáforas incorporadas" também disponível nesse Portal de PNL; Teresa Robles, e tantos e tantos outros, admitem a eficácia de terapias adotadas pelos detentores da arte de curar, agregando à PNL espiritualidade e práticas médicas populares, ervas medicinais, meditação, etc.

O livro de Elvira enriquece os estudos de medicina, de antropologia, a nossa cultura brasileira, e torna mais rico o manuseio da Programação Neurolinguística, amplia seu horizonte como instrumento de mudança.

Consultoria Educacional e Terapeuta Holística, Elvira Eliza França enriquece também o acervo de Golfinho, disponibilizando aos seus leitores o belíssimo e utilíssimo trabalho "A Linguagem no Controle do Estresse, e na Prevenção à Violência e ao Uso Indevido de Drogas". O exercício "Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos – CAMM", apresentado no trabalho, uma ginástica cerebral, tem se mostrado excelente, segundo depoimentos inúmeros colhidos pela autora. Vou aplicá-lo com os meus alunos na universidade.

Elvira Eliza França escreveu um livro seríssimo, de primeira grandeza, e se espera que em futuro próximo participe de uma das versões do Congresso Latino-Americano de PNL. A Autora tem muito a nos ensinar, seu e-mail: elvirafranca@hotmail.com.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado