Escrito por:
Publicado em:
Existe uma técnica da PNL simples, porém poderosa, para lidar com uma reação indesejada à alguém - como quando:
- você a acha intimidante
- você tem medo dela
- você a coloca mentalmente em um pedestal e ergue os olhos para vê-la
- você tende a submeter-se ou sai da frente dela
- você acha que, de alguma forma, ela é melhor do que você.
A técnica é ilusionariamente simples e leva cerca de 5 minutos, embora muitas pessoas com quem eu a usei, acharam que ela serve para "abrir os olhos".
Como ela funciona?
Simplesmente mudando a forma como visualizamos a pessoa intimidadora. A maioria de nós imagina a 'pessoa intimidadora' acima de nós ou seja, aos olhos da nossa mente ela parece maior do que nós, mais alta - como se estivéssemos literalmente erguendo os olhos para olhar para ela. (Aliás, na minha experiência, poucas pessoas estão conscientes desse fenômeno até que alguém chama a atenção delas.)
Quando usamos essa técnica de visualização, nós mentalmente "trazemos o tamanho dela para baixo" para que possamos vê-la pelo que ela é - e ver que a questão era como era o nosso pensamento e não ela na realidade!
Quem está intimidando você?
Pense na pessoa que você acha que o amedronta. Faça duas perguntas a si mesmo:
- Ela está me ameaçando fisicamente?
- Será que ela intimida todos que ela encontra?
Se a sua resposta a essas duas questões for não, então é quase certo que não é a pessoa que está lhe intimidando: é como você pensa sobre ela que está fazendo a intimidação.
Agora, uma boa notícia: é muito mais fácil mudar o seu pensamento sobre alguém do que, digamos, tentar evitá-la ou tentar mudar o comportamento dela.
A técnica para lidar com a forma como nos sentimos intimidados envolve visualização ou pensar sobre a pessoa mentalmente. E algumas pessoas são visualizadoras surpreendentes - elas podem fechar os olhos e ver as coisas de uma forma nítida, colorida, em 3D. O resto de nós vê imagens que são vagas, pouco claras e que, provavelmente, desaparecem ou escurecem quando você "olha" para elas.
Essa técnica funciona bem, não importa como você visualiza. Se você não é um "visualizador claro", você simplesmente pode ter que repetir a técnica algumas vezes e durante alguns dias. (Veja nota no final desse artigo sobre a técnica Swish.)
Agora as etapas
Isso provavelmente funcionará melhor se você começar relaxando por mais ou menos um minuto e fechar os olhos:
- Pense na pessoa que você acha intimidadora ou que você tende a colocá-la em um pedestal.
- Imagine que a sua "tela" mental está dividida por uma linha no nível dos olhos em metade superior e metade inferior.
- Agora, observe se a pessoa em quem você está pensando está na altura dos olhos, ou acima ou abaixo do nível dos olhos. Normalmente, se colocamos a pessoa em um pedestal, isso será refletido na forma como pensamos nela e vamos 'vê-la' acima do nível dos olhos.
- Agora, simplesmente traga a imagem para abaixo do nível dos olhos - bem abaixo do meio da tela.
- Observe o que isso faz à forma como você se sente sobre ela.
- Abra seus olhos e olhe ao seu redor.
- Mais uma vez feche os olhos. Observe onde ela está em relação ao nível dos olhos. Agora, mais uma vez, trazemos o tamanho dela para baixo, mais uma vez abaixo do nível dos olhos.
- Agora, para 'programá-lo', repita o processo mais umas cinco ou seis vezes. Feche os olhos, perceba onde está a imagem. Traga a imagem para baixo, abaixo do nível dos olhos. Abra os olhos e olhe ao redor.
É isso. Ocasionalmente, pode ser necessário repetir o processo algumas vezes ao longo de alguns dias, especialmente se você esteve pensando sobre a pessoa de uma forma apavorante por muito tempo.
Ajuste fino da técnica
E se eu não puder levá-la para abaixo do nível dos olhos?
Às vezes ajuda primeiro imaginá-la bem acima do nível dos olhos e depois movê-la mais para baixo. Ou imagine atirar a imagem para longe e depois recuperá-la, mas para um novo local bem abaixo do nível dos olhos. Ou fazer a imagem se mover primeiro para os dois lados e, em seguida, para abaixo do nível dos olhos.
Quanto tempo eu preciso continuar praticando essa técnica?
Às vezes é suficiente fazê-lo cinco ou seis vezes na primeira sessão. Para alguns pensamentos você pode ter que repetir o processo algumas vezes por um dia ou dois. Se isso não surtiu o efeito desejado, então é hora de escalar o processo e usar uma técnica mais poderosa, como o Swish - ou examinar mais profundamente o seu relacionamento com a pessoa.
Nota: Essa técnica de submodalidades da PNL e a técnica Swish mencionada acima são melhor utilizadas quando a situação não exige ação prática: quando a questão é sobre como você pensa em vez de como você deveria estar lidando com a situação. Como exemplo, se a pessoa que você acha intimidante for um colega que está realmente se comportando de uma maneira intimidante ou com assédio moral, isso exige ação prática em vez de simplesmente mudar o seu pensamento.
O artigo NLP and ‘intimidating people’ encontra-se no blog da Pegasus NLP