Mapas Mentais e Memorização para Provas e Concursos

Livro do Mês - Fevereiro de 2012

Capa do Livro

Golfinho vem apresentando, mensalmente, obras que considera muito importantes para o desenvolvimento pessoal, educacional, funcional, de seus milhares de leitores. Os livros analisados são naturalmente de Programação Neurolinguística, Hipnose, e enfoques adjacentes, matéria prima que originou o nascimento de Golfinho na década de 90 do Século XX.

O "Livro do Mês" de Fevereiro, "MAPAS MENTAIS E MEMORIZAÇÃO para Provas e Concursos", Editora Impetus, Niterói/RJ, de coautoria de Felipe Lima, Engenheiro com pós-graduação em Consultoria Empresarial, conferencista; e de Willian Douglas, professor universitário e juiz federal, autor conhecido de nossos leitores, com uma obra indicada por Golfinho como "Livro do Mês: Como Usar o Cérebro para Passar em Provas e Concursos."

O livro ora indicado trata de um tema adjacente e complementar à PNL, os mapas mentais, criados pela genialidade do britânico Tony Buzan. Mapa mental é uma revolucionária ferramenta usada por mais de 250 milhões de pessoas para liberar o potencial de nosso cérebro. Autoridade mundial sobre aprendizagem, memória e uso do cérebro, Buzan é, no entanto, pouco divulgado e aplicado em nossas escolas e faculdades, embora indicado pela UNESCO.

Em pouco mais de 170 páginas os autores colocam a nossa disposição noções e vivências importantes de aprendizagem acelerada, envolvendo lembrança, e acesso às informações registradas no cérebro. Aprendemos a aprender através de metodologias práticas de estudo.

O Capítulo 3 nos introduz e define o que são mapas mentais, sua utilidade e funcionalidade. Somos apresentados à arte de fazer mapas mentais: cores, abreviações, tipos de letras, imagens, e outros referenciais como cabeçalho, simplicidade, eficiência, visualidade, e velocidade.

Aprendemos também, passo a passo, os processos de criação dos mapas mentais nos estudos.

O capítulo quatro coloca à disposição dezenas de modelos mentais, principalmente os da área jurídica, enquanto que o quinto tira as dúvidas mais frequentes na elaboração de um mapa mental. Identifica os erros mais comuns ilustrando com exemplos.

Memorização é o tema do sexto capítulo. Aqui os autores didaticamente, como em toda a obra, dissertam sobre os fatores que influenciam nossa memória, e detalham as nossas zonas cerebrais. Lembram que qualidade de vida depende de sonos reparadores, de exercícios físicos e de alimentação saudável, trilogia primordial para se conseguir uma boa memória. Somos apresentados ao método do modelo binário, e como podemos aplicá-lo com a PNL. Canais sensoriais, exercícios de memorização, e muito mais, são disponibilizados aos leitores.

Os dois últimos capítulos, o sétimo e o oitavo, tratam de memorização numérica, e regras para a elaboração de desenhos.

Obra ricamente ilustrada, a ilustração parte do texto, "MAPAS MENTAIS E MEMORIZAÇÃO para Provas e Concursos" é um excelente manual para alunos, professores, concursados, pois transforma nosso aprendizado numa experiência lúdica, gratificante, facilitando o acesso e o excelente uso/usufruto das informações e aprendizagens em nossas memórias de longo e médio prazo e na de curto prazo.

João Nicolau Carvalho, professor universitário, Trainer em PNL