QUADRO 1 - FORÇAS E FORMAS DE MUDANÇA
FORÇAS
FORMAS GEO GLOBALIZAÇÃO EMERGIZAÇÃO ORQUESTRAÇÃO
APREND. QUADRO GLOBAL ATUALIZAÇÃO INFORMAÇÃO
INTERA. "GAP" CULTURAL COLABORAR TERCEIROS COM. FLEXÍVEL
EXPANC. MENTALIDADE GLOBAL CRIATIVIDADE & QUALIDADE NOVAS TECNOLOGIAS


QUADRO 2 - PARADIGMAS
GLOBALIZAÇÃO ENERGIZAÇÃO ORQUESTRAÇÃO
a
p
r
e
n
d
i
z
a
g
e
m
VER O QUADRO GLOBAL

premissas importantes:

1-paradigmas ultrapassados inibem o pensamento global

2- precisamos antecipar a direção maior da mudança e desenvolver um processo natural de adaptação

3-necessitamos monitorar diferentes fontes de informação e "ler" as tendências nelas contidas

4-um sistema compreende um conjunto de variáveis que influenciam uma a outras de forma sutil e, as vezes, de forma obscura

5- O pensamento sistêmico oferece uma estrutura para a identificação mais que eventos isolados.

ATUALIZAR-SE CONTINUAMENTE

premissas importantes:

1-atualizar-se e buscar continuamente novas informações

2-somos "aprendizes" ou "conhecedores"

3-os cargos do futuro exigirão tanto maiores níveis de habilidade como novas habilidades

4-para serem bem sucedidos no futuro tanto as pessoas como as organizações exigirão constante renovação

5-os estilos e velocidades de aprendizagem são diferentes.

6-aprendizagem será controlada pela pessoa que aprender e será facilitada pela aprendizagem

7-aprender a aprender é a ais importante atividade dos anos noventa

AUMENTAR CAPACID. INFORMAÇÃO

premissas importantes:

1-saber identificar e acessar a informação é o rpimeiro passo para aumentara capacidade de informação

2-máquinas inteligentes podem alavancar seu trabalho mental como um assistente, um conselheiro e um agente

3-as novas tecnologias da informação estão modificando a natureza do trabalho

4-a dimensão humana e a consideração central de qualquer estratégia de informação

5-infraestrutura eletrônicas estão se tornando verdadeiras "refinarias" de informação que acessam, tratam e transformam dados

i
n
t
e
r
a
ç
ã
o
REDUZIR DIFERENÇAS CULTURAIS

premissas importantes:

1-cultura é o total dos padrões comportamentais transmitidos socialmente

2-as variáveis determinadas pelos valores éticos e culturais, incluem linguagem, comunicação não-verbal, uso de espaço, sentido de si próprio, relações, consiência de tempo e estilos de pensamento

3-temos, no Brasil, uma cultura nacional altamente diversificada

4-a medida que o intercâmbio internacional se torna um constante necessitaremos de habilidades interculturais crescentes para nos relarcionarmos com os novos parceiros

5-a diversidade é uma fonte de força para a organização

6-todos merecem uma oportunidade igual

COLABORAR COM TERCEIROS

premissas importantes:

1-existe informação excessiva para a tomada de decisão centralizada

2-pessoal "energizado" é a chave para acelerar a tomada de decisão

3-a colaboração pode ocorrer entre organizações tanto quanto entre pessoas

4-antes que as pessoas sejam realmente "energizadas" é necessário educá-las, equipá-las, e dar a elas condições adequadas

5-a comunicação é o principal ingrediente para a colaboração

COMUNICAR DE FORMA + FLEXÍVEL

premissas importantes:

1-canais de informação estão criando meios para intercâmbio de alta velocidade e volume de dados

2-Compreender o uso de recursos eletrônico para a comunicação émais prático que fazer pessoas se locomoverem, é o primeiro passo para a comunicação mais flexível

3-recursos de comunicação grupal já ultrapassaram as barreiras do tempo, espaço e geografia, permitindo que grupos se comuniquem e trabalhem, em qualquer hora, qualquer lugar

4-a nova geraçào de tecnologia celular portátil

5-digitalização de toda a mídia 

e
x
p
a
n
s
ã
o
DESENVOLV. MENTA LIDADE GLOBAL

premissas importantes:

1-antigas regras não se aplicam  ao atual momento econômico mundial

2-reciprocidade será o novo princípio de integração da economia mundial

3-as corporações multinacionais ou "sem estado" estão surgindo e atravessando as economias nacionais

4-nós estamos verificando o surgimento de consumidores transnacionais, bem como de uma crescente segmentação de mercado em função de niclhos culturais

5-as relações comerciais estão tendo maior influência no contexto internacional que as relações políticas

CULTIVAR CRIATIVIDADE E QUALIDADE

premissas importantes:

1-criatividade implica num contínuo espírito de renovação

2-a criatividade deve ir  além dos produtos e da própria organização

3-a qualidade deve ser "introduzida" no "código genético" da organização

4-sem qualidade não há criatividade

5-a busca contínua da melhoria é essencial face a intensificação da concorrência e ao aumento de experiência do cliente

ASSIMILAR NOVAS TECNOLOGIAS

premissas importantes:

1-no ano 2000, o trabalhador que lida com o conhecimento estará usando ferramentas que hoje mal podemos imaginar

2-encontre tempo para experimentar novas tecnologias

3-busque novas e criativas formas para usar novas tecnologias

4-mantenha vínculos com universidades e centros de pesquisa

5-aumente e otimize seus processos e tecnologia


QUADRO 3 - MODELOS COMPORTAMENTAIS
GLOBALIZAÇÃO ENERGIZAÇÃO ORQUESTRAÇÃO
a
p
r
e
n
d
i
z
a
g
e
m
VER O QUADRO GLOBAL

recomendações práticas:

1-pense além de seu próprio cargo

2-busque tendências e padões emergentes

3-identifique o "todo" e as relações entre suas partes

ATUALIZAR-SE CONTINUAMENTE

recomendações práticas:

1-desenvolva uma estratégia de informação

2-reconheça e apliquenovas idéias e conceitos

3-esenvolva novos conhecimentos e habilidades como um hábito

AUMENTAR CAPACID. INFORMAÇÃO

recomendações práticas:

1-crie bases de conhecimento para dar suporte as estratégias negociadas

2-sincronize as capacidades humanas e sistêmicas

3-agregue valor infomativo a produtos e serviços

i
n
t
e
r
a
ç
ã
o
REDUZIR DIFERENÇAS CULTURAIS

recomendações práticas:

1-esteja conciente de seus valores culturais

2-respeite os valores culturais d terceiros

3-desenvolva a habilidade de comunicação intercultural

COLABORAR COM TERCEIROS

recomendações práticas:

1-crie equipes de trabalho "energizadas"

2-estimule um clima de cooperação entre as instituições

3-busque a formação de alianças e parceiros estratégicos que possibilitem benefícios mútuos

COMUNICAR DE FORMA + FLEXÍVEL

recomendações práticas:

1-procure fazer reuniões com o uso de computadores pessoais, vídeos, telefone e correio eletrônico

2-interação atrvés de sistemas de recursos portáteis, como "laptops" e telefone celulares

3-use sistemas de apresentação do tipo "multimídia"

e
x
p
a
n
s
ã
o
DESENVOLV. MENTA LIDADE GLOBAL

recomendações práticas:

1-reconheça que o mundo é um mercado único

2-desenvolva executivos globais e recompense pensadores globais

3-busque uma estratégia de obtenção de recursos, de marketing e de distribuição globais

CULTIVAR CRIATIVIDADE E QUALIDADE

recomendações práticas:

1-compreenda tanto os processos de criatividade como de qualidade

2-mantenha um ambiente de trabalho estimulante e de valorização da qualidade e criatividade

3-envolva todos no esforço permanente da melhoria

ASSIMILAR NOVAS TECNOLOGIAS

recomendações práticas:

1-brinque com as novas tecnologias

2-identifique novas aplicações para a tecnologia em seus negócios

3-adote uma estratégia de desenvolvimento de sistemas do tipo "espiral"


DESEMPENHO DA INSTALAÇÃO

TEMPO

APROVEIT.

PRO

C

M

C

M

A

30

75

84,39

82,52

B

15

50

84,97

84,41

C

45

50

80,00

77,33

Legenda:

C - CAD

M - Manual


DESEMPENHO DA INSTALAÇÃO

MÊS

ECONOMIA (%)

1

0,47

2

0,63

3

0,94

4

1,47 *

5

1,44 *

6

1,16 *

SEM            0,93

* redução de perdas do tecido, no corte


RESULTADOS OBTIDOS

* assimilação da tecnologia pela equipe

* 4 meses de regime assistido (6 meses)

* retorno do investimento no prazo (aprov.)

* formação de biblioteca de modelos

* acuracidade e reprodutibilidade

* eliminação de erro nas quantidades

* alimentação adequada da talharia

* eliminação de moldes de papelão (50 ton)

* integração com sistemas de informação

* uniformidade entre unidades fabris

* apoio a determinação de tempos e custos


BIBLIOTECA DE MODELOS

1500 modelagens  -  23800 peças

400 modelos novos  -  3500 peças (3 meses)

ENCAIXES

2500 encaixes por mês

DESENHOS

6000 desenhos  -  53000 m  -  por mês