Volta à página inicial

18 anos
13.219.467
visitantes únicos, veja...

RSS (Really Simple Syndication) RSS (Really Simple Syndication) Golfinho - o portal da PNL no Brasil
www.pnlbrasil.com.br    www.golfinho.com.br    www.pnl-golfinho.com.br

O que é PNL
Definição, livros e artigos para iniciantes

    Inicial
    Artigos PNL
    Livros PNL
    Cursos PNL
    Centros de PNL
    Profissionais
    Diversos
    Livros do Mês
    Filmes e PNL
    Exercícios
    * Divulgar
    Links
    PNL Escola
    Golfinho
    Impresso
    Golfinhos
    Dicas
    Biografias
    Download
    Congressos
    CDs e DVDs
    Contatos
    Cadastre-se
    Tradução PNL
    Glossário PNL
    Novidades
    Entrevistas
      e Teses

    Pesquisar

"Livros do Mês" classificados por título "Livros do Mês" anteriores por data
Livro do mês Outubro de 2011
A Cura pelas Palavras

Golfinho registra uns duzentos títulos, senão mais, de obras em português sobre PNL, Hipnose Ericksoniana, Coach e adjacências em suas páginas Livros PNL. É um registro considerável, o maior do idioma de Camões/Machado de Assis, e um dos mais importantes do mundo na área. Fruto da pertinácia, pesquisa beneditina, de sua editoria – e quase sempre sem contar com a colaboração das editoras, que ainda não descobriram a importância desse registro, como também não descobriram que poderiam colocar, no nosso idioma, os títulos bibliográficos dos seus lançamentos, como fazem, por exemplo, os editores espanhóis. Golfinho publica os títulos em português e no original.

Muitos títulos. De quando em vez passa despercebido para os colaboradores de Golfinho algum lançamento que mereceria constar, também, como Livro do Mês. É o caso de A CURA PELAS PALAVRAS, de autoria de Robert McNelly e Jenny Brown, lançado pela Editora Gaia, São Paulo, no final da década de 90.

O título é enganoso, mas fiel ao original, "Healing with Words", -- lembra inicialmente obras religiosas, quem sabe de psicanálise. Também não é nenhuma obra de palavras mágicas, mas, como registra o editor, "um livro que revela como a fala pode ser utilizada em diálogos terapêuticos para proporcionar uma comunicação digna, respeitosa e efetiva". Uma obra que propõe uma mudança de percepção da língua com base em um instrumento que já se encontra ao alcance de todos humanos – as palavras.

Robert McNelly, o coautor é medico com doutorado em ciências médicas, australiano, que foi buscar em Milton Erickson a fonte principal de sua faina terapêutica, e Jenny Brown, jornalista estudiosa do poder das palavras – instrumento, segundo ela, que tanto pode gerar inspiração, quanto destruição.

Uma obra de apenas 148 páginas, mas que nos leva a um belíssimo e instrutivo passeio pela Grécia de Sócrates, Platão e Aristóteles, -- e, pouco antes, dos Gênios da Escola de Atenas, por Heráclito de Éfeso, onde aprendemos que a língua cria um verdadeiro filme da vida.

O turismo cultural e vivencial, num estilo quase que dialogal, nos leva mais adiante ao físico alemão Werner Heisenberg – que asseverava que, assim que observamos alguma coisa, ela se transforma por a termos observado. O que nos faz recordar o pressuposto da PNL, o mapa não é o território, oficialmente retirado da Semântica Geral de Alfred Korzybski. (José Figueira, Trainer em PNL, Portugal, menciona um mestre chinês, Linji, que afirmava que os nossos pensamentos são apenas indumentária, não o cerne.).

Em "A CURA PELAS PALAVRAS" registra-se também as contribuições de Martin Heidegger, com relação ao uso da língua, o observador é parte do que é observado". Aprendemos importantes ensinamentos de Humberto Maturana, biólogo chileno, que explica o idioma tendo como fonte a ciência da biologia: o ser humano está imerso na língua e utiliza a língua parar criar uma realidade. Ainda de Maturana, cuja obra, "A árvore do conhecimento" está registrada em Golfinho: as pessoas, com seus pontos de vista individuais, estão criando seus próprios universos.

Ficamos conhecendo Fernando Flores, outro chileno, criador do paradigma língua-ação, que transfere, segundo McNelly e Brown, todas as ideias eruditas da filosofia e da biologia para as situações do dia-a-dia.

Mas é em Milton Erickson, no Modelo Milton, que estão embebidos os enunciados principais e capítulos desse belo livro: A Língua em Evolução, a Língua como Construção, A Educação: a educação é o alicerce da vida, a base de todo objetivo humano.

A palavra, registram os autores, vem do latim "educare", que significa preparar ou desenvolver – e belíssimos exercícios para os professores, pais, lideranças em geral, aprenderem a dialogar consigo próprio e com os outros, especialmente com a nova geração.

Você e eu, caro leitor, aprendemos o que é Self, escoimado dos jargões rançosos, e vivenciamos nossa identidade com novamente singulares exercícios. Compre um caderno e registre as respostas – para posterior releitura e reflexão. Nadamos e mergulhamos, sem temor, nos nossos relacionamentos – e somos premiados com novos exercícios.

Vivenciamos, pois, a leitura: os exercícios aprimoram nossa vida, amplificam belamente nossos mapas. Exercitamos com elegância, com ética, com harmonia, o trabalho; aprendemos a entender e conviver com o dinheiro, a desfrutar de nossa carreira profissional.

Em Ações Falam, inspirados exercícios nos levam a passear pelo nosso futuro, agora enriquecido.

As palavras, ensinam-nos os autores, mais que um instrumento comunicacional é, também, por ser comunicacional, um instrumento para um eficaz diálogo terapêutico na busca da simplicidade e ecologia da vida. Como lembram os editores brasileiros, há que se aprimorar o uso da linguagem, há que se aprender a dialogar para se encontrar a cura através da palavra.

Uma obra que traça, com muita sabedoria, a função da palavra, os conceitos e definições através do tempo, e como manejá-la em benefício da humanidade, dos animais e vegetais, como nos reeducar para aprimorar nosso comportamento diante de nós mesmos e de nossa moradia, o planeta Terra.

Um livro de cabeceira.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, Trainer em PNL.  www.jncpnl.com.br

Para comprar:

  • Livraria Cultura - http://www.livrariacultura.com.br

  •  

    "Livros do Mês" classificados por título "Livros do Mês" anteriores por data

    Sociedade Brasileira de PNL
    Actius, consultoria, Desenvolvimento e Liderança
    INAp
    PAHC
    CDP - Leoclides Marcon
    INEXH
    Instituto de Thalentos
    Sociedade Internacional de PNL by Claudio Lara
    INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO
    Mundo das Metáforas
    Metas e Objetivos
    e-mail enviando comentário site do GOLFINHO
    Obrigado!
    Volte sempre.

    volta à página onde você estava volta página inicial
    Esta página é produzida e mantida pela Equipe do Golfinho Webdesign
    Hospedado por: LOCAWEB

    Google Facebook