Escrito por:
Publicado em:
Os médicos estão usando as técnicas da PNL para se comunicarem mais eficazmente com pacientes e colegas. Os gerentes dentro do NHS (Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra) estão usando a PNL para melhorar as habilidades de liderança. A PNL está sendo ensinada aos pacientes para que eles cuidem mais da própria saúde, controlem mais seu peso e eliminem o fumo.
Há uma gama excepcionalmente diversificada de problemas dentro do NHS que estão sendo minimizados pelo uso da PNL.
A PNL para o profissional de saúde
O estresse e o esgotamento no trabalho são um fardo crescente para o NHS. A proporção de estressados entre os médicos é maior do que na população em geral. Um estudo sobre os trabalhadores da saúde revelou que o esgotamento está intimamente ligado a perda do senso de controle em suas vidas. Com o aumento da burocracia da administração e menos tempo para passar com os pacientes e a perda de equilíbrio da vida profissional, cada vez mais os profissionais da saúde estão procurando técnicas para ajudá-los a gerenciar seu tempo e seu estado geral.
As técnicas de PNL fornecem um "controle interior" para que os profissionais de saúde possam assumir novamente o controle de suas vidas e com esse processo serem felizes e proporcionarem um melhor serviço em todos os sentidos.
Vários estudos sobre médicos e estresse têm analisado por que alguns médicos sucumbem ao estresse e outros não. Um dos fatores foi a falta de "persistência" e de estratégias para combater o estresse. Outro fator foi a falta de habilidades de comunicação e de autocrítica.
A PNL ensina as pessoas a desenvolverem a flexibilidade comportamental para lidar com qualquer situação e técnicas para dominar a comunicação com qualquer um. Isso por si só dá uma sensação maior de controle em suas vidas e, portanto, melhora o estado.
Mais e mais médicos estão acessando as técnicas de PNL e adicionando-as ao seu kit de ferramentas de habilidades e vendo os resultados nas consultas.
Estado interno
Estar em um estado interno com mais recursos é crucial para trabalhar com o público. Alguns médicos descobriram que no final da cirurgia da manhã eles tinham "assumido" o sentimento deprimido, o ataque de pânico e a ansiedade e vivenciado os maus-tratos com o paciente. Acrescenta-se a isso, o seu diálogo interno autocrítico - "eu não fiz um trabalho bom o suficiente", que gera cada vez mais peso sobre os médicos.
A PNL oferece uma gama de técnicas de controle do estado interno e dos estados com recursos que podem ser ancorados para acesso instantâneo. Os médicos podem conscientemente escolher estar em um determinado estado em qualquer situação particular. Eles também têm a oportunidade de explorar seus diálogos internos limitantes e suas crenças negativas e optar por substituí-las por outras com mais recursos.
Habilidades de comunicação
Cada vez mais, dentro do treinamento médico está o ensino das habilidades de comunicação. E dentro desse treinamento se inclui o de PNL.
A PNL oferece técnicas para a criação de rapport que os médicos estão utilizando com os colegas, bem como com os pacientes. Isso é especialmente importante para aqueles médicos que relatam não estar conseguindo transmitir o seu ponto de vista para os pacientes. Os pacientes precisam de motivação em áreas como redução de peso ou na eliminação do fumo. Usando a linguagem da PNL e as técnicas de criação de rapport, o médico e os pacientes estarão na mesma frequência abrindo o caminho para a criação das mudanças.
As técnicas de questionamento do Metamodelo são particularmente úteis para “empurrar” os pacientes que ficaram "presos" em suas vidas e estão sendo ensinadas para que os médicos as adicionem ao seu conjunto de ferramentas de habilidades de comunicação
Cada vez mais a PNL está sendo usada para facilitar a comunicação com os colegas, bem como para negociação nas reuniões práticas. Eles dizem que uma parceria clínica é como um casamento. Quando há vários membros da equipe com diferentes formas de se comunicar, a pessoa com a maior flexibilidade é a mais bem-sucedida. Entender como cada membro da equipe filtra e processa as informações e tornar-se consciente das estratégias deles na tomada de decisão, dá ao médico treinado em PNL a oportunidade de se comunicar na frequência deles e alcançar o resultado que todos querem.
PNL para o paciente
As pesquisas mostram que quase 40% das consultas do clínico geral consistem em ver psicologicamente os problemas relacionados com o paciente.
Muitas vezes o paciente pode voltar ao médico, repetidas vezes, com o mesmo sintoma e esperar que o médico o resolva. Com um ótimo rapport e tendo usado o Metamodelo para “cutucar” o paciente para que ele considere as possibilidades futuras as quais ele nem sequer havia pensado antes, o médico pode então ensinar técnicas rápidas da PNL para que ele assuma o próprio estado dele. Por exemplo, um paciente que ficou ansioso com seu chefe no trabalho e vem para o médico convencido de que só comprimidos irão funcionar, a ele pode ser ensinado técnicas como Spinning para remover a ansiedade no momento, bem como ancoragem para criar um estado com mais recursos.
Cada vez mais os pacientes estão perdendo horas de trabalho por causa do estresse e, novamente passando a responsabilidade ao médico para que ele forneça o atestado médico e resolva o problema. Com um rapport efetivo, o uso de padrões de linguagem e o metamodelo, o médico e o paciente podem compartilhar a abordagem de gestão e serem fornecidas ferramentas ao paciente, como o exercício da Linha do Tempo, para que ele considere os resultados futuros em que se sinta bem. Existem várias técnicas de PNL para melhorar a motivação e que podem ser ensinadas ao paciente para que ele assuma o controle da sua própria saúde.
A depressão, a ansiedade, o trauma e os ataques de pânico são algumas das condições que, como médicos, vemos comumente e onde as técnicas da PNL funcionam muito bem juntamente com a medicação que os pacientes podem já estar tomando.
As várias técnicas da PNL incluem formas de gerir a condição, por exemplo, a depressão, bem como técnicas para influenciar os padrões de pensamento e de comportamento, como por exemplo, o diálogo interno autocritico, as crenças negativas e conduzir a mudanças positivas de longo prazo do estilo de vida como a redução de peso.
A PNL para o NHS – o sistema
Treinamento de liderança para médicos, gerentes de hospital e executivos-chefe. Alguns dos “Fundos de Cuidados Primários” já estão usando a PNL para treinar suas equipes e liderá-los em direção ao progresso.
A PNL também está sendo usada muito poderosamente para a negociação.
O NHS é o maior empregador no Reino Unido e administrar o seu quadro de funcionários efetivamente exige habilidades de liderança e de comunicação confiáveis e eficazes. As habilidades da PNL podem ser usadas com elegância para motivar o seu pessoal para que eles apreciem o trabalho deles e, por conseguinte, reduzam o estresse do trabalho.
O NHS trata de fornecer o melhor atendimento ao paciente. As técnicas de PNL estão sendo usadas para lubrificar as rodas dessa grande máquina de modo que todos que estejam no sistema trabalhem como um todo para fornecer o melhor atendimento para o paciente.
o Artigo original "NLP is becoming more and more popular within the NHS" encontra-se no site www.nlplifetraining.com