Artigo do Mês

5 segredos para fazer o que você não quer fazer

Escrito por: 

Publicado em: 

qui, 05/10/2017

Como fazer você mesmo QUERER fazer o que você PRECISA fazer

Ultimamente em meus treinamentos e seminários, tenho focado muito no que eu chamo de Empowerment Fit, porque eu reconheço que a saúde e a condição física são a chave para o empoderamento e para um ótimo desempenho em todas as áreas da vida. Ao ensinar isso, vejo meus alunos ficando empolgados e ansiosos para embarcar e mudar de atitude com relação a saúde e a condição física deles! Sim!

Entretanto, dentro de um mês, os e-mails começam: “Eu simplesmente não consigo me levantar da cama de manhã para trabalhar.” ”Entrei em uma academia, mas não consigo encontrar tempo para ir até lá.” “Eu abarrotei meu refrigerador de vegetais, mas não consigo parar de desejar (e comer) os bolinhos de chocolate, sem parar!” Todos os emails terminam pedindo “Ajuda!”

Essas são pessoas sinceras que estão determinadas a viver de acordo com as suas melhores intenções, não com as suas desculpas. No entanto, elas se encontram presas num turbilhão por não querer fazer o que sabem que precisam fazer para obter o que elas querem.

Você pode entender?

Quer se trate de saúde física, financeira ou uma casa mais limpa, aqui estão cinco segredos para ajudá-lo a fazer o que você precisa fazer – que você não quer fazer – para obter o que você mais deseja.

Segredo # 1 de Yogi Berra: “Se você não sabe para onde está indo, você pode terminar em um lugar qualquer.”

Precisamos estabelecer metas claras para o que desejamos especialmente se o caminho para esse desejo parecer difícil. Desde a década de 1960, uma extensa pesquisa provou a eficácia de estabelecer metas para alcançar o que você quer. Escreva as suas metas e leia em voz alta todos os dias. Faça lembranças visuais positivas das suas metas para fixar no seu espelho ou na tela do computador. Uma meta clara e significativa tem a sua própria dinâmica para ajudá-lo a passar a parte mais difícil.

Crie uma meta “alvo” bem como metas “finais”. A meta alvo é interminável. É a direção que você quer seguir na vida: “Eu tenho um estilo de vida saudável.” “O futuro financeiro da minha família está garantido.” “Minha casa é organizada e acolhedora.”

Uma meta final é específica, mensurável e realizável dentro de um determinado período de tempo: “Estou em forma e tonificado, e o meu peso a partir de 1 de dezembro de 2016 é 80 quilos.” “Eu paguei a dívida de $15.000 e a partir de 15 de janeiro de 2017 tenho $4.000 no banco.” “Meus armários estão limpos e mantenho a partir de 30 de setembro de 2015 apenas as roupas que eu realmente gosto de usar.”

Segredo # 2 de David Hawkins: “As crenças são os determinantes do que uma pessoa experimenta. Não existem ‘causas’ externas.”

Para se preparar para fazer o que você não quer fazer, você precisa da concordância tanto da mente consciente como da mente inconsciente. As pessoas que são sempre bem-sucedidas em alcançar as suas metas sabem que todas as nossas crenças e atitudes subjacentes devem estar alinhadas com o que desejamos. Se não estiverem, iremos nos esforçar durante todo o caminho – e geralmente não teremos sucesso.

Sempre que você sentir uma forte resistência para fazer o que você sabe que precisa ser feito, é geralmente uma crença limitante inconsciente ou uma emoção negativa tentando comandar o espetáculo. Talvez você sinta que não merece um corpo saudável. Talvez você abrigue raiva profunda em relação a um pai que fez mal uso do patrimônio da família. Talvez uma casa limpa e acolhedora represente falta de privacidade. Esses sentimentos ou crenças podem não parecer importantes conscientemente, mas a casa de força que é o seu inconsciente pode discordar!

O seu trabalho é desenterrar essas emoções ou crenças negativas e liberá-las. Como? Na PNL existem várias práticas e terapias que utilizam diferentes abordagens. Você não precisa adiar o prosseguimento do seu desejo até eliminar esses bloqueios inconscientes. Mas uma vez que você fizer o esforço para eliminá-los, você vai descobrir que se depara com menos "coisas que você não quer fazer" para alcançar a sua meta!

Segredo # 3 do Dr. Jonas Salk: “Eu tive sonhos e tive pesadelos, mas superei os meus pesadelos por causa dos meus sonhos.”

Nossos desejos têm que ser mais importantes para nós do que aquilo que parece estar no caminho. Todo desejo que for vantajoso requer algum tipo de sacrifício. Você desiste de uma coisa para obter outra que é mais importante para você. Para ficar mais saudável, talvez seja necessário subir as escadas em vez de usar o elevador. Finanças mais saudáveis podem significar jantar fora menos vezes. Uma casa mais limpa pode significar menos noites assistindo ao Dançando com as Estrelas.

A chave é saber com antecedência o que você precisa sacrificar, e fazer um plano! Se é difícil sair da cama cedo para praticar um esporte, recrute um amigo observador de pássaros na madrugada para lhe chamar todas as manhãs. Convide os amigos para o happy hour em casa em vez de se encontrarem num restaurante. Coloque no seu iPod somente músicas alegres para tocar enquanto você limpa os armários e grave aquele programa de TV que você não quer perder para assistir depois.

Segredo # 4 de Ludwig Wittgenstein: “Um homem ficará preso numa sala com a porta destrancada e que abre para dentro, desde que não ocorra a ele puxar a porta em vez de empurrar.”

Seja criativo e descubra outra maneira! Aquilo que você não quer fazer -- quem disse que você tem que fazer desse jeito em particular? Ou quem disse que você mesmo deve fazê-lo? Existe mais de uma maneira de quebrar um coco.

O seu caminho para obter o que você quer da vida pode não ser o mesmo do seu vizinho ou de alguém na TV. O que você quer deve ser claramente definido, mas como você chegou até lá está em aberto. Se você está resistindo em fazer o que você acha que precisa fazer, que tal encontrar uma outra maneira? Uma que lhe convém mais?

Veja a aptidão física, por exemplo. Há um monte de maneiras de entrar e permanecer em forma, desde yoga, passando pela dança do ventre, até escalada. Equilibrando as suas finanças? Para melhorar o saldo da sua conta, alguns estão interessados em economizar trocados com o uso dos cupons de desconto, enquanto outros preferem enfatizar em ganhar mais. Você terá uma casa mais limpa fazendo um pouquinho todos os dias — ou contratando alguém para limpá-la!

Segredo # 5 Malcolm Forbes: “Os diamantes nada mais são do que pedaços de carvão que sofreram pressão no trabalho.”

Nós saímos da cama para ir trabalhar todos os dias, certo? Se nós realmente apreciamos o nosso trabalho ou não, isso para a maioria de nós não é uma decisão que reconsideramos todas as manhãs quando o alarme dispara: “Hmmm. Eu realmente quero ir ao escritório esta manhã? Ou devo ignorá-lo hoje? O que eu tenho vontade de fazer?”

Não! Nós levantamos e nos apresentamos!

Fazer alguma coisa todos os dias no sentido do que realmente desejamos não pode atingir o debate interno. Você pode tomar muita ação ou pouca ação, mas a consistência sobre a ação é a chave. Quando nos comprometemos com alguma ação todos os dias, não importa o que seja, paramos de drenar nossa energia no vai-e-vem do "eu deveria ou não deveria?"

Faça suas metas e seus sonhos pelo menos tão importantes quanto o seu trabalho!

“Quando você coloca a cabeça no travesseiro no final do dia, você pode se lembrar de pelo menos três coisas que fez durante o dia para tornar melhor a sua vida? Você nutriu o seu corpo? O seu espírito? A sua mente? Se não, levante-se e faça alguma coisa boa para você.”
Toni Sorenson

Para o seu empoderamento TOTAL!

O artigo original "5 Secrets to Do What You Don’t Want to Do." encontra-se no site www.psychologytoday.com/blog/focus-forgiveness

Categoria: