Estratégias para a resolução de conflitos

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ter, 18/04/2017

Não seja engolido por um argumento

Discussões são estressantes, mas acontecem. Aprender as estratégias para a resolução de conflitos é importante para transformar um conflito verbal em uma comunicação produtiva.

Em teoria, toda discussão na vida pode ser completamente evitada. Você não precisa ser engolido. Você também não precisa provar nada a ninguém. Na verdade, você ficaria melhor se não tentasse ganhar a maioria das discussões.

Se eu tivesse vivido minha vida de acordo com essa teoria, me consideraria alguém especial. Mas, fui engolido em tantas discussões que nunca vou me lembrar de todas elas.

Ultimamente, no entanto, tive alguns sucessos maravilhosos resolvendo questões interpessoais. Estou aqui para lhe dizer que vale a pena! E aqui estão algumas dicas para colocar mais sucessos no seu currículo evitando discussões polêmicas. (Isso é, se você realmente não quer entrar em discussões.)

Faça das estratégias para resolução de conflitos um objetivo consciente (veja como)

A principal razão pela qual uma pessoa é atraída para uma discussão (na minha opinião) é que ela não tem outra intenção. Sem a intenção de resolver os problemas pacificamente, você está no território da autossabotagem.

Como você pode saber ou não, a autossabotagem faz parte da natureza humana. É algo que muitas vezes procuramos naturalmente, se nós não propusermos o contrário conscientemente.

Então aí está você cuidando da sua vida. O seu marido, esposa, parceiro, filho, amigo, vizinho ou associado aparece de repente. Ele não tem boas notícias. As notícias que ele tem infelizmente repercutem mal em você.

Você sente o ardor. Sente suas defesas se erguendo. E você explode. Rapidamente, está envolvido em uma discussão que não vai acabar bem para você. Na verdade, o seu argumento provavelmente prova o caso dele contra você.

Comece com uma vontade – um objetivo – para resolver hoje cada conflito pacificamente. Você pode fazê-lo. Fique calmo. Deixe a pessoa expressar a opinião dela. Corrija os equívocos. Permita que a pessoa ouça uma versão calma e madura de você mesmo.

Existem dois princípios básicos em um conflito

1. Procure informações quando perceber o ataque.

Mantenha a busca de informações se posicionando com curiosidade e transparência até que o atacante comece a sentir como você quer saber o que está acontecendo para ele. A maioria dos atacantes rapidamente se acalmará no instante em que começar a se sentir compreendido. É tentador contra atacar ou desprezar quando percebemos que estamos sendo atacados. Isso não vai resolver a necessidade fundamental do atacante, que é se sentir compreendido.

2. Dê informações quando perceber a desistência.

Isso permitirá que aquele que está desistindo sinta como você se preocupa e que você está investindo no relacionamento. É tentador aqui, depois de perceber que o outro não está falando conosco, ele está simplesmente fazendo mais perguntas para procurar mais informações, como se pudéssemos arrancar dele o que ele não está disposto a comunicar. Isso raramente funciona porque quem desistiu já decidiu sonegar informações. Dar informações sobre nós mesmos que mostram que estamos investindo no relacionamento responde à necessidade fundamental para quem desistiu de sentir a nossa preocupação ou interesse.

Muitas vezes é difícil persistir no seu objetivo de evitar conflitos e transformá-los em uma comunicação produtiva, especialmente quando você estiver se sentindo atacado ou tendo algo a provar. Entretanto, se você puder manter o objetivo de resolver problemas você poderá ultrapassar os momentos difíceis.

O artigo "Conflict Resolution Strategies: Don’t Get Sucked into an Argument" encontra-se no site nlpcenter.org

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