Descomplique a Relação

Livro do Mês - Julho de 2005

Capa do Livro

Descomplique a Relação - Estratégias Simples para Fazer seus Relacionamentos Darem Certo

A Editora Best Seller Ltda., Rio de Janeiro, vem de lançar o livro "DESCOMPLIQUE A RELAÇÃO", de autoria de Robin Prior e Joseph O’Connor. Os dois autores são conhecidos dos leitores falantes da língua portuguesa, principalmente O’Connor que vive parte de seu tempo no Brasil, ministrando cursos, seminários e lançando livros.

Dos dois, em português, há "Sucesso em Vendas com PNL", edição da Summus. De Joseph O’Connor, solo ou em coautoria, há quase uma dezena de grandes lançamentos em nosso país: o clássico "Introdução à Programação Neurolingüística", "Treinando com a PNL", "PNL e Saúde", todos edição Summus; "PNL para Administradores", Editora Vozes; "Liderando", Editora Record; "Coaching com PNL", em dueto com Andréa Lages, Qualitymark Editora; e "Manual de Programação Neurolingüística", referência obrigatória nos cursos de Practitioner de PNL, também edição Qualitymark.

"Descomplique a relação", é um excelente manual para se trabalhar com criatividade nossos relacionamentos, principalmente os de ordem afetivas. Os autores mostram que nossas relações podem ser frutíferas e agradáveis, pois se pode aprender a exteriorizar nossos sentimentos de maneira adequada e gostosa. Que podemos aprender a aceitar, e desfrutar, as diferenças comportamentais de homens e mulheres.

É uma obra de relacionamento humano. De como viver um excelente relacionamento. Um excelente relacionamento supõe um conjunto de manifestações verbais e comportamentais que levam a uma interação sedutora com a parceria. Gestos, palavras, silêncios persuasivos, carícias, insinuações, tudo fazem parte do processo de relacionamento, ensinam os autores. A origem da PNL tem muito a ver com a possibilidade da modelagem de padrões. Bandler e Grinder demonstraram que as pessoas, embora diferentes uma da outra, tem muito de similar em sua essência. Isso está muito cristalino no conteúdo deste Livro do Mês de Golfinho.

Se o leitor/leitora deseja clareza de objetivo nos relacionamentos, quer dizer, habilidade para conseguir um resultado satisfatório para com quem quer relacionar-se. Se deseja adquirir acuidade perceptiva, em outras palavras, aprender a enfocar a atenção no objeto amado, adestrando sua acuidade pessoal em função do outro. Se quer flexibilizar sua conduta com a vivência de recursos criativos, aqui está o manual ideal. Em 204 páginas e 7 capítulos, Pior e O’Connor, demonstram que você poderá se transformar, mexendo na autoestima e nas crenças limitantes, num/numa excelente sedutor/sedutora, seduzindo-se a si próprio/própria e ao/a parceiro/parceira.

A edição brasileira anuncia Índice, analítico e de nomes, existente no original, "NLP & Relationships", e na edição espanhola, "PNL y relaciones Humanas", mas não o colocou, o que é uma pena; esqueceu-se também da bibliografia. O título da edição brasileira peca por ausência de originalidade, pois a palavra descomplica carrega, em seu bojo, uma informação negativa, levando o leitor a pensar em complique. O título do original em inglês, "PNL e Relacionamentos" é muito mais adequado ao que se propõe a obra.

De qualquer forma é um excelente lançamento, confirmando a capacidade dos autores em estabelecer a PNL como um modelo de comunicação e de mudanças fantástico.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: Descomplique a Relação