Como passar facilmente nos exames [1]
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Remova o estresse dos exames
Você é do tipo de pessoa que saboreia o desafio que traz um exame, ou só a palavra ‘teste’ o deixa num frenesi de preocupação? Muitas pessoas inteligentes simplesmente congelam numa situação de exame e a informação que estava disponível sem dificuldades na mente, antes do exame, fica repentinamente trancada. Nesse artigo, vou descrever como usar com facilidade as ferramentas da PNL [3] que, quando adotadas, irão eliminar o estresse do exame, tornando fácil a sua aprovação.
Como seres humanos, nós encaramos os nossos primeiros testes desde cedo. Tarefas como cantar na frente dos parentes, mostrar os passos da nova dança na frente do pai e da mãe e simples testes de aritmética e ortografia são exemplos de testes precoces. Algumas crianças são bem-sucedidas se mostrando para qualquer um como elas são boas e, em consequência, ficam mais velhas com uma associação [4] positiva aos testes e exames. Outras se sentem constrangidas, talvez até ridicularizadas e acabam com uma associação [4] negativa aos testes.
A partir da associação [4] formada com os testes precoces, criamos generalizações que nos apoiam na hora do exame ou nos trazem calafrios. Nós criamos filtros mentais que servem de mediadores para a nossa experiência e, por isso, no estado [5] atual executamos programas mentais como resultado da filtragem dos estímulos internos e externos. O resultado será ansiedade ou confiança na hora do exame (ou talvez algo intermediário) dependendo do indivíduo. Geralmente, a ansiedade e o estudo para um exame não se dão bem juntos. Entretanto, de acordo com Csikszentmihalyi (1990), um nível baixo de ansiedade, combinado com o foco e uma atenção elevada são componentes de um estado [5] de ‘fluxo’. Porém, um alto nível de ansiedade durante a revisão ou no teste em si, limita severamente a recordação e o fluxo de informação.
Eu sugiro uma estratégia [6] completa para passar num exame, o que inclui estar cônscio da grande meta [7], da visualização [8] do sucesso, da criação e de um estado [5] de aprendizado ótimo, do planejamento do estudo e ser um revisor inteligente. Nos parágrafos abaixo, vou descrever cada passo.
Entre em contato com uma realidade mais ampla
Para muitos, o exame é um aborrecimento que consome tempo e causa estresse. Esse estilo de pensamento pode fazer com que você se limite mentalmente com a dificuldade do exame e com o trabalho de preparação. É melhor pensar num nível muito mais elevado, ou seja, no que acontece assim que você passa no exame. Na última edição do Rapport [9] Magazine (Revista do Rapport [9]), eu escrevi sobre a meta [7] além da meta [7]. Comece a pensar sobre os benefícios ao ser aprovado no exame e o que você pode fazer com a qualificação. Visualize a meta [7] além da meta [7] nos passos abaixo para criar entusiasmo e um pique favorável.
Crie uma história de futuro positiva (visualize o sucesso)
Muitas pessoas experimentam ansiedade com o exame porque imaginam, mentalmente, os esforços que irão experimentar com o exame e, noutros casos, as pessoas se imaginam fracassando e depois se admiram porque se sentiram ansiosas! Você pode reverter esse processo: irá criar fortes representações de aprovação e configurar no seu circuito o que o legendário Muhammad Ali costumava chamar de uma ‘história futura’.
Antes de você começar o processo de revisão, ponha na sua cabeça do que você é capaz de fazer agora e isto significa passar no exame. Um processo de visualização [8] é útil para isso. Acesse o seu estado [5] relaxado e aberto (veja o parágrafo abaixo) e deixe os seus olhos fechados. Agora crie um filme ou uma peça e passe na sua frente. Você é a estrela dessa peça, você está no centro do palco. A cena que você está criando antecipadamente mostra você, em toda a sua glória, tendo passado no exame. Note todas as qualidades presentes ao passar no exame. Agora sinta a sensação à medida que entra na cena, vê o mundo ao seu redor e na hora de passar no exame você sente as sensações ligadas à aprovação. Você é um sucesso, você passou.
Agora seja o diretor do filme. Mentalmente saía da experiência e faça mudanças na cena para torná-la ainda mais atraente e adiante o relógio de modo que você também possa ver a meta [7] além da meta [7], os benefícios de passar no exame.
Crie um ótimo estado [5] de aprendizagem
Na PNL [3] e particularmente no Novo Código [10] (New Code) da PNL [3], ‘estado’ é um ponto de alavancagem para a alteração de comportamento [11]. Como disse antes nesse artigo, o estado [5] de ansiedade causa bloqueios mentais e, portanto, não é propício para a recordação da informação. O estado [5] ideal para a lembrança e o aprendizado parece incluir as qualidades de relaxamento, de disponibilidade e estar de prontidão. Aqui está um processo para ajudá-lo a acessar um estado [5] ideal para a revisão e para quando estiver sentado durante o exame. O melhor é você sentar numa cadeira confortável, com os dois pés no chão e com as mãos apoiadas suavemente no seu colo.
1. Foque a atenção olhando para um ponto na sua frente, talvez na parede.
2. Regule a sua respiração. Inspire pelo nariz, segure, e exale devagar pela boca. A relação da respiração para dentro/fora deve ser de 1 para 2, isto é, o tempo da sua expiração deve ser o dobro da sua inspiração.
3. Acesse a visão periférica. Enquanto você mantém a sua atenção no ponto na parede, expanda a sua consciência visual de modo que você fique consciente [12] simultaneamente da área a um metro de cada lado do ponto ao mesmo tempo em que continua atento ao ponto. Faça isso expandindo a sua atenção visual sem mover seus olhos. Agora expanda a sua consciência visual para mais longe, de modo que você estará simultaneamente consciente [12] dos dois metros de cada lado do ponto apesar de ainda estar consciente [12] do ponto. Então expanda a sua consciência de forma tal que você estará visualmente consciente [12] de tudo que está na sua frente.
4. Opcional. Foque a sua atenção no espaço de 30 centímetros acima do topo da sua cabeça, como se [13] você estivesse usando um chapéu de feiticeiro (permanecendo com a visão periférica). Pesquisadores de aprendizagem descobriram que manter a sua atenção num ponto fixo atrás de você ajuda a reter a atenção e aumenta a recordação. Veja FotoLeitura [14] (Scheele 2007) e Gift of Dyslexia (Davis 1997).
Use esse estado [5] ou um similar para a revisão, o aprendizado e durante o exame.
Planeje o seu estudo
Revise todo o a material que está no plano de estudos e que provavelmente estará no exame. Segmente o material em tópicos e temas e crie um horário de revisão. Se tiver múltiplos exames, essa é uma tarefa importante para você se assegurar que concede tempo suficiente para tópicos e assuntos chaves. Quando estiver revisando um assunto ou um tópico dentro do assunto, permaneça no tópico dando-lhe total atenção, em vez de vaguear ao acaso pelo material.
Seja um revisor inteligente
Você sabe como aprende e se lembra melhor, por isso use o que funciona para você. Abaixo estão algumas dicas de revisão inteligentes:
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Faça bastantes intervalos. Pesquisas mostraram que sessões entre 30 a 45 minutos são ótimas para levar a concentração ao máximo. Em sessões mais longas, a sua mente devaneia.
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No intervalo use outra parte da sua mente. Faça uma atividade física ou meditação, a fim de retornar refrescado para os estudos.
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Use música (se ela lhe ajuda a aprender). Pesquisas mostraram que o ritmo do rock e da música clássica ajuda as pessoas a acessarem um estado [5] de aprendizagem acelerado.
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Faça anotações não lineares para a revisão. Use muitas cores, símbolos e abreviaturas. Mapas mentais, diagramas estruturais e gráficos de forma - todos são úteis. Use folhas grandes de papel. Eu sugiro o tamanho A1 – em forma de pôster, para usar conforme indicaremos a seguir.
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Decore o seu quarto com seus pôsteres. Pegue os seus mapas mentais (ou outra forma de anotação não linear) e coloque nas paredes do seu quarto. Na hora em que estiver se deitando na cama, revise um pôster. Feche seus olhos e faça a imagem dele na sua mente. Quando acordar, imagine-o antes de olhar para ele. Na noite seguinte, repita o processo com outro poster e com aquele da noite anterior. Aí poderá recriar os pôsteres do seu quarto na sua mente antes do exame. Algumas pessoas acham proveitoso fazer ligações e associações, incluindo a visualização [8] de outros itens no seu quarto e associando os itens.
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Envolva todos os sentidos. Dance, cante, represente, grite, faça seja o que for para absorver a informação num nível profundo.
Todos os processos desse artigo são fáceis de serem implementados sem nenhum treinamento formal em PNL [3]. Para realmente capturar o máximo do estado [5] de desempenho para passar num exame, eu o encorajo a aprender o Novo Código [10] da PNL [3] e a Fotoleitura. O Novo Código [10] tem uma série de jogos e princípios desenhados para maximizar o desempenho inconsciente [15]. A FotoLeitura é um sistema desenvolvido para usar a toda a mente para ler e assimilar a palavra escrita em velocidades surpreendentemente rápidas com recordação elevada. Ao combinar essas duas metodologias para passar num exame se obtém excelentes resultados.
Eu também encorajaria cada aprendiz a seguir essas etapas simples para tornar mais fácil a sua aprovação num exame. Tenha consciência de que existe uma meta [7] além da meta [7], crie uma história de futuro positiva, crie um estado [5] de aprendizado útil, planeje seu estudo e seja um revisor inteligente. Adapte os processos desse artigo para que você aprenda melhor. Divirta-se passando no exame.
Referências
Csikszentmihalyi M (1990). The Psychology of Optimal Experience. N Y, Haper Collins
Scheele, Paul - FotoLeitura - O Sistema "Whole Mind" [16], Summus Editorial
Davis, R and Braun, E.M (1997) The Gift of Dyslexia: Why Some of the Brightest People Can’t Read and How They Can Learn. Perigee Books
Michael Carroll é o fundador e diretor de cursos da NLP Academy e cofundador com John Grinder [17] e Carmen Bostic St Clair do International Trainers Academy of NLP [18]. Ele é o único Master Trainer de PNL [3] no mundo certificado por John Grinder e Carmen Bostic St Clair e trabalha juntamente com eles no desenvolvimento e na realização de treinamentos de alta qualidade em PNL [3].
Esse artigo How to Pass Exams, Easily -Take the stress out of exams [19], foi publicado na edição de Inverno da Rapport [9] Magazine 2008 e se encontra no site www.nlpacademy.co.uk [20]
Tradução JVF, direitos da tradução reservados.