"VALORES HUMANOS: A revolução necessária", de autoria de Isabel Ribeiro, psicóloga, especialista em Educação e em PNL, edição ALL PRINT, São Paulo, mais que uma obra que apresenta e clareia as várias revoluções em áreas como a medicina, a religião, a política, -- expressa que o fundamental para a revolução ecológica do ser humano é imprimir à educação os valores humanos. E que são valores humanos? Ela vai detalhando e contando ao leitor os avanços científico-tecnológicos, ao mesmo tempo em que nos conscientiza que, simultaneamente, o mundo foi tomado pela infelicidade e pela violência. Que o ser humano busca a felicidade. A questão é saber como e onde encontrá-la. Aqui, em síntese, está a riqueza do livro: a autora nos presenteia com um manual de vida. Oferece ricos mapas que nortearão caminhos para crenças criativas, transmutando egoísmo em humanismo. Pura alquimia.
Alicerçada na transcendência aristotélico-tomista, nos ensinamentos de Maslow, na visão espiritualista em contraposição ao dialético da matéria, nas leis da semelhança e da entropia, nas histórias que povoam as páginas e nosso imaginário, -- Isabel Ribeiro vai artisticamente repassando ao leitor encantamentos para uma nova perspectiva de ver, ouvir e sentir o mundo. Afinal quem somos? A resposta vai aparecendo ante nossos olhos nos eventos teóricos, nas metáforas que geram mudanças.
O dualismo cristão ocidental convive harmoniosamente com o monismo oriental. Cristo, Buda, Paulo, Gandhi são exemplos que passeiam pelas ricas páginas de Valores Humanos impregnando-nos de compaixão e sabedoria.
Aprendemos a ressignificar o orgulho, a ira, a cobiça, a inveja, preguiça, luxúria, gula, medo. A lidar com a impermanência. E compreendemos que a Paz, a Tranquilidade, Segurança, Coragem e Fé nos levam a acessar a Virtude, peça fundamental para humanizar o ser humano.
Ela nos ensina, com base na Bíblia, no Zen, no I Ching, nas psicologias Humanista e Transpessoal, na Programação Neurolinguística, a transformar as crises em acesso à felicidade, a desenvolver nossa consciência, a gerenciar heuristicamente nosso cérebro.
Ela lembra, com muita propriedade, que a educação afastou-se de seu verdadeiro objetivo, que é a construção do caráter. Que o ideologismo que infesta a educação não consegue apresentar para a geração TV/computador-apartamento um modelo didático-pedagógico que motive o aluno ao aprendizado e vivência dos verdadeiros valores humanos. O retorno da educação como fonte primordial de informação e transformação.
Um projeto de vida é o que propõe a autora, para os leitores, para as crianças, para os pais, para os adultos, para a astronave chamada Terra, em que todos estamos embarcados, sem condição de desembarque.
Um livro singular, rico de mensagens, de histórias garimpadas em fontes cristalinas. Uma obra cuja autora acredita nos valores adstritos ao ser humano e apresenta exercícios e reflexões que facilitam reacender a chama do humanismo. Um livro que reintroduz em cada um de nós a centelha da esperança. De que ninguém é uma ilha isolada. Que somos partes de um continente. Uma obra que, como na antiga filosofia, enuncia, com competência e afeto, caminhos possíveis para serem trilhados com sabedoria. Amor e conhecimento se entrelaçam – e apresentam uma revolução necessária: valores humanos.
Um CD com uma palestra da autora, "Educação em Valores Humanos", acompanha a obra ampliando o texto, enriquecendo o contexto.
Um livro de autora brasileira que "Golfinho" apresenta com orgulho e entusiasmo como "Livro do Mês".
João Nicolau Carvalho, professor universitário, trainer em PNL