Felicidade, alegria, e alegria interior [1]
Escrito por:
Publicado em:
Alguém já disse que o estado [3] é a chave para a excelência. Neste caso, é preciso saber como se [4] conseguem estados poderosos, como o da felicidade e o da alegria. A pressuposição de que já possuímos interiormente todos os recursos de que necessitamos é maravilhosa, mas de que maneira conseguimos acessá-los com mais frequência do que simplesmente por sorte ou coincidência? Esta caminhada começou quando alguém afirmou que podemos curar simplesmente abençoando alguém com a "Alegria Interior." Tenho certeza de que, muitas vezes, você ouviu coisas interessantes, mas não obteve explicação sobre como entrar em tal estado [3], em nosso caso o estado [3] de "Alegria Interior."
Sei que você concorda comigo de que deveria haver mais alegria neste mundo. Por isso, durante os dois últimos anos, venho estudando a forma de entrar em estados poderosos e de ampliá-los, etc. Eu gosto de padrões simples, mas poderosos, que vão direto à essência, na linha mais direta possível. Assim, desenvolvi um padrão [5] de "Alegria Interior" que é simplesmente um exemplo de como se [4] pode ampliar os estados. Pense nos estados emocionais como sendo campos de energia, um padrão [5] de energia, se quiser. Eu usei a idéia de PNL [6] baseada em campos para desenvolver este padrão [5].
Na Teoria do Caos existe um conceito chamado ferradura de Smale. Ele visualizou as complexas transformações dos sistemas dinâmicos. Suas bases são simples: um campo emocional é esticado em uma direção, apertado em outra, e depois dobrado, como uma ferradura. Quando esse processo é repetido, produz uma estrutura [7] que é familiar a todos os que já passaram o rolo sobre muitas camadas de massa. Um par de pontas que terminaram juntas começaram muito longe uma da outra. Se pensarmos nas emoções, sentimentos, e estados, como campos de energia, então o conceito da ferradura de Smale também deve ser possível em relação aos estados – e é, sem dúvida.
O padrão [5] é muito simples e produz estados poderosos. Ele envolve muitos dos conceitos clássicos de PNL [6], como metaestados, âncoras espaciais, âncoras de toque, níveis lógicos, sintaxe somática, ponte ao futuro e ao passado, submodalidades [8], bem como a ideia nova de PNL [6] baseada em campos. Para alcançar a "Alegria Interior", começamos com uma experiência de felicidade.
A felicidade é experimentada de muitas maneiras, em circunstâncias as mais diversas. Às vezes, ela resulta de uma atividade (comportamento [9]). Por exemplo, alguém expressa sua satisfação por algo que você fez, e você sente felicidade. Pode, também, ser mais passiva, como por exemplo na jardinagem: tanto por cultivar ativamente as rosas como por apreciar seus belos botões durante todo o verão.
A Alegria é uma experiência de nível mais alto. Você pode sentir alegria devido à sua capacidade [10] de experimentar felicidade. A alegria também tem características cinestésicas diferentes. Geralmente, é um bem-estar ativo sentido no peito. Às vezes, até tem uma cor. Vamos usar as submodalidades [8] cinestésicas e visuais no padrão [5] de "Alegria Interior".
A Alegria Interior acontece quando você se torna a alegria. Você entra ativamente no sentimento de alegria (contém o estado [3]). Este é um alto nível de consciência, em que seus centros de energia (chacras) se alinham e se expandem dramaticamente, e você experimenta uma sensação profunda de Alegria Interior. Essa Alegria Interior pode ser transferida a outros, como ao abençoar com Alegria Interior. Seu campo de energia pessoal carrega-se de "Alegria Interior" e a irradia para o ambiente [11] ao seu redor. Na cura, ou em qualquer interação com outros, você será muito mais eficaz se o fizer a partir de um estado [3] de "Alegria Interior."
Os passos são os seguintes:
Felicidade | Alegria Interior | |
Alegria |
- Faça três marcadores de papel. Escreva neles os nomes "Felicidade", "Alegria", e "Alegria Interior." Coloque-os no chão, em forma de triângulo, à distância de um passo um do outro.
- Pense em uma situação em que você sentiu felicidade. Preferivelmente numa ocasião em que você esteve fisicamente ativo. Quando começar a experimentar essa lembrança, dê um passo sobre o cartaz da "Felicidade" e libere a experiência. Ouça os sons... veja as imagens e as pessoas... sinta a felicidade.
- Quando estiver pronto, dê entre no cartaz da "Alegria" e comece a experimentar alegria por ser capaz de sentir felicidade. É como se [4] você desse um passo para um nível lógico [12] (um metaestado). Descreva como você sente a "Alegria". O que você sente em seu corpo? Onde você sente a "Alegria"? (É importante obter uma descrição rica de como a "Alegria" é experimentada.)
- Quando estiver pronto, entre no cartaz da "Alegria Interior" e transforme-se nesse sentimento de "Alegria Interior". Permita que sua "Alegria Interior" torne-se cada vez mais forte até encher seu corpo inteiro. Para usufruir este estado [3], deixe que o centro de sua "Alegria Interior" se estabeleça em seu coração. Toque levemente seu coração quando você sentir a "Alegria Interior" muito, muito forte. Seu estado [3] de "Alegria Interior" agora está ancorado em seu coração, e em qualquer momento em que você tocar o seu coração, o estado [3] de "Alegria Interior" retornará. Agora você pode começar a viver neste mundo a partir de um estado [3] de "Alegria Interior."
- Tome esse sentimento de "Alegria Interior" e envie-o para trás no tempo, até o momento em que você nasceu, e deixe seu subconsciente saturar sua vida inteira com este intenso sentimento de "Alegria Interior". Seu subconsciente vai mostrar-lhe o momento em que esse sentimento tiver retornado ao presente. Agora, envie-o para o seu futuro: assim, você vai viver, de agora em diante, com "Alegria Interior".
Eu tenho praticado o padrão [5] de "Alegria Interior" com muitos indivíduos e sempre obtive grande efeito. Poucas pessoas não conseguem distinguir entre felicidade e alegria. Em algumas línguas, como no Chinês e no Alemão, parece não haver distinção clara entre os dois estados, ou seria um erro de tradução. Num determinado caso, a pessoa entrou diretamente na "Alegria Interior" porque usou uma lembrança de pegar um bebê de apenas uma semana. A experiência da "Alegria Interior" surgiu instantaneamente.
Mudanças dramáticas têm acontecido com algumas pessoas, ao atingirem o estado [3] de "Alegria Interior". Geralmente, há grandes sorrisos ou até mesmo gargalhadas. Todos nós temos "Alegria Interior", e este pequeno padrão [5] é uma maneira de conectá-la facilmente.
Um homem descreveu a Alegria Interior da seguinte maneira:
"Alegria Interior – é simultaneamente o sentimento de conexão, expansão e estabilidade. Senti como se [4] estivesse serenamente em pé sobre uma rocha que irradiava raios de ouro em todas as direções, enquanto sentia a Alegria Interior espalhar-se através de mim, enchendo-me e expandindo-se infinitamente." |
Uma mulher descreveu assim a sua experiência de Alegria Interior:
"Este exercício proporcionou-me a experiência de que a Alegria Interior não é algo borbulhante, espumante, volátil, sem substância – mas sim algo incrivelmente sólido, profundo, estável, firme, inabalável, que detém o mais alto poder de qualquer coisa existente no cosmos. Eu experimentei como a Alegria Interior é a perfeita força contrária à insegurança, medo, ansiedade, incerteza." |
Outro participante escreveu:
"A experiência da Alegria Interior foi como sentir um cordão de prata perpassando todo o meu ser, conectando-me com o centro da terra e do céu. Ele passava através de meu coração, que sentiu-se muito sólido e quente e transformou-se numa estrela prateada irradiando luz em todas as direções. Ao retornar no tempo, a estrela de meu coração irradiava luz, de modo que eu também retornei junto, através de um caminho iluminado. As cores se tornaram em tons pastéis de um arco-íris ao longo do caminho." |
"Alegria Interior" é apenas um exemplo do padrão [5] do estado [3] de "dobradura". Tenho usado a mesma ideia para eliciar [13] estados poderosos de finalidade, autenticidade, impulso e descoberta. Quando esta poderosa ferramenta for combinada para formar um padrão [5] maior, ela pode gerar grande mudança nas pessoas. Atualmente estou explorando a forma de combinar esses estados poderosos com uma Mandala no ponto focal; a Mandala sendo o arquétipo da plenitude.
Na estação da alegria, este é o meu presente para você. Experimente-o agora e partilhe-o com aqueles que você ama, com seus amigos, assim o mundo ficará cheio de "Alegria Interior".
Viva mais Feliz, com Alegria Interior.
Referências:
Meta [14]-States: A new Domain of Logical Levels, de L. Michael Hall, 1995, Grand Junction Colorado, Empowerment Tecnologies.
Change Your Mind and Keep the Change, de Connirae Andreas e Steve Andreas, 1987, Real People Press.
Tools for Dreamers, de Robert Dilts e Todd Epstein, 1991. Meta [14] Publications.
Chaos: Making new Science, de James Gleick, 1987, Penguin Books.
Publicado na Anchor Point [15] de setembro de 2000.
Tradução: Hélia Cadore
Publicado no Golfinho Impresso Nº 61 de FEV/2000