Volta à página inicial

18 anos
13.219.467
visitantes únicos, veja...

RSS (Really Simple Syndication) RSS (Really Simple Syndication) Golfinho - o portal da PNL no Brasil
www.pnlbrasil.com.br    www.golfinho.com.br    www.pnl-golfinho.com.br

O que é PNL
Definição, livros e artigos para iniciantes

    Inicial
    Artigos PNL
    Livros PNL
    Cursos PNL
    Centros de PNL
    Profissionais
    Diversos
    Livros do Mês
    Filmes e PNL
    Exercícios
    * Divulgar
    Links
    PNL Escola
    Golfinho
    Impresso
    Golfinhos
    Dicas
    Biografias
    Download
    Congressos
    CDs e DVDs
    Contatos
    Cadastre-se
    Tradução PNL
    Glossário PNL
    Novidades
    Entrevistas
      e Teses

    Pesquisar

"Livros do Mês" classificados por título "Livros do Mês" anteriores por data Persuasão A Arte de Convencer - Livro do Mês JUNHO/2010 - Golfinho - PNL
Livro do mês Junho de 2010
Persuasão A Arte de Convencer

PERSUASÃO A Arte de Convencer de autoria de Antônio Walter Nascimento é o "Livro do Mês" de Golfinho. Edição da Baraúna, São Paulo. O autor é professor universitário, consultor de empresas e universidades em nosso país e no exterior. Articulista em jornais e revistas, Nascimento publicou diversos livros, entre eles A Gerência de Si Mesmo, relacionado na seção Livros por esse Portal de Programação Neurolinguística, em função de sua importância e aplicação criativa de técnicas de PNL.

"Persuasão" não é, propriamente dita, uma obra de PNL. Mas é um texto altamente criativo sobre a arte de convencer – e em suas mais de 230 páginas a Programação Neurolinguística se faz presente, quer textualmente, quer nas configurações, quer nos exemplos, quer nas entrelinhas. Uma obra com sumo de PNL. E sumo muito bem temperado, rico de observações do sujeito e objeto da persuasão: o ser humano.

O tema do livro tem muito com a arte de liderar, pois conforme muito bem registra Antônio Walter Nascimento, persuasão é "a arte de convencer o outro a fazer aquilo que pretendemos que faça, ou aceitar nossas idéias". É uma questão de atitude, ou seja, "a maneira de ser em relação a situações, objetos ou pessoas" – e o autor, com muito didatismo, vai ensinando o leitor a aprimorar sua habilidade de persuasão.

Registra que "o homem se torna um líder quando motiva os demais a fazer aquilo que ele considera importante que seja feito". E nos apresenta os elementos básicos para tanto: empatia, observação, perguntas e respostas, que são devidamente conceituados, exemplificados, exercitados.

Detalha que três conhecimentos gerais devem "ser observados por quem pretende aperfeiçoar-se na habilidade de persuasão: os motivos humanos (a partir de uma análise da semelhança entre os seres humanos e de suas diferenças individuais), a postura do persuasor e o momento adequado à persuasão; e o processo decisório do ser humano".

Explicita que os humanos temos necessidades e interesses, necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, necessidades sociais, necessidade de estima ou de apreciação, necessidade de auto-realização – tudo isso exemplificado com muita propriedade.

Nos ensina neurociência lembrando-nos que os seres humanos enxergam com o cérebro – e a partir dessa realidade fornece ao leitor uma gama de informações de primeiríssima grandeza de como interpretamos e formamos imagens, de como recebemos e acumulamos informações, -- ensinamentos fundamentais para aprender e vivenciar a arte de persuadir o outro com ecologia.

Abordagem emocional, comunicação (ação de tornar comum alguma coisa a outrem), "rapport", relacionamento, como mostrar-se simpático, interesse e respeito, semelhanças e afinidades, confiança, discrição e coerência, compromisso, veracidade, aceitação, reconhecimento, direito de opinião, humildade, bom humor, entusiasmo, e muito mais, são tematicamente trabalhados para nos ensinar a arte de persuadir.

E, para tanto, identifica, analisa e propõe remédios adequados para as objeções. Ensina como cuidar dos frutos colhidos: com ética.

O Adendo, capítulo final e um dos mais ricos da obra, apresenta e disponibiliza ao leitor uma belíssima análise do filme "Doze Homens e uma Sentença", um clássico sobre cidadania, um clássico sobre a arte de persuadir.

Livro rico em técnicas e exemplos sobre como persuadir o outro, seja na apresentação de um produto, de uma idéia, um serviço, em marketing, -- é obra fundamental para professores, políticos, publicitários, estudantes, advogados, empresários, gerentes e diretores de organizações, para todos aqueles que querem facilitar o processo de convivência, pois o ser humano não é uma ilha isolada. Todos nós precisamos do Outro. Precisamos persuadir e ser persuadidos.

Um livro que Golfinho indica prazerosamente.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, trainer em PNL.   www.jncpnl.com.br

Para comprar:

  • Livraria Cultura - http://www.livrariacultura.com.br

  •  

    "Livros do Mês" classificados por título "Livros do Mês" anteriores por data

    Sociedade Brasileira de PNL
    Actius, consultoria, Desenvolvimento e Liderança
    INAp
    PAHC
    CDP - Leoclides Marcon
    INEXH
    Instituto de Thalentos
    Sociedade Internacional de PNL by Claudio Lara
    INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO
    Mundo das Metáforas
    Metas e Objetivos
    e-mail enviando comentário site do GOLFINHO
    Obrigado!
    Volte sempre.

    volta à página onde você estava volta página inicial
    Esta página é produzida e mantida pela Equipe do Golfinho Webdesign
    Hospedado por: LOCAWEB

    Google Facebook