Soluções

Livro do Mês - Novembro de 2005

Capa do Livro

Soluções - Antídotos Práticos para Problemas Sexuais e de Relacionamentos

Golfinho vem apresentando, mensalmente, livro que considera importante para o entendimento e vivência da Programação Neurolinguística, quer através de novos lançamentos, quer pela releitura de textos já no mercado. "Soluções", de autoria de Leslie Cameron-Bandler é a sugestão deste mês.

Lançamento da Summus Editorial, é uma obra que trata, com muita criatividade, de procedimentos para melhorar nossas relações interpessoais, quer no amor, no sexo, quer na área genérica do familiar e profissional. Um belo texto e, segundo Márcia B. Hexsel Abichequer, aqui mesmo em Golfinho, "leitura obrigatória para quem pretende conhecer, saber e usar a PNL", pois na verdade é um livro que também expõe os fundamentos da Programação Neurolinguística.

Leslie Cameron Bandler foi uma das universitárias que participou do grupo pioneiro que investigava, na Universidade da Califórnia, as possíveis aplicações das técnicas modeladas e organizadas pelo então universitário Richard Bandler e pelo professor John Grinder. Participou, portanto, ativamente, em meados do anos 70, da criação da Programação Neurolinguística. Casou-se com Bandler, tendo se divorciado em 1981. Foi pioneira no desenvolvimento dos Metaprogramas. Modelou Virginia Satir e dirigiu as aplicações de PNL para a área de aconselhamento de casais, e na terapia sexual, especialidades de Satir.

"Soluções" é um livro muito peculiar na história da PNL, pois foge, estilística e editorialmente, aos padrões de edição das obras de Bandler e Grinder, estes basicamente textos editados de seminários. "Soluções" possui algo intimista, um desejo expresso de compartilhar experiências, muitas quiçá da própria autora, com o universo de homens e mulheres. Como ela própria afirma no prefácio, escreveu o livro "para todos aqueles que desejam que a experiência de realização sexual e de amadurecimento das relações permaneça dentro do domínio da opção e do controle."

Determinação e flexibilidade. Flexibilidade e determinação.

Com 253 páginas na edição brasileira, o leitor se envolve com metáforas, entrevistas de casais, com os enigmas das dificuldades conjugais, fatores importantes e mapas relacionais, a importância do "rapport" nos relacionamentos, utilização dos sistemas representacionais, a congruência e a incongruência na/da parceria, como se apaixonar... e como desapaixonar-se, ancoragem, mudança de história pessoal em casais, associação/dissociação, remodelagem, olhar para si mesmo através dos olhos de quem se ama, metáfora terapêutica, avaliação/reavaliação de relacionamentos, ponte ao futuro, e muito mais. Num apêndice há uma sessão terapêutica completa. E há, também, uma farta bibliografia.

Psicóloga de raro talento, escritora que consegue explicar o complexo com rara simplicidade, tornando seu texto legível para o público em geral, Leslie Cameron-Bandler, que é coautora de outros excelentes lançamentos da Summus, "O Refém Emocional", "Know-How", e "Método Emprint", é a autora do "Livro do Mês" de Golfinho.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado

Para comprar: Livraria Cultura
Página do livro: Soluções